Questões Sobre A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Pedagogia - concurso
Questão 21
Julgue os itens a seguir, considerando a utilização de recursos de
ensino na mediação do processo de ensino e aprendizagem.
A utilização adequada dos recursos de ensino é suficiente para garantir a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Julgue os itens a seguir, considerando a utilização de recursos de ensino na mediação do processo de ensino e aprendizagem.
A utilização adequada dos recursos de ensino é suficiente para garantir a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E).
Questão 22
Julgue os itens a seguir, considerando a utilização de recursos de
ensino na mediação do processo de ensino e aprendizagem.
A avaliação das situações de aprendizagem em que os recursos serão utilizados é uma tarefa fundamental para propiciar a identificação dos limites e das possibilidades desses recursos no processo educativo.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue os itens a seguir, considerando a utilização de recursos de ensino na mediação do processo de ensino e aprendizagem.
A avaliação das situações de aprendizagem em que os recursos serão utilizados é uma tarefa fundamental para propiciar a identificação dos limites e das possibilidades desses recursos no processo educativo.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 23
Julgue os itens a seguir, considerando a utilização de recursos de
ensino na mediação do processo de ensino e aprendizagem.
Um dos objetivos da utilização dos recursos de ensino é evitar a abstração de conteúdos por estudantes em início do processo de aprendizagem.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Julgue os itens a seguir, considerando a utilização de recursos de ensino na mediação do processo de ensino e aprendizagem.
Um dos objetivos da utilização dos recursos de ensino é evitar a abstração de conteúdos por estudantes em início do processo de aprendizagem.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E) ERRADO.
Questão 24
Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que
se seguem.
Na elaboração dos objetivos, deve-se observar se a relação objetivo-conteúdo expressa finalidades sociais e pedagógicas.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Em relação à formulação de objetivos de ensino, é fundamental considerar a conexão entre o que se pretende alcançar e os conteúdos abordados. A assertiva de que os objetivos devem refletir finalidades sociais e pedagógicas está correta, pois o processo educacional não se limita apenas à transmissão de conhecimentos, mas também à formação integral do indivíduo dentro de um contexto social.
Um objetivo bem elaborado deve estar alinhado tanto com as necessidades pedagógicas — como o desenvolvimento cognitivo e habilidades específicas — quanto com as demandas sociais, preparando os estudantes para atuar de maneira crítica e participativa na sociedade. Portanto, a relação objetivo-conteúdo deve, de fato, expressar essas finalidades, garantindo que a educação cumpra seu papel transformador.
Dessa forma, o item apresentado está CERTO (C), já que a observação das finalidades sociais e pedagógicas na elaboração dos objetivos é um princípio essencial para uma prática educativa significativa e contextualizada.
Questão 25
Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.
A formação do professor abrange duas dimensões: a teórico-científica e a técnico-prática, estando a primeira relacionada à formação acadêmica específica.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.
A formação do professor abrange duas dimensões: a teórico-científica e a técnico-prática, estando a primeira relacionada à formação acadêmica específica.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 26
Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.
O papel de síntese entre a teoria pedagógica e a prática educativa real confere à didática o caráter de teoria do ensino.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.
O papel de síntese entre a teoria pedagógica e a prática educativa real confere à didática o caráter de teoria do ensino.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 27
Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.
A dimensão técnico-prática da formação docente trata especificamente do domínio de técnicas e regras.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.
A dimensão técnico-prática da formação docente trata especificamente do domínio de técnicas e regras.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E) ERRADO, pois a dimensão técnico-prática da formação docente não se limita apenas ao domínio de técnicas e regras, mas também engloba a reflexão sobre a prática pedagógica, a adaptação às necessidades dos alunos e a integração entre teoria e prática no contexto educacional.
Questão 28
Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.
A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem, bem como as implicações das fases de desenvolvimento dos alunos conforme a idade e os mecanismos psicológicos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.
A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem, bem como as implicações das fases de desenvolvimento dos alunos conforme a idade e os mecanismos psicológicos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E).
Questão 29
Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.
A didática é a parte da pedagogia que trata dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.
A didática é a parte da pedagogia que trata dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 30
Estudos recentes sobre jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem apontam para a Andragogia como uma teoria da aprendizagem do adulto baseada nas suas experiências, na vontade de aprender e na motivação. Propõe-se, nesta perspectiva, que as atividades sejam organizadas a partir do reconhecimento de suas necessidades e interesses, considerando-se as suas situações de vida, suas experiências e as diferenças acerca dos processos de aprendizagem.
Nesta concepção, o professor é aquele que
- A)organiza os saberes e experiências dos alunos em disciplinas.
- B)considera as suas próprias experiências como mais significativas, visto que o seu grau de escolaridade é maior.
- C)convence os adultos a aumentarem o grau de escolaridade para que se adequem às exigências da sociedade.
- D)participa do cotidiano dos adultos, engajando-se no processo de mútua investigação.
- E)realiza atividades indicadas para as crianças, reportando-se, sistematicamente, às experiências de seus ancestrais.
A alternativa correta é D)
Estudos recentes sobre jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem destacam a importância da Andragogia, uma teoria que coloca o adulto no centro do processo educativo, valorizando suas experiências, motivação e vontade de aprender. Nessa abordagem, as atividades devem ser planejadas de acordo com as necessidades, interesses e contextos de vida dos alunos, respeitando suas trajetórias individuais e diferenças nos processos de aprendizagem.
Dentro dessa concepção, o papel do professor se redefine. Ele não é mais um simples transmissor de conhecimentos, mas um facilitador que se envolve ativamente no cotidiano dos alunos adultos, promovendo uma relação de colaboração e investigação mútua. Essa postura contrasta com visões tradicionais em que o professor organiza rigidamente os saberes em disciplinas (alternativa A), impõe suas próprias experiências como superiores (alternativa B), pressiona os alunos a se adequarem a padrões sociais (alternativa C) ou reproduz métodos infantis descontextualizados (alternativa E).
A alternativa correta, portanto, é a D, que reflete o espírito da Andragogia: o professor como parceiro no processo de aprendizagem, reconhecendo o adulto como sujeito ativo e valorizando seus conhecimentos prévios. Essa abordagem favorece um aprendizado significativo, autônomo e conectado com a realidade do aluno, princípios essenciais na educação de adultos.