Quando o professor trabalha com um modelo construtivista de aprendizagem e um modelo de ensino pela resolução de problemas, sua atividade de ensino vai ter de dialogar com a atividade de aprendizagem do aluno. Para isso, ele terá de considerar muitas variáveis, tomar decisões e assumir um alto grau de autonomia (Weisz, 2002). Para atender a essas características, o processo de formação docente deve
Quando o professor trabalha com um modelo construtivista de aprendizagem e um modelo de ensino pela resolução de problemas, sua atividade de ensino vai ter de dialogar com a atividade de aprendizagem do aluno. Para isso, ele terá de considerar muitas variáveis, tomar decisões e assumir um alto grau de autonomia (Weisz, 2002). Para atender a essas características, o processo de formação docente deve
- A)ser realizado em escola especialmente destinada à preparação de professores e que, para isso, cumpre a exigência de oferecer estágios em escolas com as quais mantém convênio, onde professores didatas são preparados para contribuir com a formação dos colegas mais jovens.
- B)estar voltado ao aprimoramento de capacidades e habilidades de ensino por meio de atividades pragmáticas, em programas sistemáticos e sistematizados de treinamento que dêem a ele condições de atualizar as suas práticas sobre o processo de ensino e de aprendizagem.
- C)envolver um processo cooperativo de formação teórica permanente e consistente, que institua e alimente relações de autonomia entre os educadores, entre esses e as teorias estudadas, incluindo a análise compartilhada, a partir da interpretação que faz da teoria e da realidade em que está inserido.
- D)envolver o contato com intelectuais renomados na área de didática e de avaliação, para que ao final do seu curso de formação inicial, o docente alcance o mínimo de conhecimentos necessários para se ocupar de promover a aprendizagem dos alunos e utilizar processos adequados de avaliação.
- E)estar voltado a uma consistente formação teórica na área de metodologia e de avaliação de ensino, além do que, deve contar com parceria de outro professor na sala de aula, em razão dos múltiplos aspectos a serem observados no desenvolvimento das crianças, de acordo com os resultados de pesquisas na área.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O modelo construtivista de aprendizagem e o ensino baseado na resolução de problemas exigem que o professor estabeleça um diálogo constante com o processo de aprendizagem do aluno. Essa abordagem demanda uma postura ativa, reflexiva e autônoma por parte do educador, que precisa considerar múltiplas variáveis e tomar decisões pedagógicas adequadas a cada contexto (Weisz, 2002). Diante disso, a formação docente deve ser pensada de maneira a preparar o professor para essa complexidade.
Entre as alternativas apresentadas, a opção C destaca-se como a mais adequada, pois propõe um processo cooperativo de formação teórica permanente, que estimula a autonomia e a reflexão crítica. Essa abordagem permite que o educador estabeleça relações significativas entre as teorias estudadas e sua prática, além de promover a análise compartilhada da realidade educacional. Dessa forma, o professor desenvolve a capacidade de adaptar suas estratégias de ensino às necessidades dos alunos, alinhando-se aos princípios do construtivismo e da resolução de problemas.
As demais alternativas apresentam limitações significativas. A opção A restringe a formação a um modelo institucionalizado, sem garantir a autonomia necessária. A alternativa B prioriza um treinamento pragmático, sem aprofundamento teórico. Já as opções D e E focam em aspectos específicos da formação, como didática ou parcerias em sala de aula, sem abordar a construção coletiva do conhecimento e a reflexão crítica que são fundamentais para uma prática docente alinhada aos modelos mencionados.
Portanto, a alternativa C é a que melhor atende às demandas de uma formação docente consistente, preparando o professor para os desafios de um ensino construtivista e baseado na resolução de problemas.
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