Diferentes autores têm discutido a relação língua elinguagem na construção da identidade, destacando-se que esta seconstrói a partir da significação. Desta forma, buscamos trazeresta discussão para o campo da surdez, levando em conta que ointerlocutor privilegiado da criança surda é o próprio surdo. Z. M. Gesueli. Língua(gem) e identidade: a surdez em questão. In: Educação esociedade. Campinas, v. 27, jan/abril/2006, p. 227 (com adaptações).A partir do texto acima, julgue os itens seguintes. A formação de professores para a educação básica deve prever a aprendizagem da linguagem de sinais.
Diferentes autores têm discutido a relação língua e
linguagem na construção da identidade, destacando-se que esta se
constrói a partir da significação. Desta forma, buscamos trazer
esta discussão para o campo da surdez, levando em conta que o
interlocutor privilegiado da criança surda é o próprio surdo.
Z. M. Gesueli. Língua(gem) e identidade: a surdez em questão. In: Educação e
sociedade. Campinas, v. 27, jan/abril/2006, p. 227 (com adaptações).
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
A formação de professores para a educação básica deve prever a aprendizagem da linguagem de sinais.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto apresentado aborda a relação entre língua, linguagem e identidade, com ênfase na surdez e no papel fundamental da língua de sinais na construção da identidade do indivíduo surdo. A autora Z. M. Gesueli destaca que o interlocutor privilegiado da criança surda é o próprio surdo, o que reforça a importância da Libras (Língua Brasileira de Sinais) como meio de comunicação e expressão cultural dessa comunidade.
Diante disso, é correto afirmar que a formação de professores para a educação básica deve incluir a aprendizagem da linguagem de sinais. Essa medida é essencial para garantir a inclusão efetiva de alunos surdos, permitindo que os educadores estabeleçam uma comunicação direta e significativa com esses estudantes, além de promover um ambiente escolar mais acessível e respeitoso às diferenças linguísticas.
Portanto, a afirmação de que a formação docente deve prever o aprendizado da linguagem de sinais está correta (C), pois está alinhada com as necessidades educacionais específicas da comunidade surda e com o princípio de equidade no acesso à educação.
Deixe um comentário