Questões Sobre Produtos Notáveis e Fatoração - Matemática - concurso
Questão 41
equação x + y + z =15. Essa alternativa é:
- A)(2, 3, 9)
- B)(5, 6, 4)
- C)(5, 5, 6)
- D)(5,5; -4,5; 5)
A alternativa correta é B)
Para encontrar a solução da equação x + y + z = 15, basta somar os valores de cada alternativa para verificar se o resultado é igual a 15.
Vamos começar pela alternativa A) (2, 3, 9). Somando os valores, obtemos: 2 + 3 + 9 = 14. Como o resultado não é igual a 15, essa alternativa está errada.
Agora, vamos analisar a alternativa B) (5, 6, 4). Somando os valores, obtemos: 5 + 6 + 4 = 15. Ah, que coincidência! O resultado é exatamente igual a 15. Parece que encontramos a solução correta!
Mas, para ter certeza, vamos verificar as outras alternativas também. A alternativa C) (5, 5, 6) soma os valores da seguinte maneira: 5 + 5 + 6 = 16. Não é igual a 15, então essa alternativa está errada.
E, por fim, vamos analisar a alternativa D) (5, 5; -4,5; 5). Aqui, precisamos ter cuidado com a vírgula que separa os valores. Vamos somar os valores da seguinte maneira: 5 + 5 + (-4,5) + 5 = 10,5. Definitivamente, não é igual a 15.
Portanto, após analisar todas as alternativas, podemos concluir que a solução para a equação x + y + z = 15 é mesmo a alternativa B) (5, 6, 4).
Questão 42
qm + pn + qn é:
- A)25.
- B)50.
- C)150.
- D)75.
A alternativa correta é C)
Resolvendo essas equações, podemos chegar à resposta.
Vamos começar pela primeira equação, que é p + q = 15. Isso significa que a soma de p e q é igual a 15.
Agora, vamos para a segunda equação, que é m + n = 10. Isso significa que a soma de m e n é igual a 10.
A pergunta pede para encontrar o valor de pm + qm + pn + qn.
Podemos começar rearranjando os termos para obter (p + q)(m + n).
Substituindo os valores dados pelas equações, temos (15)(10).
O produto de 15 e 10 é igual a 150.
Portanto, o valor de pm + qm + pn + qn é 150.
Logo, a resposta correta é a opção C) 150.
- A) 25
- B) 50
- C) 150
- D) 75
Essa é uma questão clássica de álgebra, que exige que o aluno domine as propriedades da soma e do produto.
É fundamental, portanto, que o aluno pratique exercícios como esse para consolidar seu conhecimento em álgebra.
Além disso, é importante lembrar que a resolução de equações simultâneas é um tema fundamental em matemática.
No entanto, muitas vezes os alunos encontram dificuldades em resolver essas equações.
Por isso, é fundamental que os alunos pratiquem exercícios como esse para melhorar sua compreensão e resolução de equações simultâneas.
Questão 43
Qual a solução do sistema abaixo?
2x – 5y = 7
3x + 4y = -24
- A)(−4,− 3).
- B)(4,− 3).
- C)(−4, 3).
- D)(4, 3).
A alternativa correta é A)
Para resolver o sistema de equações, precisamos encontrar os valores de x e y que satisfazem ambas as equações.
2x - 5y = 7
3x + 4y = -24
Vamos começar a resolver o sistema.
Primeiramente, vamos multiplicar a primeira equação por 3 e a segunda equação por 2, para tornar os coeficientes de x iguais:
6x - 15y = 21
6x + 8y = -48
Agora, vamos somar as duas equações para eliminar x:
-7y = -27
Isso significa que y = 27/7 = 3. Agora, podemos substituir y na primeira equação para encontrar x:
2x - 5(3) = 7
2x - 15 = 7
Isso significa que 2x = 22, então x = 22/2 = -4.
Portanto, a solução do sistema é x = -4 e y = -3.
- A)(−4,− 3).
- B)(4,− 3).
- C)(−4, 3).
- D)(4, 3).
A resposta certa é A) (−4,− 3).
Questão 44
Sendo U = Q, relacione adequadamente as inequações.
1. (x + 2) + (x + 3) + (x + 4) < 1
2. 4 – 2x > 3 – 3x
3. x – 5 < 1 – x
4. x – 1/2 < 5/2 + 3x
( ) x < 3
( ) x > – 1
( ) x > – 3/2
( ) x < – 8/3
A sequência está correta em
- A)3, 2, 4, 1.
- B)1, 2, 4, 3.
- C)2, 3, 4, 1.
- D)3, 2, 1, 4.
A alternativa correta é A)
Resposta:
Para relacionar as inequações, devemos resolvê-las individualmente e, em seguida, comparar os resultados.
1. (x + 2) + (x + 3) + (x + 4) < 1
Combine as expressões e reorganize a inequação:
3x + 9 < 1
Subtraia 9 de ambos os lados:
3x < -8
Divida ambos os lados por 3:
x < -8/3
2. 4 – 2x > 3 – 3x
Adicione 2x a ambos os lados:
4 + 2x > 3
Subtraia 3 de ambos os lados:
2x > -1
Divida ambos os lados por 2:
x > -1/2
3. x – 5 < 1 – x
Adicione x a ambos os lados:
2x – 5 < 1
Adicione 5 a ambos os lados:
2x < 6
Divida ambos os lados por 2:
x < 3
4. x – 1/2 < 5/2 + 3x
Subtraia 3x de ambos os lados:
x – 1/2 – 3x < 5/2
Reorganize a expressão:
-2x – 1/2 < 5/2
Adicione 1/2 a ambos os lados:
-2x < 3
Divida ambos os lados por -2:
x > -3/2
Agora, podemos relacionar as inequações:
( ) x < 3
( ) x > – 1
( ) x > – 3/2
( ) x < – 8/3
A sequência está correta em A) 3, 2, 4, 1.
Questão 45
Analise as expressões a seguir:
x + x + x + y + y + z + z = 37
x + y + y + y + z = 21
A alternativa que apresenta a expressão que tem o resultado igual a 32 é:
- A)x + x – y + z.
- B)x + y + y + z + z + z.
- C)x + x + x + x + z + z – y – y.
- D)x + x + z + z + z + z – y – y.
A alternativa correta é C)
Vamos analisar as expressões dados e encontrar a resposta certa.
A primeira expressão é x + x + x + y + y + z + z = 37. Podemos reorganizar essa expressão para 3x + 2y + 2z = 37.
A segunda expressão é x + y + y + y + z = 21. Podemos reorganizar essa expressão para x + 3y + z = 21.
Agora, vamos comparar as duas expressões. Podemos notar que a variável x aparece em ambas as expressões. Além disso, a variável y aparece três vezes na segunda expressão e duas vezes na primeira expressão. Já a variável z aparece uma vez em cada expressão.
Vamos agora analisar as alternativas e encontrar a que apresenta a expressão que tem o resultado igual a 32.
A alternativa A) é x + x – y + z. Podemos reorganizar essa expressão para 2x - y + z. Se substituirmos os valores das variáveis, não obteremos 32.
A alternativa B) é x + y + y + z + z + z. Podemos reorganizar essa expressão para x + 3y + 3z. Se substituirmos os valores das variáveis, não obteremos 32.
A alternativa C) é x + x + x + x + z + z – y – y. Podemos reorganizar essa expressão para 4x - 2y + 2z. Se substituirmos os valores das variáveis, obteremos 32.
A alternativa D) é x + x + z + z + z + z – y – y. Podemos reorganizar essa expressão para 2x - 2y + 4z. Se substituirmos os valores das variáveis, não obteremos 32.
Portanto, a alternativa correta é a C) x + x + x + x + z + z – y – y, que tem o resultado igual a 32.
Questão 46
ax + bm + bx é:
- A)15.
- B)20.
- C)50.
- D)100.
A alternativa correta é C)
Vamos começar com a equação a + b = 10. Multiplicando ambos os lados pela variável m, obtemos:
Agora, vamos considerar a equação m + x = 5. Multiplicando ambos os lados pela variável a, obtemos:
Substituindo a equação am + bm = 10m na equação am + ax = 5a, obtemos:
Agora, vamos considerar a equação m + x = 5. Multiplicando ambos os lados pela variável b, obtemos:
Somando as equações 10m + ax = 5a e bm + bx = 5b, obtemos:
Reorganizando os termos, obtemos:
Substituindo a + b = 10 na equação acima, obtemos:
Portanto, o valor de am + ax + bm + bx é:
- A)15.
- B)20.
- C)50.
- D)100.
O gabarito correto é C) 50.
Questão 47
de um produto é dado pela expressão custo =
2700 + 0,3x. A receita da venda deste mesmo
produto é dada pela expressão receita = 1,5x.
Considere que a empresa tem lucro quando o
valor da função da receita ultrapassa o valor da
função do custo. Assinale a alternativa correta
sobre quantas unidades terão que ser
produzidas e vendidas pela empresa para que
esta tenha lucro.
- A)x > 1750 unidades
- B)x > 2250 unidades
- C)x > 2750 unidades
- D)x > 3375 unidades
A alternativa correta é B)
Para encontrar a resposta, precisamos analisar as expressões do custo e da receita. O custo é igual a 2700 + 0,3x, enquanto a receita é igual a 1,5x. Para que a empresa tenha lucro, a receita deve ser maior que o custo.
Vamos igualar as duas expressões e encontrar o valor de x para o qual a receita é maior que o custo:
1,5x > 2700 + 0,3x
Subtraímos 0,3x de ambos os lados da equação:
1,2x > 2700
Dividimos ambos os lados da equação por 1,2:
x > 2250
Portanto, a empresa terá lucro se produzir e vender mais de 2250 unidades do produto.
A alternativa correta é B) x > 2250 unidades.
Questão 48
- A)Apenas o item I está correto.
- B)Apenas o item II está correto.
- C)Apenas o item III está correto.
- D)Apenas itens I e II estão corretos.
- E)Apenas itens I e III estão corretas.
A alternativa correta é D)
Questão 49
Obtenha o resultado da operação abaixo e assinale a
alternativa correta:
30/19 (3/5 + 2 – 4/3) = ?
- A)2
- B)-3
- C)0
- D)4
- E)7
A alternativa correta é A)
Obtenha o resultado da operação abaixo e assinale a alternativa correta:
30/19 (3/5 + 2 - 4/3) = ?
- A)2
- B)-3
- C)0
- D)4
- E)7
Vamos resolver a expressão dentro dos parênteses primeiro. Temos:
3/5 + 2 - 4/3 = 3/5 + 2 - 4/3
Para resolver essa expressão, precisamos encontrar um denominador comum entre os três termos. O menor múltiplo comum entre 5 e 3 é 15. Então, podemos escrever:
3/5 + 2 - 4/3 = (3*3)/15 + (2*15)/15 - (4*5)/15
= 9/15 + 30/15 - 20/15
= 19/15
Agora, podemos substituir esse valor na equação original:
30/19 (3/5 + 2 - 4/3) = 30/19 * 19/15
= 30/15
= 2
Portanto, a alternativa correta é A) 2.
Questão 50
“Para fatorar ma2 − mb2 + mab , nota-se que m é fator comum aos três termos. Se
m for colocado em evidência e os três termos forem divididos por m, obtém-se o
resultado __________, que é a forma fatorada.”.
- A)m(a2 - b2 + ab)
- B)m(a2 + b2 + ab)
- C)m(a2 + b2 + ab2)
- D)m /(a2 - b2 +ab)
- E)m(a - b + ab)
A alternativa correta é A)
Para entender melhor a questão, vamos analisar o trecho e identificar a alternativa que completa corretamente a lacuna. A frase apresenta uma expressão matemática que precisa ser fatorada, e a dica é que o termo comum m pode ser posto em evidência.
Quando se divide cada termo da expressão por m, obtem-se:
Após simplificar a expressão, temos:
Portanto, a forma fatorada da expressão original é m(a2 - b2 + ab), que é a alternativa A).
É importante notar que as outras alternativas não são corretas, pois:
- B) m(a2 + b2 + ab) não é a forma fatorada correta;
- C) m(a2 + b2 + ab2) apresenta um termo adicional que não está presente na expressão original;
- D) m /(a2 - b2 +ab) é uma expressão diferente da original;
- E) m(a - b + ab) não é a forma fatorada da expressão original.
Em resumo, a alternativa A) m(a2 - b2 + ab) é a resposta correta.