Em determinado plano de curso, um professor propôs os seguintes objetivos para uma unidade específica: o aluno deveria explicar e demonstrar o significado das Leis I, II e III de Jones, bem como resolver problemas que exigiam a aplicação dessas três leis. Com relação à utilização desses objetivos no planejamento educacional, assinale a opção incorreta.
Em determinado plano de curso, um professor propôs os seguintes objetivos para uma unidade específica: o aluno deveria explicar e demonstrar o significado das Leis I, II e III de Jones, bem como resolver problemas que exigiam a aplicação dessas três leis. Com relação à utilização desses objetivos no planejamento educacional, assinale a opção incorreta.
- A)A elaboração dos objetivos no plano de curso é adequada, porque o professor contemplou um objetivo para cada habilidade.
- B)Os objetivos apresentados são específicos por conhecimento e, ao mesmo tempo, por habilidade.
- C)Os objetivos propostos são relativos a atitudes.
- D)O professor deve dividir a unidade a ser trabalhada em três subunidades e apresentar três objetivos diferentes, atividades específicas e técnicas avaliativas distintas, para atingir a aferição das habilidades de explicação, demonstração e resolução de problemas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
No contexto do planejamento educacional, a formulação de objetivos é uma etapa crucial para direcionar o processo de ensino e aprendizagem. No caso apresentado, o professor estabeleceu objetivos claros para uma unidade específica, focando na compreensão e aplicação das Leis I, II e III de Jones. Esses objetivos visam desenvolver habilidades distintas nos alunos: explicar, demonstrar e resolver problemas relacionados às leis mencionadas.
Analisando as alternativas, é possível identificar que a opção C) é a incorreta, pois os objetivos propostos não se referem a atitudes, mas sim a conhecimentos e habilidades cognitivas. Atitudes estão relacionadas a valores, comportamentos e posturas, enquanto os objetivos descritos no plano de curso abordam competências técnicas e conceituais.
As demais alternativas apresentam afirmações coerentes com o planejamento educacional. A alternativa A) destaca a adequação dos objetivos por contemplarem habilidades específicas. A alternativa B) reforça que os objetivos são tanto por conhecimento quanto por habilidade. Já a alternativa D), embora não seja obrigatória, sugere uma abordagem organizada para o desenvolvimento das habilidades, dividindo a unidade em subunidades com atividades e avaliações distintas.
Portanto, a resposta correta é C), pois os objetivos descritos não estão relacionados a atitudes, mas sim a conhecimentos e habilidades cognitivas necessárias para a compreensão e aplicação das Leis de Jones.
Deixe um comentário