Questões Sobre Produtos Notáveis e Fatoração - Matemática - concurso
Questão 51
Fatorando a expressão 25x2 − 36 com base
na fatoração da diferença de dois quadrados,
tem-se:
- A)(5x + 6)(5x − 6)
- B)(5x + 6)(- 5x + 6)
- C)((5x + 6)(5x + 6))2
- D)(5x - 6)(5x − 6)
- E)(x + 6)(x − 6)
A alternativa correta é A)
Fatorando a expressão 25x2 − 36 com base na fatoração da diferença de dois quadrados, tem-se:
- A)(5x + 6)(5x − 6)
- B)(5x + 6)(- 5x + 6)
- C)((5x + 6)(5x + 6))2
- D)(5x - 6)(5x − 6)
- E)(x + 6)(x − 6)
O gabarito correto é A). Isso ocorre porque a fatoração da diferença de dois quadrados segue a fórmula geral:
a² - b² = (a + b)(a - b)
No caso da expressão 25x² - 36, podemos identificar:
- a² = 25x²
- b² = 36
Portanto, podemos escrever:
25x² - 36 = (5x + 6)(5x - 6)
Que é justamente a opção A). É importante notar que as outras opções não são válidas, pois não seguem a fórmula geral da fatoração da diferença de dois quadrados.
Além disso, é fundamental lembrar que a fatoração é uma habilidade essencial em matemática, pois permite simplificar expressões algébricas complexas e resolver equações de grau dois.
Em resumo, a fatoração da expressão 25x² - 36 com base na fatoração da diferença de dois quadrados é uma técnica importante para resolver problemas algébricos.
Para exercitar essa habilidade, é recomendado praticar a fatoração de diferentes expressões algébricas, começando com as mais simples e avançando para as mais complexas.
Além disso, é importante lembrar que a fatoração é uma habilidade que pode ser aplicada em diversas áreas da matemática, como álgebra, geometria e trigonometria.
Portanto, é fundamental dominar essa técnica para ter sucesso em problemas algébricos e resolver equações de grau dois.
Questão 52
conceito. Teorias como a do Perfil Conceitual (Mortimer, 2010) deixam bem evidente que isso favorece a aprendizagem,
pois cada indivíduo possui uma forma diferente de ver e interpretar o mundo. Tomando como exemplo o conceito de
produtos notáveis, é interessante que o professor alterne entre abordagens algébricas e geométricas, considerando a
heterogeneidade das formas de ver o mundo de seus alunos. Nesse sentido, em qual dos retângulos a seguir a área da
região cinza representa geometricamente o produto notável x² – 4?
- E)
A alternativa correta é B)
Uma das pautas na educação contemporânea é a de oferecer aos alunos mais de uma abordagem sobre um mesmo conceito. Teorias como a do Perfil Conceitual (Mortimer, 2010) deixam bem evidente que isso favorece a aprendizagem, pois cada indivíduo possui uma forma diferente de ver e interpretar o mundo. Tomando como exemplo o conceito de produtos notáveis, é interessante que o professor alterne entre abordagens algébricas e geométricas, considerando a heterogeneidade das formas de ver o mundo de seus alunos. Nesse sentido, em qual dos retângulos a seguir a área da região cinza representa geometricamente o produto notável x² – 4?
A)
B)
C)
D)
E)
Para responder essa questão, é fundamental que o aluno tenha uma compreensão clara do produto notável x² – 4 e como ele pode ser representado geometricamente. Além disso, é importante que o aluno seja capaz de analisar as diferentes opções apresentadas e identificar a que melhor representa o conceito em questão.
É importante lembrar que a aprendizagem de conceitos matemáticos não se resume apenas à memorização de fórmulas e procedimentos. É fundamental que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda dos conceitos, sabendo aplicá-los em diferentes contextos e situações.
Portanto, em se tratando de produtos notáveis, é fundamental que os alunos saibam como eles podem ser representados de forma algébrica e geométrica. Além disso, é importante que os alunos sejam capazes de identificar as situações em que cada tipo de representação é mais adequada.
No caso da questão apresentada, a resposta correta é o retângulo B. Isso porque a área da região cinza do retângulo B representa geometricamente o produto notável x² – 4.
É importante que os professores ofereçam aos seus alunos oportunidades de desenvolverem suas habilidades e conhecimentos em diferentes áreas. Isso pode ser feito por meio de atividades diversificadas, que incluam problemas, jogos, simulações e outros recursos que favoreçam a aprendizagem.
Além disso, é fundamental que os professores sejam capazes de adaptar seu ensino às necessidades e habilidades dos seus alunos. Isso pode ser feito por meio da utilização de recursos tecnológicos, que permitem uma maior interação entre os alunos e o conteúdo.
Em resumo, a aprendizagem de conceitos matemáticos é um processo complexo que envolve a desenvolvimento de habilidades e conhecimentos em diferentes áreas. É fundamental que os professores ofereçam aos seus alunos oportunidades de desenvolverem suas habilidades e conhecimentos em diferentes áreas, adaptando seu ensino às necessidades e habilidades dos seus alunos.
Questão 53
- A)– 3.
- B)9.
- C)81.
- D)89.
- E)161.
A alternativa correta é D)
Questão 54
o tanque cheio de gasolina. Suponha que, para esse carro, o rendimento de qualquer mistura de combustíveis no tanque seja
proporcional às quantidades relativas de etanol e de gasolina. Sabendo que o tanque tem 3/8 de sua capacidade ocupada com
etanol, se o tanque for completado com gasolina, o consumo médio com essa mistura ficará, em quilômetros por litro, entre
- A)9,6 e 10,0
- B)10,1 e 10,5.
- C)10,6 e 11,0.
- D)9,1 e 9,5.
- E)8,6 e 9,0.
A alternativa correta é C)
Questão 55
- A)= 0 e b = 4
- B)a = 1 e b = 5
- C)a = 2 e b = 6
- D)a = 2 e b = 4
- E)a = 3 e b = 3
A alternativa correta é B)
Vamos resolver a equação dada: Se(a+b+2)2=64.
Primeiramente, vamos reescrever a equação de forma mais simplificada: (a+b+2)2=64.
Agora, vamos utilizar a propriedade da igualdade de potências: se (a+b+2)2=64, então a+b+2 = ±√64.
Como √64 = 8, temos duas possibilidades: a+b+2 = 8 ou a+b+2 = -8.
Analisando a equação a+b+2 = 8, podemos reescrevê-la como a+b = 6.
Substituindo a = b-4, obtemos b-4+b = 6, ou seja, 2b = 10.
Portanto, b = 5 e, consequentemente, a = 1.
Já a equação a+b+2 = -8 não nos fornece uma solução real para a e b, pois a+b = -10 e, substituindo a = b-4, obtemos b-4+b = -10, ou seja, 2b = -6, o que é impossível.
Logo, os valores de a e b são 1 e 5, respectivamente.
Portanto, a resposta correta é a opção B) a = 1 e b = 5.
Questão 56
Se(a+b+2)²=64 e a=b-4, determine os valores de a e b.
- A)a = 0 e b = 4
- B)a = 1 e b = 5
- C)a = 2 e b = 6
- D)a = 2 e b = 4
- E)a = 3 e b = 3
A alternativa correta é B)
Se(a+b+2)²=64 e a=b-4, determine os valores de a e b.
- A)a = 0 e b = 4
- B)a = 1 e b = 5
- C)a = 2 e b = 6
- D)a = 2 e b = 4
- E)a = 3 e b = 3
Vamos resolver essa equação passo a passo!
Primeiramente, vamos começar com a equação (a+b+2)²=64. Podemos começar a resolver essa equação elevando ambos os lados ao quadrado, o que nos dará:
a+b+2 = ±√64
Como √64 = 8, temos:
a+b+2 = ±8
Agora, vamos separar as duas possibilidades:
a+b+2 = 8 ... (Equação 1)
a+b+2 = -8 ... (Equação 2)
Agora, vamos usar a segunda equação dada, que é a=b-4. Vamos substituir a em ambas as equações:
b-4+b+2 = 8 ... (Equação 1)
b-4+b+2 = -8 ... (Equação 2)
Simplificando as equações, temos:
2b-2 = 8 ... (Equação 1)
2b-2 = -8 ... (Equação 2)
Agora, vamos resolver ambas as equações:
2b = 10 ... (Equação 1)
b = 5
a = b-4 = 5-4 = 1
Portanto, a = 1 e b = 5.
Já para a segunda equação, temos:
2b = -6 ... (Equação 2)
b = -3
a = b-4 = -3-4 = -7
Portanto, a = -7 e b = -3.
No entanto, como as opções de resposta não incluem a = -7 e b = -3, podemos concluir que a resposta certa é a opção B) a = 1 e b = 5.
Questão 57
Analise as afirmativas a seguir.
I. A soma das raízes da equação 2x2 + 12x + 3 = –7 é um número negativo ímpar.
II. 625² – 624² = 1.
III. O número 124.212 é divisível por 3 e 4.
IV. Na equação ax² + bx + c, em que a ǂ 0, se ∆ = b² – 4ac < 0, então a equação não possui raízes reais.
Estão corretas as afirmativas
- A)I, II, III e IV.
- B)I e III, apenas.
- C)II e III, apenas.
- D)III e IV, apenas.
A alternativa correta é D)
Vamos analisar cada uma das afirmativas:
I. A soma das raízes da equação 2x2 + 12x + 3 = –7 é um número negativo ímpar.
Para encontrar as raízes, podemos reescrever a equação como 2x2 + 12x + 10 = 0. Em seguida, podemos aplicar a fórmula de Bhaskara, que nos dará as raízes x = (-b ± √(b2 - 4ac)) / 2a. Nesse caso, a = 2, b = 12 e c = 10. Substituindo esses valores, encontramos as raízes x = (-12 ± √(122 - 4*2*10)) / 4 = (-12 ± √(144 - 80)) / 4 = (-12 ± √64) / 4 = (-12 ± 8) / 4. Portanto, as raízes são x = (-12 + 8) / 4 = -1 e x = (-12 - 8) / 4 = -5. A soma das raízes é -1 + (-5) = -6, que é um número negativo par, não ímpar. Portanto, a afirmativa I está INCORRETA.
II. 625² – 624² = 1.
Vamos calcular o valor de 625² – 624². Temos que 625² = (625)(625) = 390625 e 624² = (624)(624) = 390400. Portanto, 625² – 624² = 390625 - 390400 = 225, que é diferente de 1. Portanto, a afirmativa II está INCORRETA.
III. O número 124.212 é divisível por 3 e 4.
Para verificar se o número 124.212 é divisível por 3, podemos aplicar a regra de divisibilidade por 3, que nos diz que um número é divisível por 3 se a soma de seus dígitos for divisível por 3. A soma dos dígitos de 124.212 é 1 + 2 + 4 + 2 + 1 + 2 = 12, que é divisível por 3. Portanto, 124.212 é divisível por 3. Para verificar se o número 124.212 é divisível por 4, podemos aplicar a regra de divisibilidade por 4, que nos diz que um número é divisível por 4 se seus últimos dois dígitos forem divisíveis por 4. Os últimos dois dígitos de 124.212 são 12, que são divisíveis por 4. Portanto, 124.212 é divisível por 4. Portanto, a afirmativa III está CORRETA.
IV. Na equação ax² + bx + c, em que a ≠ 0, se ∆ = b² – 4ac < 0, então a equação não possui raízes reais.
Essa é uma propriedade básica das equações do segundo grau. Se o discriminante ∆ = b² – 4ac for negativo, a equação não terá raízes reais, pois não há número real que, elevado ao quadrado, seja negativo. Portanto, a afirmativa IV está CORRETA.
Portanto, as afirmativas corretas são III e IV. O gabarito correto é D) III e IV, apenas.
Questão 58
- A)2008010
- B)2012061
- C)2034145
- D)2044145
- E)2052061
A alternativa correta é C)
Questão 59
2.(a + 1b) é:
- A)2ay + 2by
- B)(a + b) . (y + 2)
- C)3 (a + b).y
- D)(a + b). y + 2
- E)2y
A alternativa correta é B)
Questão 60
Sabendo que x = 2 + z e y = 3z – 4. O valor de x–2 + y–2 será de:
- D)2z + 4
A alternativa correta é B)
Vamos resolver essa equação para encontrar o valor de x-2 + y-2. Primeiramente, substituímos as equações dadas por x = 2 + z e y = 3z - 4 nas variáveis.
Em seguida, podemos reescrever a equação como:
(2 + z)-2 + (3z - 4)-2.
Agora, vamos simplificar essa equação:
(2 + z)-2 = (2 + z) × (2 + z) = 4 + 4z + z2
e
(3z - 4)-2 = (3z - 4) × (3z - 4) = 9z2 - 24z + 16
Portanto, a soma dessas duas expressões é:
4 + 4z + z2 + 9z2 - 24z + 16
Agora, vamos combinar os termos semelhantes:
10z2 - 20z + 20
Comparando com as opções, vemos que a resposta certa é:
- B) 10z2 - 20z + 20
Logo, o valor de x-2 + y-2 é de 10z2 - 20z + 20.