Questões Sobre A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Pedagogia - concurso
Questão 71
Com base na Deliberação CEE 9/97 e seus fundamentos, a progressão continuada refere-se ao processo de desenvolvimento e aprendizagem, o qual descreve um movimento de ir sempre adiante, avançando, progredindo e, por isso, opõe-se à idéia de
- A)avaliação.
- B)repetência.
- C)aceleração.
- D)recuperação.
- E)disciplina.
A alternativa correta é B)
Com base na Deliberação CEE 9/97 e seus fundamentos, a progressão continuada refere-se ao processo de desenvolvimento e aprendizagem, o qual descreve um movimento de ir sempre adiante, avançando, progredindo e, por isso, opõe-se à ideia de repetência.
A progressão continuada é um modelo educacional que busca garantir o direito à aprendizagem contínua, evitando a retenção do aluno no mesmo ano escolar. Dessa forma, o sistema prioriza o acompanhamento pedagógico e a superação de dificuldades ao longo do processo, em vez de interromper a trajetória do estudante por meio da repetência.
As demais alternativas - avaliação, aceleração, recuperação e disciplina - não se contrapõem diretamente ao princípio da progressão continuada. Pelo contrário, podem ser estratégias complementares para garantir o avanço do aluno dentro desse modelo educacional.
Portanto, a alternativa correta é a letra B) repetência, pois representa justamente o oposto do que propõe a progressão continuada no processo de ensino-aprendizagem.
Questão 72
As proposições de Macedo (2005), elaboradas sob a perspectiva construtivista, buscam fundamentar sua proposta de que
- A)se valorize um contexto, chamado pelo autor de contexto de aprendizagem, em que os professores possam expressar seus sentimentos confusos ou ambivalentes quanto a uma idéia que acham boa do ponto de vista teórico, mas para qual, na prática, sempre se sentem despreparados.
- B)seja criado um ambiente mais produtivo de ensino no qual o docente seja chamado a participar mais ativamente das decisões educacionais como meio de promover o desenvolvimento da consciência dos profissionais sobre os seus direitos e deveres, mas também sobre os direitos e deveres dos seus alunos.
- C)se valorize o contexto do ensino na sala de aula, para que o professor possa aplicar novos recursos pedagógicos e utilizar novas estratégias e, dessa forma, tornar suas aulas mais interessantes e motivadoras para todos os seus alunos, pois a realidade tem mostrado que o que temos hoje não traz resultados esperados.
- D)se valorize um contexto, chamado pelo autor de contexto de aprendizagem, em que os alunos possam expressar suas idéias e o professor analisar e compreender em que nível de aprendizagem o aluno se encontra, para estimulá-lo a testar novas hipóteses, de modo a promover o seu desenvolvimento.
- E)o contexto de ensino seja pensado de forma mais abrangente, incluindo, além da sala de aula, um projeto de formação continuada de todos os profissionais, as relações com a comunidade e dos próprios professores entre si, de modo que, num movimento articulado, todos possam se envolver com a educação.
A alternativa correta é A)
As proposições de Macedo (2005), elaboradas sob a perspectiva construtivista, destacam a importância de um contexto de aprendizagem que priorize a expressão dos sentimentos dos professores. O autor argumenta que, muitas vezes, os educadores enfrentam conflitos internos ao lidar com ideias teoricamente válidas, mas que, na prática, geram insegurança ou despreparo. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra A, que reforça essa abordagem.
Essa perspectiva ressalta a necessidade de um ambiente acolhedor, onde os docentes possam compartilhar suas dúvidas e ambivalências sem receio de julgamento. Macedo (2005) defende que, ao reconhecer e trabalhar essas contradições, os professores podem desenvolver maior confiança e autonomia em sua prática pedagógica. Essa visão está alinhada com os princípios construtivistas, que valorizam o processo de construção do conhecimento tanto para os alunos quanto para os educadores.
As demais alternativas, embora apresentem aspectos relevantes da educação, como participação ativa do docente (B), inovação em sala de aula (C), foco no desenvolvimento do aluno (D) e formação continuada (E), não capturam o cerne da proposta de Macedo (2005). O autor enfatiza especificamente a dimensão emocional e reflexiva do professor, destacando que a aprendizagem profissional também ocorre por meio da confrontação de sentimentos e ideias conflitantes.
Questão 73
Alarcão (2003) critica, em sua obra, os paradigmas tradicionais de educação e formação e propõe substituí- los por um novo,
- A)em que os tempos, as grades, os espaços e os recursos de aprendizagem sejam reorganizados, sem transgredir, porém, o princípio de turmas fixas para a aprendizagem.
- B)fundamentado, dentre outros, na noção de grupos flexíveis de aprendizagem, reconstituídos em função das necessidades ou dos objetivos.
- C)organizado em termos de dois princípios básicos: homogeneidade e seqüencialidade.
- D)no qual se valorize a segmentação disciplinar e a multidocência, à medida que a informação ganha em profundidade nos currículos escolares.
- E)alicerçado em uma nova composição do trabalho na escola: orientada por programas, com a organização dos alunos por turmas tanto quanto possível homogêneas e de composição estável e ciclos de aprendizagem pluri-anuais.
A alternativa correta é B)
Alarcão (2003), em sua obra, apresenta uma crítica contundente aos paradigmas tradicionais de educação e formação, apontando a necessidade de substituí-los por um modelo mais dinâmico e adaptável às necessidades dos aprendizes. Entre as alternativas apresentadas, a opção B) destaca-se como a mais alinhada com a proposta do autor, ao defender um paradigma fundamentado na noção de grupos flexíveis de aprendizagem, que se reconstituem conforme os objetivos ou demandas específicas.
Essa abordagem rompe com a rigidez dos modelos tradicionais, que frequentemente priorizam turmas fixas e homogeneizadas (como mencionado nas alternativas A, C e E), ou a segmentação disciplinar excessiva (alternativa D). Em vez disso, Alarcão propõe um sistema que valoriza a flexibilidade e a personalização, permitindo que os agrupamentos de alunos se adaptem conforme as situações de aprendizagem, sem perder de vista os objetivos educacionais.
A escolha da alternativa B) como correta reflete a compreensão de que a educação contemporânea exige modelos mais orgânicos, capazes de responder às diferenças individuais e aos contextos em constante transformação. A ideia de grupos flexíveis não apenas promove uma maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem, mas também estimula a colaboração e a autonomia dos estudantes, princípios essenciais para uma formação integral.
Questão 74
Quando o professor trabalha com um modelo construtivista de aprendizagem e um modelo de ensino pela resolução de problemas, sua atividade de ensino vai ter de dialogar com a atividade de aprendizagem do aluno. Para isso, ele terá de considerar muitas variáveis, tomar decisões e assumir um alto grau de autonomia (Weisz, 2002). Para atender a essas características, o processo de formação docente deve
- A)ser realizado em escola especialmente destinada à preparação de professores e que, para isso, cumpre a exigência de oferecer estágios em escolas com as quais mantém convênio, onde professores didatas são preparados para contribuir com a formação dos colegas mais jovens.
- B)estar voltado ao aprimoramento de capacidades e habilidades de ensino por meio de atividades pragmáticas, em programas sistemáticos e sistematizados de treinamento que dêem a ele condições de atualizar as suas práticas sobre o processo de ensino e de aprendizagem.
- C)envolver um processo cooperativo de formação teórica permanente e consistente, que institua e alimente relações de autonomia entre os educadores, entre esses e as teorias estudadas, incluindo a análise compartilhada, a partir da interpretação que faz da teoria e da realidade em que está inserido.
- D)envolver o contato com intelectuais renomados na área de didática e de avaliação, para que ao final do seu curso de formação inicial, o docente alcance o mínimo de conhecimentos necessários para se ocupar de promover a aprendizagem dos alunos e utilizar processos adequados de avaliação.
- E)estar voltado a uma consistente formação teórica na área de metodologia e de avaliação de ensino, além do que, deve contar com parceria de outro professor na sala de aula, em razão dos múltiplos aspectos a serem observados no desenvolvimento das crianças, de acordo com os resultados de pesquisas na área.
A alternativa correta é C)
O modelo construtivista de aprendizagem e o ensino baseado na resolução de problemas exigem que o professor estabeleça um diálogo constante com o processo de aprendizagem do aluno. Essa abordagem demanda uma postura ativa, reflexiva e autônoma por parte do educador, que precisa considerar múltiplas variáveis e tomar decisões pedagógicas adequadas a cada contexto (Weisz, 2002). Diante disso, a formação docente deve ser pensada de maneira a preparar o professor para essa complexidade.
Entre as alternativas apresentadas, a opção C destaca-se como a mais adequada, pois propõe um processo cooperativo de formação teórica permanente, que estimula a autonomia e a reflexão crítica. Essa abordagem permite que o educador estabeleça relações significativas entre as teorias estudadas e sua prática, além de promover a análise compartilhada da realidade educacional. Dessa forma, o professor desenvolve a capacidade de adaptar suas estratégias de ensino às necessidades dos alunos, alinhando-se aos princípios do construtivismo e da resolução de problemas.
As demais alternativas apresentam limitações significativas. A opção A restringe a formação a um modelo institucionalizado, sem garantir a autonomia necessária. A alternativa B prioriza um treinamento pragmático, sem aprofundamento teórico. Já as opções D e E focam em aspectos específicos da formação, como didática ou parcerias em sala de aula, sem abordar a construção coletiva do conhecimento e a reflexão crítica que são fundamentais para uma prática docente alinhada aos modelos mencionados.
Portanto, a alternativa C é a que melhor atende às demandas de uma formação docente consistente, preparando o professor para os desafios de um ensino construtivista e baseado na resolução de problemas.
Questão 75
A escola tem que enfrentar os desafios para transformar o ensino da leitura e da escrita, de modo a formar praticantes da leitura e da escrita, segundo Lerner (2002). A autora refere-se à formação de leitores que
- A)sejam capazes de ler um texto selecionado por alguém de seu convívio, em casa ou em outros ambientes, nos quais têm a oportunidade de estabelecer contatos sociais.
- B)saibam escolher o material escrito adequado para buscar a solução de seus problemas e sejam desejosos de embrenhar-se em outros mundos possíveis, por meio da literatura.
- C)leiam fluentemente textos indicados pela professora, em sala de aula, mostrando compreensão por meio de respostas corretas às questões formuladas sobre o texto que leram.
- D)se mostrem capazes de se apresentar em festas escolares lendo o texto que lhes foi destinado, de forma expressiva.
- E)se mostrem interessados pelas atividades de sala de aula, demonstrando domínio da leitura de diferentes tipos de textos, nas diversas disciplinas.
A alternativa correta é B)
A escola tem um papel fundamental na formação de leitores e escritores autônomos, capazes de interagir criticamente com o mundo por meio da linguagem. Segundo Lerner (2002), o ensino da leitura e da escrita deve ir além da simples decodificação de textos ou da execução de tarefas escolares isoladas. É necessário formar indivíduos que vejam a leitura como uma ferramenta para resolver problemas, explorar novos universos e ampliar seus horizontes.
Entre as alternativas apresentadas, a opção B) destaca-se como a mais adequada, pois reflete a visão de um leitor ativo, que busca no texto não apenas respostas prontas, mas também significados pessoais e coletivos. Um leitor formado dessa maneira não se limita a cumprir demandas externas, como ler textos indicados por outros (alternativas A, C e D) ou demonstrar desempenho em atividades específicas (alternativa E). Em vez disso, ele desenvolve autonomia para selecionar materiais escritos de acordo com suas necessidades e interesses, além de se aventurar na literatura como forma de acesso a outras realidades.
Portanto, a escola deve promover situações de aprendizagem que incentivem a curiosidade, a escolha consciente e o prazer pela leitura. Somente assim será possível formar verdadeiros praticantes da escrita e da leitura, capazes de utilizar a linguagem como instrumento de transformação pessoal e social.
Questão 76
Lerner (2002) afirma que a língua escrita, criada para representar e comunicar significados aparece nas práticas docentes, de modo geral, fragmentada, em pedacinhos. Esse fenômeno está presente na transposição didática, a qual, de acordo com a autora,
- A)afeta todos os saberes que ingressam na escola e deveria ser eliminado da prática docente, pois ao modificar o conhecimento para transformá-lo em objeto de ensino, a escola dificulta o processo de aprendizagem dos alunos nas diferentes disciplinas.
- B)é fundamental no ensino da escrita e da leitura, para contornar a complexidade desse conhecimento que, apresentado de forma mais simples, favorece a memorização do aluno.
- C)não pode ter seu controle exclusivamente sob responsabilidade do professor; os governos devem tornar possível à comunidade científica se pronunciar sobre a pertinência dos recortes que se fazem ao selecionar os conteúdos escolares.
- D)é objeto de crítica dos educadores de modo geral, porque ao receberem conteúdos prontos para serem ensinados aos alunos, os professores pouco podem fazer para adequá-los ao nível de desenvolvimento dos mesmos.
- E)permite avaliar e controlar passo a passo o processo de aprendizagem, procedimento importante dentro da instituição escolar, que necessariamente deve prestar contas dos resultados alcançados a toda sociedade.
A alternativa correta é C)
Lerner (2002) afirma que a língua escrita, criada para representar e comunicar significados, aparece nas práticas docentes, de modo geral, fragmentada, em pedacinhos. Esse fenômeno está presente na transposição didática, a qual, de acordo com a autora,
- A) afeta todos os saberes que ingressam na escola e deveria ser eliminado da prática docente, pois ao modificar o conhecimento para transformá-lo em objeto de ensino, a escola dificulta o processo de aprendizagem dos alunos nas diferentes disciplinas.
- B) é fundamental no ensino da escrita e da leitura, para contornar a complexidade desse conhecimento que, apresentado de forma mais simples, favorece a memorização do aluno.
- C) não pode ter seu controle exclusivamente sob responsabilidade do professor; os governos devem tornar possível à comunidade científica se pronunciar sobre a pertinência dos recortes que se fazem ao selecionar os conteúdos escolares.
- D) é objeto de crítica dos educadores de modo geral, porque ao receberem conteúdos prontos para serem ensinados aos alunos, os professores pouco podem fazer para adequá-los ao nível de desenvolvimento dos mesmos.
- E) permite avaliar e controlar passo a passo o processo de aprendizagem, procedimento importante dentro da instituição escolar, que necessariamente deve prestar contas dos resultados alcançados a toda sociedade.
O gabarito correto é C).
Questão 77
Identifique, nas alternativas a seguir, aquela que reúne todas as posições defendidas por La Taille (1998) a respeito de concepções que fundamentam ações pedagógicas que favorecem o desenvolvimento infantil.
- A)Os saberes ingênuos da criança são o melhor aliado do conhecimento científico. As crianças, longe de permanecerem desinteressadas pelo mundo em que vivem, criam suas próprias concepções, cujas características dependem de seu estágio de desenvolvimento.
- B)A maturação biológica é o fator central do desenvolvimento cognitivo infantil, impulsionado pelo desejo onipotente de crescer. A motivação lúdica envolve a criança na ação, favorecendo o seu desenvolvimento pleno.
- C)As obras literárias são impróprias para o ensino infantil em virtude da imaturidade da criança para compreendê-las. O ensino de História e Geografia deve pautar-se pela história e geografia pessoais do aluno.
- D)Os saberes ingênuos da criança devem ser substituídos pelo saber científico. O professor deve estar ciente de que não há interesse extrínseco à matéria que mova o aluno para estudar.
- E)Deve-se aproximar a cultura da criança ao invés de aproximar a criança da cultura. As produções culturais podem e devem ser apresentadas às crianças, desde que sua linguagem seja adaptada para o mundo infantil.
A alternativa correta é A)
Identifique, nas alternativas a seguir, aquela que reúne todas as posições defendidas por La Taille (1998) a respeito de concepções que fundamentam ações pedagógicas que favorecem o desenvolvimento infantil.
- A) Os saberes ingênuos da criança são o melhor aliado do conhecimento científico. As crianças, longe de permanecerem desinteressadas pelo mundo em que vivem, criam suas próprias concepções, cujas características dependem de seu estágio de desenvolvimento.
- B) A maturação biológica é o fator central do desenvolvimento cognitivo infantil, impulsionado pelo desejo onipotente de crescer. A motivação lúdica envolve a criança na ação, favorecendo o seu desenvolvimento pleno.
- C) As obras literárias são impróprias para o ensino infantil em virtude da imaturidade da criança para compreendê-las. O ensino de História e Geografia deve pautar-se pela história e geografia pessoais do aluno.
- D) Os saberes ingênuos da criança devem ser substituídos pelo saber científico. O professor deve estar ciente de que não há interesse extrínseco à matéria que mova o aluno para estudar.
- E) Deve-se aproximar a cultura da criança ao invés de aproximar a criança da cultura. As produções culturais podem e devem ser apresentadas às crianças, desde que sua linguagem seja adaptada para o mundo infantil.
O gabarito correto é A).
Questão 78
Hernández (1998) estimula a reflexão sobre projetos de trabalho como estratégia de ensino. O projeto de trabalho, sob o ponto de vista do autor, é uma maneira de entender o sentido da escolaridade baseado no ensino para a compreensão, porque os estudantes
I. participam de um processo de busca que tem sentido para eles e em que utilizam diferentes estratégias de pesquisa.
II. podem participar no processo de planejamento da própria aprendizagem.
III. são ajudados a serem flexíveis, reconhecerem o outro e compreenderem seu próprio entorno pessoal e cultural.
IV. são levados a compreender os problemas que investigam, no sentido de serem capazes de ir além da informação dada, buscando explicações e construindo hipóteses sobre as conseqüências das diferentes versões do fato.
V. interessam-se pelas situações propostas pelo professor, sempre que este parte do levantamento de temas, para organizar suas aulas de modo a garantir que o aluno aprenda o previsto no plano oficial de ensino.
Está correto o contido em
- A)I e II, apenas.
- B)II e III, apenas.
- C)III e IV, apenas.
- D)I, II, III e IV, apenas.
- E)I, II, III, IV e V.
A alternativa correta é D)
Hernández (1998) propõe uma abordagem educacional centrada nos projetos de trabalho como estratégia pedagógica, destacando sua importância para uma aprendizagem significativa. Segundo o autor, essa metodologia permite que os estudantes desenvolvam habilidades cognitivas e sociais ao engajarem-se ativamente no processo de construção do conhecimento.
Os pontos apresentados no texto evidenciam as características essenciais dos projetos de trabalho:
- A participação dos alunos em pesquisas com significado pessoal, utilizando diversas estratégias investigativas.
- O envolvimento no planejamento do próprio aprendizado, promovendo autonomia.
- O desenvolvimento de flexibilidade cognitiva e compreensão do contexto sociocultural.
- A capacidade de analisar problemas profundamente, formulando hipóteses e indo além das informações superficiais.
O item V não se alinha completamente com a perspectiva de Hernández, pois sugere uma abordagem mais diretiva, centrada no professor e no cumprimento rígido do currículo, o que contraria a essência dos projetos de trabalho como espaços abertos de investigação.
Portanto, a alternativa correta é D) I, II, III e IV, apenas, pois sintetiza adequadamente os princípios defendidos pelo autor sobre projetos de trabalho como ferramenta para uma educação compreensiva e significativa.
Questão 79
Leia a proposição a seguir: Coll (1994) relata que investigações antropológicas e transculturais colocaram em relevo a universalidade das capacidades cognitivas básicas, como a capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos, raciocinar logicamente etc, em todos os grupos culturais estudados. Afirma que as mesmas investigações evidenciam diferenças importantes na maneira de utilizar tais capacidades em situações concretas de resolução de problemas. Ao final, sugere que há alguns universais cognitivos, mas a sua colocação em prática efetiva depende da natureza das aprendizagens específicas que as experiências educacionais propiciam. As afirmações do autor nos permitem concluir que
- A)a capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos, raciocinar logicamente por se caracterizar como capacidades cognitivas universais, não se vinculam direta ou indiretamente à experiência escolar.
- B)a experiência escolar é fundamental para que as capacidades cognitivas básicas sejam caracterizadas como cognitivos universais, além de ser um diferencial nos resultados de pesquisas, nos grupos culturais mais desenvolvidos.
- C)a educação escolar propicia aos sujeitos o exercício de suas capacidades de generalizar, recordar, formar conceitos, raciocinar logicamente etc porque se tratam de características cognitivas universais.
- D)as experiências de sala de aula podem propiciar aprendizagens específicas que permitem ao sujeito utilizar de modo efetivo a capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos, raciocinar logicamente etc, na resolução de problemas.
- E)experiências escolares podem favorecer o desenvolvimento das capacidades cognitivas básicas, desde que não se caracterizem como capacidades cognitivas básicas universais.
A alternativa correta é D)
Leia a proposição a seguir: Coll (1994) relata que investigações antropológicas e transculturais colocaram em relevo a universalidade das capacidades cognitivas básicas, como a capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos, raciocinar logicamente etc, em todos os grupos culturais estudados. Afirma que as mesmas investigações evidenciam diferenças importantes na maneira de utilizar tais capacidades em situações concretas de resolução de problemas. Ao final, sugere que há alguns universais cognitivos, mas a sua colocação em prática efetiva depende da natureza das aprendizagens específicas que as experiências educacionais propiciam. As afirmações do autor nos permitem concluir que
- A) a capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos, raciocinar logicamente por se caracterizar como capacidades cognitivas universais, não se vinculam direta ou indiretamente à experiência escolar.
- B) a experiência escolar é fundamental para que as capacidades cognitivas básicas sejam caracterizadas como cognitivos universais, além de ser um diferencial nos resultados de pesquisas, nos grupos culturais mais desenvolvidos.
- C) a educação escolar propicia aos sujeitos o exercício de suas capacidades de generalizar, recordar, formar conceitos, raciocinar logicamente etc porque se tratam de características cognitivas universais.
- D) as experiências de sala de aula podem propiciar aprendizagens específicas que permitem ao sujeito utilizar de modo efetivo a capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos, raciocinar logicamente etc, na resolução de problemas.
- E) experiências escolares podem favorecer o desenvolvimento das capacidades cognitivas básicas, desde que não se caracterizem como capacidades cognitivas básicas universais.
O gabarito correto é D).
Questão 80
Analise as seguintes afirmações:
– Lá fui eu para uma escola (…) Tinha algumas idéias genéricas sobre o fato de que todas as crianças eram capazes de aprender e de que havia técnicas para ensinar. Passei a empregá-las. (…) alguém pensava procedimentos técnicos, passava-os como um pacote para o professor, que entrava na classe e executava. (Weisz, 2002)
– O professor é que precisa compreender o caminho da aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento e, em função disso, identificar as informações e as atividades que permitam a ele avançar do patamar de conhecimento que já conquistou para outro mais evoluído. (Weisz, 2002)
Os dois recortes do relato de Weisz (2002) tratam de duas concepções distintas de aprendizagem que influenciam o ato de ensinar. Referem-se, respectivamente, às concepções:
- A)espontaneísta, em que se acredita que o aluno constrói seus conhecimentos e ao professor cabe ensiná-los e verificar se aprenderam, no primeiro caso, e empirista no segundo, em que se acredita que o aluno aprende o conteúdo independentemente da forma como é ensinado, desde que mediado pelo professor.
- B)construtivista, no primeiro caso, em que a aprendizagem é entendida como resultado da aplicação de diferentes alternativas metodológicas, independente de conteúdos, e espontaneísta no segundo caso, que entende a aquisição do conhecimento como resultado da ação do aluno sobre o objeto de conhecimento.
- C)empirista, no primeiro caso, vê o sujeito da aprendizagem como um sujeito vazio a ser preenchido pelas experiências e pelo que lhe ensinam, e construtivista no segundo, supõe o aluno protagonista do seu processo de aprendizagem, sendo desafiado a refletir sobre o objeto de conhecimento, recebendo ajuda e interagindo com outras pessoas.
- D)estímulo-resposta, em que o aluno responde ao professor, de acordo com o que lhe foi ensinado, atendendo ao que dele se espera, no primeiro caso, e, no segundo, construtivista, em que a aprendizagem é entendida como resultado da aplicação de diferentes alternativas metodológicas.
- E)inatista, em que o conteúdo transmitido de forma gradativa para o aluno é o que garante a sua aprendizagem, no primeiro caso, e, no segundo, empirista, em que o aluno é visto como sujeito de sua própria aprendizagem e o professor o mediador da ação do aprendiz sobre o objeto de conhecimento.
A alternativa correta é C)
Os dois recortes apresentados de Weisz (2002) ilustram visões opostas sobre a aprendizagem e o papel do professor. A primeira afirmação descreve uma abordagem em que o professor recebe um "pacote" de técnicas prontas para aplicar em sala de aula, sem considerar as particularidades dos alunos. Essa perspectiva está alinhada com a concepção empirista, que enxerga o aluno como um receptor passivo de conhecimento, um sujeito "vazio" a ser preenchido por meio da transmissão de informações.
Já a segunda afirmação apresenta uma visão diametralmente oposta, na qual o professor deve compreender o processo individual de aprendizagem de cada aluno e oferecer suporte personalizado para que ele avance em seu conhecimento. Essa abordagem reflete a concepção construtivista, que considera o aluno como protagonista ativo de sua aprendizagem, construindo conhecimento por meio da interação com o objeto de estudo e com os outros, mediado pelo professor.
A alternativa correta é a C), pois identifica corretamente a primeira afirmação como representante do empirismo (transmissão mecânica de conhecimento) e a segunda como construtivista (aprendizagem ativa e contextualizada). As demais alternativas ou invertem as concepções ou atribuem classificações incorretas, como espontaneísmo ou inatismo, que não correspondem às ideias apresentadas nos trechos.