No ensino da linguagem oral, não é suficiente preocupar-se apenas com os aspectos sonoros, como entoação, clareza, altura da voz, dicção e outros. A respeito do ensino da linguagem oral, considere as afirmativas abaixo.A respeito do ensino da linguagem oral, considere as afirmativas abaixo.I – A linguagem oral tem um papel secundário no processo de ensino, sendo uma atividade decorrente da linguagem escrita. II – O trabalho com a linguagem oral deve acontecer no interior de atividades significativas, como, por exemplo, dramatizações teatrais e simulações de programas de rádio. III – O desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno é favorecido quando, na escola, há respeito às diferenças e à diversidade.Está correto APENAS o que se afirma em
No ensino da linguagem oral, não é suficiente preocupar-se apenas com os aspectos sonoros, como entoação, clareza, altura da voz, dicção e outros. A respeito do ensino da linguagem oral, considere as afirmativas abaixo.
A respeito do ensino da linguagem oral, considere as afirmativas abaixo.
I – A linguagem oral tem um papel secundário no processo de ensino, sendo uma atividade decorrente da linguagem escrita.
II – O trabalho com a linguagem oral deve acontecer no interior de atividades significativas, como, por exemplo, dramatizações teatrais e simulações de programas de rádio.
III – O desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno é favorecido quando, na escola, há respeito às diferenças e à diversidade.
Está correto APENAS o que se afirma em
- A)I.
- B)II.
- C)III.
- D)I e II.
- E)II e III.
Resposta:
A alternativa correta é E)
No ensino da linguagem oral, não é suficiente preocupar-se apenas com os aspectos sonoros, como entoação, clareza, altura da voz, dicção e outros. A linguagem oral desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, sendo uma ferramenta essencial para a comunicação e a expressão de ideias.
Analisando as afirmativas apresentadas:
I – A linguagem oral tem um papel secundário no processo de ensino, sendo uma atividade decorrente da linguagem escrita. Esta afirmação é incorreta, pois a linguagem oral não é secundária nem derivada da escrita. Ambas são modalidades distintas e complementares, cada uma com sua importância no processo de aprendizagem.
II – O trabalho com a linguagem oral deve acontecer no interior de atividades significativas, como, por exemplo, dramatizações teatrais e simulações de programas de rádio. Esta afirmação está correta, pois atividades contextualizadas e significativas, como dramatizações e simulações, proporcionam um ambiente rico para o desenvolvimento da oralidade, estimulando a criatividade e a expressão dos alunos.
III – O desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno é favorecido quando, na escola, há respeito às diferenças e à diversidade. Esta afirmação também está correta, pois um ambiente acolhedor e respeitoso permite que os alunos se sintam seguros para se expressar, valorizando suas identidades e formas de comunicação.
Portanto, estão corretas apenas as afirmativas II e III, correspondendo à alternativa E).
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