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Quando o professor trabalha com um modelo construtivista de aprendizagem e um modelo de ensino pela resolução de problemas, sua atividade de ensino vai ter de dialogar com a atividade de aprendizagem do aluno. Para isso, ele terá de considerar muitas variáveis, tomar decisões e assumir um alto grau de autonomia (Weisz, 2002). Para atender a essas características, o processo de formação docente deve

Quando o professor trabalha com um modelo construtivista de aprendizagem e um modelo de ensino pela resolução de problemas, sua atividade de ensino vai ter de dialogar com a atividade de aprendizagem do aluno. Para isso, ele terá de considerar muitas variáveis, tomar decisões e assumir um alto grau de autonomia (Weisz, 2002). Para atender a essas características, o processo de formação docente deve

Resposta:

A alternativa correta é C)

O modelo construtivista de aprendizagem e o ensino baseado na resolução de problemas exigem que o professor estabeleça um diálogo constante com o processo de aprendizagem do aluno. Essa abordagem demanda uma postura ativa, reflexiva e autônoma por parte do educador, que precisa considerar múltiplas variáveis e tomar decisões pedagógicas adequadas a cada contexto (Weisz, 2002). Diante disso, a formação docente deve ser pensada de maneira a preparar o professor para essa complexidade.

Entre as alternativas apresentadas, a opção C destaca-se como a mais adequada, pois propõe um processo cooperativo de formação teórica permanente, que estimula a autonomia e a reflexão crítica. Essa abordagem permite que o educador estabeleça relações significativas entre as teorias estudadas e sua prática, além de promover a análise compartilhada da realidade educacional. Dessa forma, o professor desenvolve a capacidade de adaptar suas estratégias de ensino às necessidades dos alunos, alinhando-se aos princípios do construtivismo e da resolução de problemas.

As demais alternativas apresentam limitações significativas. A opção A restringe a formação a um modelo institucionalizado, sem garantir a autonomia necessária. A alternativa B prioriza um treinamento pragmático, sem aprofundamento teórico. Já as opções D e E focam em aspectos específicos da formação, como didática ou parcerias em sala de aula, sem abordar a construção coletiva do conhecimento e a reflexão crítica que são fundamentais para uma prática docente alinhada aos modelos mencionados.

Portanto, a alternativa C é a que melhor atende às demandas de uma formação docente consistente, preparando o professor para os desafios de um ensino construtivista e baseado na resolução de problemas.

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