Com base na Deliberação CEE 9/97 e seus fundamentos, a progressão continuada refere-se ao processo de desenvolvimento e aprendizagem, o qual descreve um movimento de ir sempre adiante, avançando, progredindo e, por isso, opõe-se à idéia de
Com base na Deliberação CEE 9/97 e seus fundamentos, a progressão continuada refere-se ao processo de desenvolvimento e aprendizagem, o qual descreve um movimento de ir sempre adiante, avançando, progredindo e, por isso, opõe-se à idéia de
- A)avaliação.
- B)repetência.
- C)aceleração.
- D)recuperação.
- E)disciplina.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Com base na Deliberação CEE 9/97 e seus fundamentos, a progressão continuada refere-se ao processo de desenvolvimento e aprendizagem, o qual descreve um movimento de ir sempre adiante, avançando, progredindo e, por isso, opõe-se à ideia de repetência.
A progressão continuada é um modelo educacional que busca garantir o direito à aprendizagem contínua, evitando a retenção do aluno no mesmo ano escolar. Dessa forma, o sistema prioriza o acompanhamento pedagógico e a superação de dificuldades ao longo do processo, em vez de interromper a trajetória do estudante por meio da repetência.
As demais alternativas - avaliação, aceleração, recuperação e disciplina - não se contrapõem diretamente ao princípio da progressão continuada. Pelo contrário, podem ser estratégias complementares para garantir o avanço do aluno dentro desse modelo educacional.
Portanto, a alternativa correta é a letra B) repetência, pois representa justamente o oposto do que propõe a progressão continuada no processo de ensino-aprendizagem.
Deixe um comentário