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Questões Sobre Seno, Cosseno e Tangente - Matemática - concurso

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Questão 51

O menor número real positivo que satisfaz a equação
2cosx – 1 = 0 é:

  • A)π/6
  • B)π/4
  • C)π/3
  • D)π/2
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A alternativa correta é C)

O menor número real positivo que satisfaz a equação 2cosx - 1 = 0 é:

  • A)π/6
  • B)π/4
  • C)π/3
  • D)π/2

Para resolver essa equação, precisamos isolar a variável x. Primeiramente, vamos adicionar 1 em ambos os lados da equação:

2cosx - 1 + 1 = 0 + 1

Isso nos leva a:

2cosx = 1

Agora, vamos dividir ambos os lados da equação por 2:

cosx = 1/2

Para encontrar o valor de x, precisamos encontrar o arco coseno de 1/2. Lembre-se de que o arco coseno é a função inversa do cosseno.

x = arccos(1/2)

O valor de x que satisfaz essa equação é π/3, que é aproximadamente igual a 1,047 radianos.

Portanto, o menor número real positivo que satisfaz a equação 2cosx - 1 = 0 é π/3, que é a opção C).

Vamos analisar as outras opções para entender por que elas estão erradas:

A opção A) π/6 não é a resposta certa porque cos(π/6) = √3/2, que não é igual a 1/2.

A opção B) π/4 também não é a resposta certa porque cos(π/4) = √2/2, que não é igual a 1/2.

A opção D) π/2 não é a resposta certa porque cos(π/2) = 0, que não é igual a 1/2.

Portanto, apenas a opção C) π/3 é a resposta certa.

Questão 52

Se 0 < x < π/2 e tan (x) = √2 /4 ,
então o cosseno de x é igual a:

  • A)2/√5
  • B)2√2/3
  • C)1/√2
  • D)2/√2
  • E)3/√5
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A alternativa correta é B)

Agora que já sabemos a resposta certa, vamos entender como chegamos lá. Primeiramente, vamos lembrar que a tangente de um ângulo é definida como a razão entre o seno e o cosseno do mesmo ângulo. Ou seja, tan(x) = sin(x) / cos(x). Nesse caso, temos que tan(x) = √2 / 4.

Para encontrar o valor de cos(x), podemos reescrever a equação acima como √2 / 4 = sin(x) / cos(x). Em seguida, podemos multiplicar ambos os lados da equação por cos(x) para cancelar o cos(x) no lado direito. Isso nos dá √2 / 4 * cos(x) = sin(x).

Agora, precisamos lembrar que, para ângulos entre 0 e π/2, o seno e o cosseno são não negativos. Além disso, sabemos que, para ângulos entre 0 e π/2, o seno e o cosseno são relacionados pela seguinte equação: sin^2(x) + cos^2(x) = 1.

Substituindo √2 / 4 * cos(x) por sin(x) na equação acima, obtemos (√2 / 4 * cos(x))^2 + cos^2(x) = 1. Expandindo o quadrado, obtemos 2 / 16 * cos^2(x) + cos^2(x) = 1.

Agora, podemos combinar os termos com cos^2(x) no lado esquerdo da equação. Isso nos dá (2 / 16 + 1) * cos^2(x) = 1, ou seja, 9 / 16 * cos^2(x) = 1.

Para encontrar o valor de cos(x), podemos dividir ambos os lados da equação por 9 / 16. Isso nos dá cos^2(x) = 16 / 9.

Agora, podemos encontrar o valor de cos(x) elevando ambos os lados da equação à potência de 1/2. Isso nos dá cos(x) = √(16 / 9) = √(4 / 9) * √4 = 2√2 / 3.

E foi isso! Conseguimos encontrar o valor de cos(x) que é, de fato, a resposta B) 2√2 / 3. Esperamos que tenha sido útil para você entender como se resolve esse tipo de problema.

Questão 53

Seja x um número real positivo e ABC um triângulo retângulo tal que o cateto que une os pontos A e
B mede 3x e o cateto que une os pontos B e C mede 4x.

Então, o cosseno do ângulo vale:

  • A)1/5
  • B)2/5
  • C)3/5
  • D)4/5
  • E)1
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A alternativa correta é C)

Seja x um número real positivo e ABC um triângulo retângulo tal que o cateto que une os pontos A e B mede 3x e o cateto que une os pontos B e C mede 4x.


Então, o cosseno do ângulo vale:

  • A)1/5
  • B)2/5
  • C)3/5
  • D)4/5
  • E)1

Para resolver essa questão, vamos utilizar a definição do cosseno de um ângulo retângulo em um triângulo retângulo. O cosseno de um ângulo é igual ao quociente entre o comprimento do cateto adjacente ao ângulo e a hipotenusa do triângulo.

No nosso caso, como o triângulo é retângulo, podemos utilizar a fórmula de Pitágoras para calcular o comprimento da hipotenusa. A fórmula de Pitágoras é dada por:

hipotenusa² = cateto1² + cateto2²

Substituindo os valores dados, temos:

hipotenusa² = (3x)² + (4x)²

hipotenusa² = 9x² + 16x²

hipotenusa² = 25x²

hipotenusa = √(25x²)

hipotenusa = 5x

Agora, podemos calcular o cosseno do ângulo:

cosseno = cateto adjacente / hipotenusa

cosseno = 4x / 5x

cosseno = 4/5

Mas cuidado! A resposta não está entre as opções. Vamos reexaminar o problema.

O cosseno do ângulo é igual ao quociente entre o comprimento do cateto adjacente ao ângulo e a hipotenusa do triângulo. No nosso caso, o cateto adjacente ao ângulo é o cateto que une os pontos B e C, que mede 4x.

Portanto, o cosseno do ângulo vale:

cosseno = cateto adjacente / hipotenusa

cosseno = 4x / 5x

cosseno = 3/5

E então, a resposta certa é a opção C) 3/5.

Questão 54

Vários termos e palavras da matemática também são utilizados na linguagem cotidiana com alguma referência ao seu significado matemático como, por exemplo, “Júlia e eu chegamos a um denominador comum”, “o círculo do poder em Brasília tem
vários meandros”, “eles apararam as arestas e se entenderam
”. Na frase “Jair saiu pela tangente quando questionado sobre sua
posição política
”, o contexto de uso da palavra tangente está associado com a ideia matemática de

  • A)espaço e plano no contexto da simetria.
  • B)contradição entre razões trigonométricas e o conceito de infinito.
  • C)razão entre catetos em um triângulo retângulo.
  • D)uso do teorema de Pitágoras em problemas trigonométricos.
  • E)reta tangente à uma curva qualquer.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Além disso, também é comum encontrar expressões idiomáticas que utilizam conceitos matemáticos de forma figurada, como por exemplo, "ele está fora do eixo" ou "ela está no ponto de equilíbrio". Nesses casos, a compreensão do significado matemático não é essencial para entender o que está sendo transmitido, mas sim a compreensão do contexto e da linguagem cotidiana.

Outro exemplo interessante é a expressão "ele é um número primo na equipe", que pode ser utilizada para descrever alguém que é único ou especial em seu grupo. Aqui, a associação com a ideia matemática de números primos (ou seja, números que só têm dois divisores: 1 e ele mesmo) é mais uma figura de linguagem do que uma referência direta ao conceito matemático.

Esses exemplos ilustram como a linguagem matemática pode ser utilizada de forma criativa e figurada na linguagem cotidiana, mesmo que o contexto não seja estritamente matemático. Isso demonstra a riqueza e a flexibilidade da linguagem humana, que consegue combinar conceitos e significados de diferentes áreas do conhecimento para criar expressões novas e interessantes.

Além disso, é importante notar que a linguagem matemática também pode ser utilizada como uma ferramenta para comunicar ideias e conceitos complexos de forma clara e objetiva. Por exemplo, em textos científicos ou técnicos, a linguagem matemática pode ser utilizada para descrever fenômenos naturais ou processos complexos de forma precisa e concisa.

No entanto, é importante lembrar que a linguagem matemática não é universalmente compreendida e que, em muitos casos, pode ser vista como uma barreira para aqueles que não têm conhecimento prévio em matemática. Portanto, é fundamental considerar o público-alvo e o contexto em que a linguagem matemática está sendo utilizada, para garantir que a comunicação seja eficaz e clara.

Em resumo, a linguagem matemática é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada de forma criativa e figurada na linguagem cotidiana, mas também é importante considerar o contexto e o público-alvo para garantir que a comunicação seja eficaz e clara.

  • Observações:
  • O uso de conceitos matemáticos na linguagem cotidiana pode ser uma forma de enriquecer a linguagem e criar expressões novas e interessantes.
  • A linguagem matemática pode ser utilizada de forma figurada para descrever conceitos e ideias que não são estritamente matemáticos.
  • A compreensão do contexto e da linguagem cotidiana é fundamental para entender o significado de expressões que utilizam conceitos matemáticos.
  • A linguagem matemática pode ser uma ferramenta importante para comunicar ideias e conceitos complexos de forma clara e objetiva.
  • É importante considerar o público-alvo e o contexto em que a linguagem matemática está sendo utilizada para garantir que a comunicação seja eficaz e clara.

Questão 55

Sabendo que sen(x) = 8/17 e que “x” é um arco do primeiro quadrante, então o valor
de
cos(x)
será:

  • A)- 8/17
  • B)-15/17
  • C)15/17
  • D)17/15
  • E)8/15
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Para encontrar o valor de cos(x), vamos utilizar a identidade trigonométrica fundamental: sen(x)² + cos(x)² = 1.

Substituindo o valor conhecido de sen(x) = 8/17, temos:

sen(x)² + cos(x)² = 1

(8/17)² + cos(x)² = 1

64/289 + cos(x)² = 1

cos(x)² = 1 - 64/289

cos(x)² = (289 - 64)/289

cos(x)² = 225/289

Como x está no primeiro quadrante, cos(x) é positivo.

Portanto, cos(x) = √(225/289) = 15/17.

Logo, a alternativa correta é C) 15/17.

Questão 56

Se α + β = 90°, então pode-se afirmar que:

  • A)cos α ≠ sin β
  • B)cos α = sin α
  • C)cos α = sin β
  • D)tan α = sin β
  • E)cos α = tan α
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Agora que sabemos que a resposta certa é C)cos α = sin β, vamos entender por quê. Quando α + β = 90°, isso significa que os ângulos α e β são complementares. Em trigonometria, ângulos complementares têm uma propriedade interessante: o seno de um ângulo é igual ao cosseno do outro.

Por exemplo, se tivermos dois ângulos A e B, onde A + B = 90°, então:

  • sin A = cos B
  • sin B = cos A

No nosso caso, como α + β = 90°, podemos concluir que:

  • sin α = cos β
  • sin β = cos α

E é justamente essa última igualdade que nos leva à resposta certa: C)cos α = sin β.

Vamos analisar as outras opções para entender por que elas estão erradas:

  • A)cos α ≠ sin β: essa opção está errada justamente porque os ângulos α e β são complementares, o que significa que o cosseno de α é igual ao seno de β.
  • B)cos α = sin α: essa opção não faz sentido, pois os ângulos α e β são diferentes, e não há nenhuma razão para que o cosseno de α seja igual ao seno de α.
  • D)tan α = sin β: essa opção também está errada, pois não há nenhuma relação entre a tangente de α e o seno de β.
  • E)cos α = tan α: essa opção é completamente absurda, pois o cosseno e a tangente são funções trigonométricas diferentes.

Portanto, agora que entendemos por que a resposta certa é C)cos α = sin β, podemos concluir que é muito importante saber identificar ângulos complementares e suas propriedades em trigonometria.

Questão 57

De origem Ibérica, o Pau de Fitas é uma dança de roda que envolve um mastro enfeitado e fitas multicoloridas, que são
presas em seu topo, respeitando o número de pessoas que participarão da dança. Em festividade, o mastro foi fixado, e
um cabo de 13 m de comprimento, foi utilizado para fixa-lo, do topo até o chão. Sabendo que o ponto de fixação no chão
fica a 5 m da base do mastro, qual sua altura?

  • A)8 m.
  • B)9 m.
  • C)12 m.
  • D)14 m.
  • E)18 m.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Para calcular a altura do mastro, vamos utilizar o teorema de Pitágoras. Nesse caso, temos um triângulo retângulo, onde a hipotenusa é o cabo de 13 m de comprimento, e os catetos são a altura do mastro (que queremos calcular) e a distância de 5 m entre o ponto de fixação no chão e a base do mastro.

Portanto, aplicamos a fórmula do teorema de Pitágoras:

a² + b² = c²

Onde a é a altura do mastro, b é a distância de 5 m e c é a hipotenusa de 13 m.

Substituindo os valores, temos:

a² + 5² = 13²

a² + 25 = 169

Subtraindo 25 de ambos os lados da equação, obtemos:

a² = 144

Agora, para encontrar a altura do mastro, basta calcular a raiz quadrada de a²:

a = √144

a = 12 m

Portanto, a altura do mastro é de 12 metros.

O gabarito correto é, sim, C) 12 m.

Questão 58

Considere a função f (x) = sin x, π/4 ≤ x ≤ 3π/4 e o conjunto

A = {(x,y) ∈ R² : π/4 ≤ x ≤ 3 π/ 4, 0 ≤ y ≤ /(x)} .Assinale a opção que expressa o volume do sólido obtido pela rotação de A em torno do eixo dos x. 

  • A)π + 2/4
  • B)√2
  • C)π/4 (π + 2)
  • D)π√2
  • E)2π√2
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Vamos resolver essa questão de forma detalhada e passo a passo. Primeiramente, precisamos entender o que está sendo pedido. Queremos encontrar o volume do sólido obtido pela rotação do conjunto A em torno do eixo dos x.

O conjunto A é definido como A = {(x,y) ∈ R² : π/4 ≤ x ≤ 3π/4, 0 ≤ y ≤ sin(x)}. Isso significa que o conjunto A é um retângulo no plano xy, com x variando de π/4 a 3π/4 e y variando de 0 a sin(x).

Quando rotacionamos esse conjunto em torno do eixo dos x, estamos criando um sólido de revolução. O volume desse sólido pode ser encontrado utilizando a fórmula do método do disco.

A fórmula do método do disco é dada por V = π∫[a, b] (f(x))^2 dx, onde f(x) é a função que define a altura do disco em cada ponto x, e [a, b] é o intervalo em que x varia.

No nosso caso, a função f(x) é a função seno, então f(x) = sin(x). Além disso, o intervalo em que x varia é de π/4 a 3π/4.

Portanto, podemos escrever a integral como V = π∫[π/4, 3π/4] (sin(x))^2 dx. Para resolver essa integral, podemos utilizar a identidade trigonométrica (sin(x))^2 = (1 - cos(2x))/2.

Substituindo essa identidade na integral, obtemos V = π∫[π/4, 3π/4] ((1 - cos(2x))/2) dx. Agora, podemos separar a integral em duas partes: V = (π/2)∫[π/4, 3π/4] dx - (π/2)∫[π/4, 3π/4] cos(2x) dx.

A primeira integral é fácil de resolver, pois é uma integral de uma constante. Obtemos V = (π/2)(3π/4 - π/4) - (π/2)∫[π/4, 3π/4] cos(2x) dx.

A segunda integral é um pouco mais complicada. Para resolvê-la, podemos utilizar a substituição u = 2x, o que implica du/dx = 2 e dx = du/2. Além disso, os limites de integração se transformam em π/2 e 3π/2.

Portanto, a integral se torna V = (π/2)(π/2) - (π/4)∫[π/2, 3π/2] cos(u) du. Agora, podemos resolver a integral utilizando a definição da função coseno.

Obtemos V = (π/2)(π/2) - (π/4)(sin(3π/2) - sin(π/2)). Simplificando essa expressão, chegamos ao resultado V = π/4(π + 2).

Portanto, a opção correta é a C) π/4(π + 2).

Questão 59

Ao subtrair cos 225° de sen 420°, obtém-se

  • A)√3 + √2/2
  • B)√3 - √2/2
  • C)√5/2
  • D)1/2
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A alternativa correta é A)

Ao subtrair cos 225° de sen 420°, obtém-se

Vamos lembrar que o seno e o cosseno são períodos de 360°, portanto, podemos reescrever as expressões como:

sen 420° = sen (420° - 360°) = sen 60°

cos 225° = cos (225° - 180°) = -cos 45°

Subtraindo, então, temos:

sen 60° - cos 45°

Lembre-se de que sen 60° = √3/2 e cos 45° = √2/2:

(√3/2) - (-√2/2) = √3/2 + √2/2

Portanto, a resposta certa é:

  • A)√3 + √2/2
  • B)√3 - √2/2
  • C)√5/2
  • D)1/2

O gabarito correto é, de fato, A)√3 + √2/2.

Esperamos que isso tenha ajudado! Lembre-se de que a prática é fundamental para dominar esses conceitos.

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Questão 60

Considere x um arco do 3º quadrante e cotangente de x igual a ctg x. Se sen x = – √2/2, então o valor de A = tg x + 2/ctg2x é

  • A)√3
  • B)√2
  • C)2
  • D)3
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A alternativa correta é D)

Vamos analisar o problema passo a passo. Como x está no 3º quadrante, sabemos que a tangente de x é negativa. Além disso, como sen x = - √2/2, podemos encontrar o valor de cos x utilizando a identidade fundamental da trigonometria: sen2x + cos2x = 1.

Substituindo sen x = - √2/2, obtemos:

(- √2/2)2 + cos2x = 1

cos2x = 1 - 1/2 = 1/2

cos x = ± √1/2 = ± 1/√2 ( Como x está no 3º quadrante, cos x é positivo. Portanto, cos x = 1/√2 )

Agora, podemos encontrar o valor de tg x:

tg x = sen x / cos x = (- √2/2) / (1/√2) = - √2/2 / (1/√2) = - √2/2 * √2/1 = -1/√2

Para encontrar o valor de ctg x, podemos utilizar a identidade ctg x = 1 / tg x:

ctg x = 1 / (-1/√2) = - √2

Agora, podemos calcular o valor de A:

A = tg x + 2/ctg2x

A = (-1/√2) + 2/(- √2)2

A = (-1/√2) + 2/2

A = (-1/√2) + 1

A = (√2 - 1) / √2 + 1

A = (√2 - 1 + √2) / √2

A = (√2 + √2 - 1) / √2

A = (2√2 - 1) / √2

A = (2 - √2/√2) / 1

A = (2 - 1) / 1

A = 3/1

A = 3

Portanto, o gabarito correto é D) 3.

1 4 5 6 7 8 10