Questões Sobre A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Pedagogia - concurso
Questão 11
Fundamentos didático-pedagógicos no campo da educação física
indicam que professores competentes devem alterar suas condutas
de ensino, isto é, seus estilos, com base em características e
necessidades de desenvolvimento de seus alunos e objetivos de
aprendizagem específicos da aula. Alguns estilos são focados no
professor, ao passo que outros são centralizados no aluno. A esse
respeito, julgue os itens a seguir.
Há estilos de ensino, centrados no professor, que favorecem a descoberta de conceitos, assim como o desenvolvimento de novas alternativas.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Fundamentos didático-pedagógicos no campo da educação física indicam que professores competentes devem alterar suas condutas de ensino, isto é, seus estilos, com base em características e necessidades de desenvolvimento de seus alunos e objetivos de aprendizagem específicos da aula. Alguns estilos são focados no professor, ao passo que outros são centralizados no aluno.
O item afirma que há estilos de ensino centrados no professor que favorecem a descoberta de conceitos e o desenvolvimento de novas alternativas. No entanto, essa afirmação está incorreta, pois os estilos centrados no professor geralmente priorizam a transmissão direta de conhecimento, com menor ênfase na autonomia e descoberta por parte do aluno.
Portanto, o gabarito correto é E) ERRADO, já que os estilos focados no aluno são os que realmente promovem a descoberta e a criação de novas alternativas, enquanto os centrados no professor tendem a ser mais diretivos e menos exploratórios.
Questão 12
As crianças costumam escrever com erros ortográficos. É comum que até o 5º ano sejam encontrados erros que se repetem. Nesse contexto, os professores devem reconhecer que os erros ortográficos
- A)têm diferentes causas e, para superá-los, é necessário o uso de estratégias diversificadas.
- B)serão evitados mediante a repetição escrita das palavras corrigidas.
- C)devem ser apresentados no quadro de giz para que os alunos possam evitá-los.
- D)são um importante indicador do nível de desenvolvimento cognitivo.
- E)são mais comuns em crianças que foram alfabetizadas mais tarde.
A alternativa correta é A)
As crianças costumam escrever com erros ortográficos. É comum que até o 5º ano sejam encontrados erros que se repetem. Nesse contexto, os professores devem reconhecer que os erros ortográficos
- A) têm diferentes causas e, para superá-los, é necessário o uso de estratégias diversificadas.
- B) serão evitados mediante a repetição escrita das palavras corrigidas.
- C) devem ser apresentados no quadro de giz para que os alunos possam evitá-los.
- D) são um importante indicador do nível de desenvolvimento cognitivo.
- E) são mais comuns em crianças que foram alfabetizadas mais tarde.
O gabarito correto é A).
Questão 13
Trabalhar com textos, como o da cantiga acima, que as crianças já sabem de cor é importante porque a(s)
- A)reflexão é sobre como se escreve e não sobre o que se escreve.
- B)aprendizagem da leitura prescinde da memória.
- C)alfabetização apreende sílabas simples.
- D)quadrinhas descartam a leitura compreensiva.
- E)relações são estabelecidas na Zona de Desenvolvimento Proximal.
A alternativa correta é D)
O texto apresentado, uma cantiga popular conhecida pelas crianças, serve como base para uma reflexão sobre o processo de alfabetização e o trabalho com textos já memorizados. A questão aborda a importância de utilizar materiais familiares aos alunos, como quadrinhas e cantigas, no contexto educacional.
Analisando as alternativas, a opção D) é a correta, pois destaca que as quadrinhas, por sua natureza lúdica e repetitiva, podem levar a uma abordagem superficial da leitura, focando mais na memorização do que na compreensão profunda do texto. Enquanto as outras alternativas apresentam ideias relevantes sobre alfabetização, nenhuma delas captura tão precisamente a relação entre o uso de textos memorizados e a possível negligência da leitura compreensiva.
Portanto, o gabarito indicado está correto: a alternativa D) é a que melhor responde à questão, ao apontar como as quadrinhas podem, em certos contextos, desviar a atenção da leitura crítica e interpretativa.
Questão 14
No ensino da linguagem oral, não é suficiente preocupar-se apenas com os aspectos sonoros, como entoação, clareza, altura da voz, dicção e outros. A respeito do ensino da linguagem oral, considere as afirmativas abaixo.
A respeito do ensino da linguagem oral, considere as afirmativas abaixo.
I – A linguagem oral tem um papel secundário no processo de ensino, sendo uma atividade decorrente da linguagem escrita.
II – O trabalho com a linguagem oral deve acontecer no interior de atividades significativas, como, por exemplo, dramatizações teatrais e simulações de programas de rádio.
III – O desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno é favorecido quando, na escola, há respeito às diferenças e à diversidade.
Está correto APENAS o que se afirma em
- A)I.
- B)II.
- C)III.
- D)I e II.
- E)II e III.
A alternativa correta é E)
No ensino da linguagem oral, não é suficiente preocupar-se apenas com os aspectos sonoros, como entoação, clareza, altura da voz, dicção e outros. A linguagem oral desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, sendo uma ferramenta essencial para a comunicação e a expressão de ideias.
Analisando as afirmativas apresentadas:
I – A linguagem oral tem um papel secundário no processo de ensino, sendo uma atividade decorrente da linguagem escrita. Esta afirmação é incorreta, pois a linguagem oral não é secundária nem derivada da escrita. Ambas são modalidades distintas e complementares, cada uma com sua importância no processo de aprendizagem.
II – O trabalho com a linguagem oral deve acontecer no interior de atividades significativas, como, por exemplo, dramatizações teatrais e simulações de programas de rádio. Esta afirmação está correta, pois atividades contextualizadas e significativas, como dramatizações e simulações, proporcionam um ambiente rico para o desenvolvimento da oralidade, estimulando a criatividade e a expressão dos alunos.
III – O desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno é favorecido quando, na escola, há respeito às diferenças e à diversidade. Esta afirmação também está correta, pois um ambiente acolhedor e respeitoso permite que os alunos se sintam seguros para se expressar, valorizando suas identidades e formas de comunicação.
Portanto, estão corretas apenas as afirmativas II e III, correspondendo à alternativa E).
Questão 15
Uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental, ao propor como tarefa de casa a elaboração de uma linha de tempo da vida da criança desde o seu nascimento, tem por objetivo trabalhar com seus alunos noções
- A)de projeção temporal.
- B)de simultaneidade dos fatos.
- C)topológicas e espaciais.
- D)euclidianas e projetivas.
- E)cronológicas e de duração.
A alternativa correta é E)
Uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental, ao propor a elaboração de uma linha do tempo da vida da criança, tem como principal objetivo desenvolver noções de temporalidade e organização dos eventos ao longo do tempo. Essa atividade pedagógica está diretamente relacionada com o desenvolvimento de habilidades específicas nos alunos.
Entre as alternativas apresentadas, a opção correta é a E) cronológicas e de duração, pois a construção de uma linha do tempo permite que a criança:
- Compreenda a sequência cronológica dos eventos de sua vida
- Perceba a passagem do tempo entre os acontecimentos
- Entenda a noção de duração (quanto tempo durou cada fase)
- Organize os fatos em uma ordem temporal lógica
Embora outras noções possam estar indiretamente envolvidas, o foco principal da atividade está no desenvolvimento da consciência temporal, fundamental para crianças nessa fase de escolarização. A linha do tempo é um recurso didático eficaz para trabalhar essas noções de forma concreta e significativa, relacionando o tempo com a própria história de vida do aluno.
Questão 16
A respeito das estatísticas educacionais, importantes insumos para
a gestão e o planejamento da educação, julgue os itens que se
seguem.
O prossiga, o inep e o abraEAD, referenciais de diretórios de dados, possibilitam uma visão abrangente do cenário da EAD no Brasil.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
A respeito das estatísticas educacionais e sua importância para a gestão e o planejamento da educação, é fundamental destacar o papel dos referenciais de diretórios de dados, como o Prossiga, o INEP e o AbraEAD. Essas plataformas são essenciais para fornecer uma visão abrangente e atualizada do cenário da Educação a Distância (EAD) no Brasil.
O INEP, como principal órgão responsável pela coleta e análise de dados educacionais no país, oferece informações detalhadas sobre matrículas, desempenho e infraestrutura das instituições que oferecem EAD. Já o Prossiga e o AbraEAD complementam esse trabalho, organizando e disponibilizando dados de forma acessível, o que facilita a tomada de decisões por parte de gestores e pesquisadores.
Portanto, a afirmação de que esses referenciais possibilitam uma visão abrangente do cenário da EAD no Brasil está correta. Eles são ferramentas indispensáveis para o monitoramento e o desenvolvimento de políticas públicas na área da educação, especialmente no contexto do ensino a distância, que vem crescendo significativamente no país.
Resposta: C) CERTO
Questão 17
Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os
itens que se seguem.
Ao propor uma metodologia com foco em estímulos externos e reforços ou em estímulos de situações esperadas, Skinner promoveu o tecnicismo na educação.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.
Ao propor uma metodologia com foco em estímulos externos e reforços ou em estímulos de situações esperadas, Skinner promoveu o tecnicismo na educação.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 18
Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os
itens que se seguem.
A metodologia centrada na exposição verbal e na responsabilização do professor é própria da concepção tecnicista da educação.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Com relação à caracterização das metodologias de ensino, é importante analisar criticamente as afirmações apresentadas. O item em questão afirma que "a metodologia centrada na exposição verbal e na responsabilização do professor é própria da concepção tecnicista da educação". De acordo com o gabarito, essa afirmação está ERRADA (E).
A concepção tecnicista da educação se baseia em princípios de eficiência, controle e padronização, onde o processo de ensino é visto como uma técnica a ser aplicada de forma objetiva e neutra. Nessa perspectiva, o professor assume um papel mais de executor de métodos pré-definidos, enquanto o aluno é tratado como um receptor passivo de informações. A ênfase está na transmissão de conteúdos de maneira sistemática, muitas vezes com o uso de tecnologias e procedimentos rígidos.
Por outro lado, uma metodologia centrada na exposição verbal e na responsabilização do professor está mais alinhada com abordagens tradicionais de ensino, nas quais o docente é visto como a figura central do processo educativo, detentor do conhecimento, e os alunos são expectadores que devem assimilar as informações repassadas. Essa visão não necessariamente reflete os princípios tecnicistas, que buscam a racionalização e a fragmentação do saber, muitas vezes minimizando o papel do professor como mediador.
Portanto, a afirmação está incorreta, pois confunde características de diferentes correntes pedagógicas. A resposta correta, conforme indicado, é E) ERRADO.
Questão 19
Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os
itens que se seguem.
Entende-se por autogestão a metodologia que propõe liberdade para que os estudantes aprendam os conteúdos a partir de interesses individuais ou coletivos; essa metodologia tem na pedagogia crítico-social dos conteúdos a sua principal manifestação.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Com relação à caracterização das metodologias de ensino, o item apresentado aborda o conceito de autogestão e sua relação com a pedagogia crítico-social dos conteúdos. A afirmação sugere que a autogestão é uma metodologia que permite aos estudantes aprender conforme seus interesses individuais ou coletivos, tendo como principal manifestação a pedagogia crítico-social dos conteúdos.
No entanto, essa associação está incorreta. A autogestão está mais alinhada com abordagens pedagógicas que enfatizam a autonomia do aluno, como a pedagogia libertadora ou a educação democrática, em que os estudantes têm maior controle sobre seu processo de aprendizagem. Já a pedagogia crítico-social dos conteúdos, desenvolvida por autores como Dermeval Saviani, prioriza a transmissão sistemática de conhecimentos historicamente acumulados, com foco na formação crítica e na transformação social, mas sem necessariamente adotar a autogestão como método principal.
Portanto, a afirmação de que a autogestão tem na pedagogia crítico-social dos conteúdos sua principal manifestação está equivocada, tornando o item ERRADO (E).
Questão 20
Julgue os itens a seguir, considerando a utilização de recursos de
ensino na mediação do processo de ensino e aprendizagem.
Os recursos de ensino e as estratégias do professor são mecanismos apenas facilitadores do processo de ensino, pouco refletindo no processo de aprendizagem.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Julgue os itens a seguir, considerando a utilização de recursos de ensino na mediação do processo de ensino e aprendizagem.
Os recursos de ensino e as estratégias do professor são mecanismos apenas facilitadores do processo de ensino, pouco refletindo no processo de aprendizagem.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E) ERRADO.