Questões Sobre A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Pedagogia - concurso
Questão 31
A nossa capacidade de aprender, de que decorre a de ensinar, sugere ou, mais do que isso, implica a nossa habilidade de aprender a substantividade do objeto aprendido.
Pode-se afirmar, portanto, que ensinoaprendizagem pressupõe
- A)a memorização do objeto que se quer aprender que já é, em si, um conhecimento apreendido.
- B)um complexo sistema de transmissão intencional de um dado conhecimento para que possa ser apreendido por outro sujeito.
- C)no ato de conhecer, a significação da realidade e na práxis, o poder da transformação.
- D)o conhecimento prévio para a aquisição de novos conhecimentos.
- E)o estabelecimento de procedimentos e normas que garantam avaliações da efetiva aprendizagem.
A alternativa correta é C)
A nossa capacidade de aprender, de que decorre a de ensinar, sugere ou, mais do que isso, implica a nossa habilidade de aprender a substantividade do objeto aprendido.
Pode-se afirmar, portanto, que ensino-aprendizagem pressupõe:
- A) a memorização do objeto que se quer aprender que já é, em si, um conhecimento apreendido.
- B) um complexo sistema de transmissão intencional de um dado conhecimento para que possa ser apreendido por outro sujeito.
- C) no ato de conhecer, a significação da realidade e na práxis, o poder da transformação.
- D) o conhecimento prévio para a aquisição de novos conhecimentos.
- E) o estabelecimento de procedimentos e normas que garantam avaliações da efetiva aprendizagem.
O gabarito correto é C).
Questão 32
Nascer significa ver-se submetido à obrigação de aprender. Aprender para construir-se em um triplo processo de “hominização” (tornar-se homem), de singularização (tor- nar-se exemplo único de homem), de socialização (tornar- se membro de uma comunidade, partilhando seus valores e ocupando um lugar nela). Aprender para viver com outros homens com quem o mundo é partilhado. Aprender para apropriar-se do mundo, de uma parte desse mundo, e para participar da construção de um mundo pré- existente.
Portanto, aprender é
- A)entrar em um conjunto de relações e processos que constituem um sistema de sentido.
- B)sistematizar as experiências significativas vividas, refletidas e sentidas.
- C)um processo permanente de visão e revisão das relações sociais.
- D)dar sentido ao conjunto de ações e reações que o fazer humano gera.
- E)refletir sobre as ações realizadas, visando planejar o fazer futuro sem erros, em função do bem comum.
A alternativa correta é A)
Nascer significa ver-se submetido à obrigação de aprender. Aprender para construir-se em um triplo processo de “hominização” (tornar-se homem), de singularização (tornar-se exemplo único de homem), de socialização (tornar-se membro de uma comunidade, partilhando seus valores e ocupando um lugar nela). Aprender para viver com outros homens com quem o mundo é partilhado. Aprender para apropriar-se do mundo, de uma parte desse mundo, e para participar da construção de um mundo pré-existente.
Portanto, aprender é:
- A) entrar em um conjunto de relações e processos que constituem um sistema de sentido.
- B) sistematizar as experiências significativas vividas, refletidas e sentidas.
- C) um processo permanente de visão e revisão das relações sociais.
- D) dar sentido ao conjunto de ações e reações que o fazer humano gera.
- E) refletir sobre as ações realizadas, visando planejar o fazer futuro sem erros, em função do bem comum.
O gabarito correto é A), pois a aprendizagem, conforme o texto, envolve inserir-se em relações e processos que criam significado, alinhando-se ao triplo processo de hominização, singularização e socialização.
Questão 33
Considere as afirmações abaixo.
I. Ênfase no domínio do professor.
II. Os alunos devem ser capazes de aprender e aceitar as explicações e as orientações.
III. Os métodos são baseados em exposição verbal da matéria.
IV. A preocupação básica da instituição educacional é a de adaptar os educandos à tarefa da aprendizagem.
As características apresentadas estão relacionadas à concepção de educação
- A)inatista.
- B)humanista.
- C)tradicional.
- D)progressista.
- E)construtivista.
A alternativa correta é C)
Considere as afirmações abaixo:
I. Ênfase no domínio do professor.
II. Os alunos devem ser capazes de aprender e aceitar as explicações e as orientações.
III. Os métodos são baseados em exposição verbal da matéria.
IV. A preocupação básica da instituição educacional é a de adaptar os educandos à tarefa da aprendizagem.
As características apresentadas estão relacionadas à concepção de educação:
- A) inatista.
- B) humanista.
- C) tradicional.
- D) progressista.
- E) construtivista.
O gabarito correto é C) tradicional.
Questão 34
Saber importantíssimo que fundamenta a prática educativa dos educadores é o que diz respeito à força, às vezes maior do que pensamos, da ideologia. É o que nos adverte de suas manhas, das armadilhas em que nos faz cair.
Esta concepção de ideologia relaciona-se
- A)com um conjunto de idéias e crenças de uma pessoa ou de um grupo.
- B)com doutrinas constituídas por motivos religiosos ou políticos.
- C)diretamente com um conjunto de visões de mundo que explicitam a realidade social.
- D)com ideias e valores que explicam e orientam os comportamentos sociais coletivos.
- E)diretamente com a ocultação da verdade dos fatos, nos tornando míopes.
A alternativa correta é E)
O texto apresentado aborda a importância da compreensão da ideologia como um elemento fundamental na prática educativa, destacando seu poder e suas armadilhas. A ideologia, nesse contexto, é entendida não apenas como um conjunto de ideias ou crenças, mas como um mecanismo que pode distorcer a percepção da realidade, ocultando a verdade dos fatos e limitando nossa visão crítica.
Entre as alternativas fornecidas, a opção E) é a que melhor se alinha com essa concepção, pois relaciona a ideologia diretamente com a "ocultação da verdade dos fatos, nos tornando míopes". Essa visão reflete uma perspectiva crítica, na qual a ideologia não é neutra, mas opera de maneira a naturalizar certas estruturas de poder e desigualdade, impedindo que enxerguemos as contradições sociais.
As demais alternativas, embora possam descrever aspectos da ideologia em outros contextos, não capturam o sentido crítico apresentado no texto. Por exemplo:
- A) e B) tratam a ideologia como um conjunto de ideias ou doutrinas, sem abordar seu caráter manipulador.
- C) e D) aproximam-se de uma visão mais descritiva, mas não enfatizam o papel da ideologia na distorção da realidade.
Portanto, a alternativa E) é a que melhor expressa a crítica contida no texto, ressaltando como a ideologia pode atuar como um véu que obscurece a compreensão da realidade social.
Questão 35
Em determinado plano de curso, um professor propôs os seguintes objetivos para uma unidade específica: o aluno deveria explicar e demonstrar o significado das Leis I, II e III de Jones, bem como resolver problemas que exigiam a aplicação dessas três leis. Com relação à utilização desses objetivos no planejamento educacional, assinale a opção incorreta.
- A)A elaboração dos objetivos no plano de curso é adequada, porque o professor contemplou um objetivo para cada habilidade.
- B)Os objetivos apresentados são específicos por conhecimento e, ao mesmo tempo, por habilidade.
- C)Os objetivos propostos são relativos a atitudes.
- D)O professor deve dividir a unidade a ser trabalhada em três subunidades e apresentar três objetivos diferentes, atividades específicas e técnicas avaliativas distintas, para atingir a aferição das habilidades de explicação, demonstração e resolução de problemas.
A alternativa correta é C)
No contexto do planejamento educacional, a formulação de objetivos é uma etapa crucial para direcionar o processo de ensino e aprendizagem. No caso apresentado, o professor estabeleceu objetivos claros para uma unidade específica, focando na compreensão e aplicação das Leis I, II e III de Jones. Esses objetivos visam desenvolver habilidades distintas nos alunos: explicar, demonstrar e resolver problemas relacionados às leis mencionadas.
Analisando as alternativas, é possível identificar que a opção C) é a incorreta, pois os objetivos propostos não se referem a atitudes, mas sim a conhecimentos e habilidades cognitivas. Atitudes estão relacionadas a valores, comportamentos e posturas, enquanto os objetivos descritos no plano de curso abordam competências técnicas e conceituais.
As demais alternativas apresentam afirmações coerentes com o planejamento educacional. A alternativa A) destaca a adequação dos objetivos por contemplarem habilidades específicas. A alternativa B) reforça que os objetivos são tanto por conhecimento quanto por habilidade. Já a alternativa D), embora não seja obrigatória, sugere uma abordagem organizada para o desenvolvimento das habilidades, dividindo a unidade em subunidades com atividades e avaliações distintas.
Portanto, a resposta correta é C), pois os objetivos descritos não estão relacionados a atitudes, mas sim a conhecimentos e habilidades cognitivas necessárias para a compreensão e aplicação das Leis de Jones.
Questão 36
A fixação, um complemento essencial da aprendizagem, não tem merecido, nas práticas escolares, a atenção que lhe é devida. Com relação a esse aspecto didático, julgue os seguintes itens.
A aula expositiva que se destina à recapitulação de um tema dado é um tipo de fixação de aprendizagem, assim como as sínteses desenvolvidas ao final de cada aula.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O processo de fixação é um componente fundamental no ciclo de aprendizagem, pois consolida os conhecimentos adquiridos e os integra à memória de longo prazo. No contexto escolar, estratégias como aulas expositivas de recapitulação e sínteses ao final das aulas desempenham um papel crucial nesse processo.
A aula expositiva voltada para a revisão de um tema já abordado permite que os alunos revisitarem os conceitos, reforçando as conexões neurais relacionadas ao conteúdo. Da mesma forma, as sínteses realizadas no encerramento de cada aula funcionam como um resumo estruturado, destacando os pontos principais e facilitando a retenção.
Portanto, é correto afirmar que essas práticas pedagógicas constituem formas efetivas de fixação da aprendizagem. Elas não apenas ajudam na consolidação do conhecimento, mas também preparam o terreno para a aquisição de novos conteúdos, criando uma base sólida para o desenvolvimento intelectual dos estudantes.
Questão 37
A fixação, um complemento essencial da aprendizagem, não tem merecido, nas práticas escolares, a atenção que lhe é devida. Com relação a esse aspecto didático, julgue os seguintes itens.
A elaboração de um quadro sinótico pelos alunos possibilita o desenvolvimento dos raciocínios dedutivo, indutivo e analógico.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
A fixação é um elemento crucial no processo de aprendizagem, pois consolida os conhecimentos adquiridos e permite sua aplicação em diferentes contextos. No entanto, muitas vezes, esse aspecto é negligenciado nas práticas pedagógicas, o que pode comprometer a eficácia do ensino.
No que diz respeito à elaboração de um quadro sinótico pelos alunos, essa atividade demonstra ser uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de habilidades cognitivas fundamentais. Ao organizar informações de forma sintética e hierárquica, os estudantes exercitam o raciocínio dedutivo, identificando relações de causa e efeito; o raciocínio indutivo, ao generalizar conceitos a partir de exemplos específicos; e o raciocínio analógico, ao estabelecer comparações entre ideias distintas.
Portanto, a afirmação de que a elaboração de um quadro sinótico favorece esses tipos de raciocínio está correta, reforçando a importância de estratégias didáticas que promovam a fixação ativa e reflexiva do conteúdo.
Questão 38
A fixação, um complemento essencial da aprendizagem, não tem merecido, nas práticas escolares, a atenção que lhe é devida. Com relação a esse aspecto didático, julgue os seguintes itens.
A técnica de fixação de aprendizagem denominada quadro sinótico possibilita ao aluno pesquisar o essencial do tema desenvolvido em aula.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
A fixação, um complemento essencial da aprendizagem, não tem merecido, nas práticas escolares, a atenção que lhe é devida. Com relação a esse aspecto didático, julgue os seguintes itens.
A técnica de fixação de aprendizagem denominada quadro sinótico possibilita ao aluno pesquisar o essencial do tema desenvolvido em aula.
O gabarito correto é C) CERTO, pois o quadro sinótico é uma ferramenta didática que organiza informações de forma esquemática, destacando os pontos principais de um conteúdo. Essa técnica auxilia o aluno na revisão e na fixação do aprendizado, permitindo uma visão clara e concisa do tema estudado.
Portanto, a afirmação está correta, já que o quadro sinótico cumpre justamente essa função de síntese e reforço do conteúdo essencial trabalhado em sala de aula.
Questão 39
A fixação, um complemento essencial da aprendizagem, não tem merecido, nas práticas escolares, a atenção que lhe é devida. Com relação a esse aspecto didático, julgue os seguintes itens.
Argüição, quadros sinóticos, sínteses, exercícios, seminários e debates são técnicas de fixação de aprendizagem.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
A fixação, um complemento essencial da aprendizagem, não tem merecido, nas práticas escolares, a atenção que lhe é devida. Com relação a esse aspecto didático, julgue os seguintes itens.
O texto afirma que técnicas como argüição, quadros sinóticos, sínteses, exercícios, seminários e debates são métodos de fixação da aprendizagem. No entanto, o gabarito indica que essa afirmação está incorreta (E) ERRADO.
Isso sugere que, embora essas estratégias sejam frequentemente associadas ao processo de ensino, elas não são consideradas técnicas específicas de fixação, ou não cumprem esse papel de maneira eficaz. A fixação, enquanto etapa crucial para a consolidação do conhecimento, exige abordagens mais diretas e repetitivas, como revisões sistemáticas, aplicação prática imediata ou testes de retenção.
Portanto, a classificação dessas atividades como técnicas de fixação é equivocada, reforçando a necessidade de uma distinção clara entre métodos de exposição, discussão e assimilação de conteúdos e aqueles voltados especificamente para a retenção a longo prazo.
Questão 40
A fixação, um complemento essencial da aprendizagem, não tem merecido, nas práticas escolares, a atenção que lhe é devida. Com relação a esse aspecto didático, julgue os seguintes itens.
O trabalho de fixação deve ser realizado na aula seguinte à expositiva, por meio de exercícios propostos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O processo de fixação é um elemento crucial no aprendizado, pois permite a consolidação do conhecimento adquirido. No entanto, a afirmação de que o trabalho de fixação deve ser realizado exclusivamente na aula seguinte à expositiva, por meio de exercícios, é equivocada. A fixação eficaz não se limita a um momento específico ou a uma única metodologia.
Primeiramente, a fixação deve ser um processo contínuo, integrado às próprias aulas expositivas. Estratégias como perguntas reflexivas, debates rápidos e aplicações práticas imediatas ajudam a reforçar o conteúdo enquanto ele ainda está fresco na mente dos alunos. Adiar a fixação para a próxima aula pode resultar em perda significativa de retenção devido à curva do esquecimento.
Além disso, reduzir a fixação a exercícios propostos é uma abordagem limitada. Outras técnicas, como resumos em grupo, mapas mentais, simulações e até explicações entre pares, podem ser mais eficazes dependendo do conteúdo e do perfil da turma. A diversificação de métodos garante que diferentes estilos de aprendizagem sejam atendidos.
Portanto, o gabarito E) ERRADO está correto. A fixação deve ser dinâmica, imediata e variada, adaptando-se às necessidades pedagógicas para que cumpra seu papel de consolidar o aprendizado de forma duradoura.