Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Produtos Notáveis e Fatoração - Matemática - concurso

Continua após a publicidade..

Questão 81

Assinale a alternativa correta:

  • A)x4 ≡ (x-2)(x3 + 2x2 - 8) + 16
  • B)x4 ≡ (x - 2)(x3 + 2x2 + 4x + 8) + 16
  • C)x4 ≡ (x - 2)(x3 + 2x2 + 4x + 8) - 16
  • D)x4 ≡ (x - 2)(x3 - 2x2 - 4) + 8
  • E)x4 ≡ (x - 2)(- x3 + 2x2 - 4) + 8
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Agora que você já viu a resposta certa, vamos entender porque ela é a resposta certa! Vamos expandir a expressão (x - 2)(x³ + 2x² + 4x + 8) + 16 para verificar se ela é igual a x⁴.

Para começar, vamos utilizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, que nos permite reescrever a expressão como:

  • x(x³ + 2x² + 4x + 8) - 2(x³ + 2x² + 4x + 8) + 16

Agora, vamos aplicar a propriedade distributiva novamente para expandir cada termo:

  • x⁴ + 2x³ + 4x² + 8x - 2x³ - 4x² - 8x - 16 + 16

Você notou que os termos -16 e +16 se cancelam? Isso significa que podemos escrever a expressão como:

  • x⁴ + 2x³ - 2x³ + 4x² - 4x² + 8x - 8x

Agora, observe que os termos 2x³ e -2x³ se cancelam, assim como os termos 4x² e -4x², e os termos 8x e -8x. Isso significa que a expressão se reduz a:

  • x⁴

E isso é exatamente o que queríamos demonstrar! A resposta B) está correta porque a expressão (x - 2)(x³ + 2x² + 4x + 8) + 16 é igual a x⁴.

Muito bem, você agora tem uma compreensão profunda sobre por que a resposta B) é a resposta certa. Isso é incrível!

Questão 82

O termo independente de x no desenvolvimento de ( 2x + 1/x2 )9 é um número divisível por

  • A)10.
  • B)15.
  • C)21.
  • D)27.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O termo independente de x no desenvolvimento de ( 2x + 1/x2 )9 é um número divisível por 21.

Vamos analisar essa questão passo a passo. Primeiramente, precisamos desenvolver a expressão ( 2x + 1/x2 )9. Para isso, podemos utilizar a fórmula de Newton, que nos permite calcular o valor de uma expressão elevada a uma potência qualquer.

A fórmula de Newton é dada por:

(a + b)n = an + nan-1b + n(n-1)an-2b2 + ... + bn

No nosso caso, temos a = 2x e b = 1/x2. Substituindo esses valores na fórmula de Newton, obtemos:

(2x + 1/x2 )9 = (2x)9 + 9(2x)8(1/x2) + 36(2x)7(1/x2)2 + ... + (1/x2)9

Agora, precisamos identificar o termo independente de x. Observe que todos os termos contêm x em sua forma, exceto o último termo.

O último termo é (1/x2)9, que pode ser reescrito como:

(1/x2)9 = 1/x18

Como 18 é um múltiplo de 2, podemos reescrever o denominador como x2^9, que é igual a x18.

Portanto, o termo independente de x é 1, que é divisível por 21.

  • A) 10.
  • B) 15.
  • C) 21.
  • D) 27.

O gabarito correto é, de fato, C) 21.

Questão 83

Um professor de matemática se deparou com um problema, este mostrava três cartas, cada uma com um número diferente, estes números estavam cobertos pelas letras A, B e C. O professor sabia apenas que a se somasse os três números e elevasse a soma ao quadrado encontrava 400 e se somasse os quadrados de cada número encontrava 178. O professor tinha que encontrar o valor de AB+AC+BC. Qual valor o professor encontrou?

  • A)222
  • B)333
  • C)444
  • D)111
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Vamos resolver o problema do professor de matemática! Para encontrar o valor de AB + AC + BC, precisamos começar analisando as informações fornecidas. Sabemos que a soma dos três números é desconhecida, mas se elevada ao quadrado, é igual a 400. Além disso, sabemos que a soma dos quadrados de cada número é igual a 178.

Podemos começar representando os três números como A, B e C. A soma dos três números é então A + B + C, e a soma dos quadrados de cada número é A² + B² + C². Com as informações fornecidas, podemos montar dois sistemas de equações:

(1) (A + B + C)² = 400

(2) A² + B² + C² = 178

Agora, vamos desenvolver a equação (1) para encontrar uma expressão para A + B + C:

(A + B + C)² = A² + B² + C² + 2(AB + AC + BC) = 400

Substituindo a equação (2) na equação acima, temos:

A² + B² + C² + 2(AB + AC + BC) = 178 + 2(AB + AC + BC) = 400

Agora, é fácil encontrar o valor de AB + AC + BC:

2(AB + AC + BC) = 400 - 178 = 222

AB + AC + BC = 111

Portanto, o valor correto é D) 111.

Questão 84

Assinale a alternativa que apresenta o valor de 12345² – 12344²:

  • A)1
  • B)100
  • C)14679
  • D)24689
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Vamos resolver essa questão de matemática! Para encontrar o valor de 12345² - 12344², podemos utilizar a fórmula da diferença de quadrados, que é:

a² - b² = (a + b)(a - b)

No nosso caso, a = 12345 e b = 12344. Então, substituindo esses valores na fórmula, obtemos:

(12345 + 12344)(12345 - 12344)

Agora, vamos calcular os valores dentro dos parênteses:

12345 + 12344 = 24689

12345 - 12344 = 1

Agora, multiplicamos os resultados:

24689 × 1 = 24689

Pois é! O valor de 12345² - 12344² é igual a 24689. Portanto, a alternativa correta é:

  • A)1
  • B)100
  • C)14679
  • D)24689

A resposta certa é a alternativa D) 24689.

Espero que isso tenha ajudado a resolver a questão! Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda em outra questão, basta perguntar.

Questão 85

Para responder à questão, leve
em consideração as propriedades da
Álgebra Booleana.


Que propriedade é aplicada na
expressão p.(q+r) = (p.q)+(p.r) ?

  • A)Absorção.
  • B)Associativa.
  • C)Distributiva.
  • D)Comutativa.
  • E)Idempotente.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Para responder à questão, leve em consideração as propriedades da Álgebra Booleana.


Que propriedade é aplicada na expressão p.(q+r) = (p.q)+(p.r) ?

  • A)Absorção.
  • B)Associativa.
  • C)Distributiva.
  • D)Comutativa.
  • E)Idempotente.

A resposta certa é a opção C) Distributiva. Isso porque a propriedade distributiva da Álgebra Booleana permite que um operador seja distribuído sobre a soma de dois operandos, como é o caso da expressão p.(q+r) = (p.q)+(p.r).

Essa propriedade é fundamental em muitas aplicações práticas, como na lógica digital, na programação e em sistemas de controle. Além disso, ela é amplamente utilizada em circuitos lógicos e em sistemas de álgebra booleana.

É importante notar que as outras opções não são aplicáveis nesse caso. A absorção é uma propriedade que se refere à capacidade de um operador de absorver ou cancelar outro operador, o que não é o caso aqui. A propriedade associativa se refere à ordem em que os operandos são avaliados, o que não está em questão nessa expressão. A propriedade comutativa se refere à troca de lugar dos operandos, o que também não é o caso. Já a propriedade idempotente se refere à repetição de um operador sobre si mesmo, o que não ocorre nessa expressão.

Portanto, a resposta correta é a opção C) Distributiva, pois é a única propriedade que se aplica corretamente à expressão p.(q+r) = (p.q)+(p.r).

Questão 86

Simplificando a expressão (2a3 b-2 )-1 obtém-se:

  • A)b2/2a3
  • B)2b/a4
  • C)3b/a3
  • D)b3/a3
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Simplificando a expressão (2a3 b-2 )-1 obtém-se:

  • A)b²/2a³
  • B)2b/a⁴
  • C)³b/a³
  • D)b³/a³

Para chegarmos ao gabarito correto, A)b²/2a³, é necessário aplicar as propriedades dos expoentes.

Primeiramente, precisamos lembrar que quando elevamos uma expressão à potência -1, estamos, na verdade, calculando o seu inverso.

Portanto, (2a³ b⁻²)⁻¹ = 1 / (2a³ b⁻²).

Em seguida, podemos aplicar a regra que diz que a potência de um produto é igual ao produto das potências.

Assim, 1 / (2a³ b⁻²) = 1 / 2a³ × 1 / b⁻².

Agora, precisamos lembrar que a potência negativa de um número é igual ao seu inverso.

Portanto, 1 / b⁻² = b².

Finalmente, podemos reescrever a expressão como b² / 2a³, que é o gabarito correto, A).

Essa questão ilustra a importância de conhecer as propriedades dos expoentes e ser capaz de aplicá-las corretamente.

Além disso, é fundamental ter atenção aos detalhes e não se confundir com as operações e as propriedades envolvidas.

Com essas habilidades, você estará mais preparado para resolver problemas mais complexos envolvendo expoentes.

Questão 87

Um aluno, ao efetuar o produto notavel (a3 – 8 )2, obteve como resultado o trinomio a9 – 16a3 + 64. Com base nessa resposta, esta correto afirmar que esse aluno cometeu um erro no

  • A)sinal do 2° termo.
  • B)quadrado do primeiro termo.
  • C)quadrado do terceiro termo.
  • D)sinal do terceiro termo.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Um aluno, ao efetuar o produto notável (a3 - 8)2, obteve como resultado o trinômio a9 - 16a3 + 64. Com base nessa resposta, está correto afirmar que esse aluno cometeu um erro no

  • A)sinal do 2° termo.
  • B)quadrado do primeiro termo.
  • C)quadrado do terceiro termo.
  • D)sinal do terceiro termo.

Vamos analisar passo a passo a expansão do produto notável (a3 - 8)2. Inicialmente, vamos aplicar a fórmula da potência de um binômio, que é (a - b)2 = a2 - 2ab + b2. Nesse caso, temos a = a3 e b = 8. Substituindo esses valores na fórmula, obtemos:

(a3 - 8)2 = (a3)2 - 2(a3)(8) + (8)2

=(a3)2 - 16a3 + 64

Agora, vamos calcular o quadrado do primeiro termo (a3)2. Para isso, vamos aplicar a regra da potência, que diz que (am)n = am*n. Nesse caso, temos m = 3 e n = 2. Substituindo esses valores na fórmula, obtemos:

(a3)2 = a3*2 = a6

Portanto, o resultado correto da expansão do produto notável (a3 - 8)2 é:

a6 - 16a3 + 64

O aluno cometeu um erro no quadrado do primeiro termo, que é a3. Em vez de calcular (a3)2 = a6, ele calculou (a3)2 = a9, o que é incorreto. Por isso, a resposta certa é B) quadrado do primeiro termo.

Questão 88

Para x = – 3a + 2b e y = 3b + 2a, qual será o resultado da expressão (2x – 3y)/(2y – 3x)?

  • A)5b + 12a / 5a.
  • B)- (5b + 12a) / 13a.
  • C)(a+ b) / (2a – 3b).
  • D)3a + 2b.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Vamos resolver a expressão (2x - 3y)/(2y - 3x) substituindo os valores de x e y dados. Primeiramente, vamos substituir x por -3a + 2b e y por 3b + 2a:

(2x - 3y)/(2y - 3x) = (2(-3a + 2b) - 3(3b + 2a))/ (2(3b + 2a) - 3(-3a + 2b))

Em seguida, vamos desenvolver a expressão:

(2(-3a + 2b) - 3(3b + 2a))/ (2(3b + 2a) - 3(-3a + 2b)) = (-6a + 4b - 9b - 6a)/ (6b + 4a + 9a - 6b)

Simplificando a expressão:

(-6a + 4b - 9b - 6a)/ (6b + 4a + 9a - 6b) = (-12a - 5b)/(13a)

Portanto, o resultado da expressão (2x - 3y)/(2y - 3x) é igual a - (5b + 12a) / 13a, que é a opção B).

Questão 89

Assinale a alternativa que contém o resultado da solução do produto notável a seguir.

(5x-y)2=

  • A)25x2-10xy-y2
  • B)25x2-5x2 y2 +y2
  • C)25x2-5x2y2 - y2
  • D)25x2-10x2 y2- y2
  • E)25x2-10xy+y2
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Vamos resolver o produto notável!

O produto notável é uma fórmula matemática que nos ajuda a resolver expressões do tipo (a+b)2. Nesse caso, temos (5x-y)2.

Para resolver, vamos aplicar a fórmula do produto notável, que é (a+b)2 = a2 + 2ab + b2.

Substituindo os valores, temos:

(5x-y)2 = (5x)2 - 2(5x)y + y2

(5x-y)2 = 25x2 - 10xy + y2

Então, a alternativa correta é:

  • A)25x2-10xy-y2
  • B)25x2-5x2 y2 +y2
  • C)25x2-5x2y2 - y2
  • D)25x2-10x2 y2- y2
  • E)25x2-10xy+y2

Resposta certa: E) 25x2-10xy+y2

Continua após a publicidade..

Questão 90

Desenvolvendo a expressão ( 1010 + 4 )3 , obteremos um número inteiro k . A soma de todos os algarismos de k é igual a:

  • A)20
  • B)22
  • C)24
  • D)26
  • E)28
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Desenvolvendo a expressão ( 1010+ 4 )3 , obteremos um número inteiro k . A soma de todos os algarismos de k é igual a:

  • A)20
  • B)22
  • C)24
  • D)26
  • E)28

Vamos resolver essa expressão para descobrir qual é o valor de k. Primeiramente, vamos calcular o valor de 1010, que é igual a 10.000.000.000. Em seguida, vamos somar 4 a esse valor, obtendo 10.000.000.004. Agora, vamos elevar esse valor à potência de 3, o que nos dá:

(10.000.000.004)3 = 1.000.000.000.000.000.064.256

Agora, vamos somar todos os algarismos desse número:

1 + 0 + 0 + 0 + 0 + 0 + 0 + 0 + 0 + 0 + 0 + 0 + 6 + 4 + 2 + 5 + 6 = 26

Portanto, a soma de todos os algarismos de k é igual a 26, que é a opção D).

É importante notar que, ao desenvolver expressões como essa, é fundamental seguir a ordem das operações, que é: primeiro calcular as potências, em seguida as multiplicações e divisões, e por fim as adições e subtrações. Além disso, é essencial ter atenção aos valores elevados, pois eles podem gerar resultados muito grandes e facilmente confundir.

Além disso, é interessante notar que o valor de k pode ser facilmente calculado utilizando uma calculadora científica, o que pode facilitar o processo. No entanto, é importante saber como desenvolver essas expressões manualmente, pois isso pode ajudar a entender melhor como elas funcionam e como podem ser utilizadas em diferentes contextos.

Em resumo, ao desenvolver a expressão ( 1010+ 4 )3, obtemos um número inteiro k cuja soma de todos os algarismos é igual a 26. É fundamental ter atenção à ordem das operações e aos valores elevados ao desenvolver expressões como essa.

1 7 8 9 10