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No ensino da linguagem oral, não é suficiente preocupar-se apenas com os aspectos sonoros, como entoação, clareza, altura da voz, dicção e outros. A respeito do ensino da linguagem oral, considere as afirmativas abaixo.A respeito do ensino da linguagem oral, considere as afirmativas abaixo.I – A linguagem oral tem um papel secundário no processo de ensino, sendo uma atividade decorrente da linguagem escrita. II – O trabalho com a linguagem oral deve acontecer no interior de atividades significativas, como, por exemplo, dramatizações teatrais e simulações de programas de rádio. III – O desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno é favorecido quando, na escola, há respeito às diferenças e à diversidade.Está correto APENAS o que se afirma em

No ensino da linguagem oral, não é suficiente preocupar-se apenas com os aspectos sonoros, como entoação, clareza, altura da voz, dicção e outros. A respeito do ensino da linguagem oral, considere as afirmativas abaixo.

A respeito do ensino da linguagem oral, considere as afirmativas abaixo.

I – A linguagem oral tem um papel secundário no processo de ensino, sendo uma atividade decorrente da linguagem escrita.

II – O trabalho com a linguagem oral deve acontecer no interior de atividades significativas, como, por exemplo, dramatizações teatrais e simulações de programas de rádio.

III – O desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno é favorecido quando, na escola, há respeito às diferenças e à diversidade.

Está correto APENAS o que se afirma em

Resposta:

A alternativa correta é E)

No ensino da linguagem oral, não é suficiente preocupar-se apenas com os aspectos sonoros, como entoação, clareza, altura da voz, dicção e outros. A linguagem oral desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, sendo uma ferramenta essencial para a comunicação e a expressão de ideias.

Analisando as afirmativas apresentadas:

I – A linguagem oral tem um papel secundário no processo de ensino, sendo uma atividade decorrente da linguagem escrita. Esta afirmação é incorreta, pois a linguagem oral não é secundária nem derivada da escrita. Ambas são modalidades distintas e complementares, cada uma com sua importância no processo de aprendizagem.

II – O trabalho com a linguagem oral deve acontecer no interior de atividades significativas, como, por exemplo, dramatizações teatrais e simulações de programas de rádio. Esta afirmação está correta, pois atividades contextualizadas e significativas, como dramatizações e simulações, proporcionam um ambiente rico para o desenvolvimento da oralidade, estimulando a criatividade e a expressão dos alunos.

III – O desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno é favorecido quando, na escola, há respeito às diferenças e à diversidade. Esta afirmação também está correta, pois um ambiente acolhedor e respeitoso permite que os alunos se sintam seguros para se expressar, valorizando suas identidades e formas de comunicação.

Portanto, estão corretas apenas as afirmativas II e III, correspondendo à alternativa E).

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