“A educação continuada para educadores, em todos os níveis, é uma das condições indispensáveis para o trabalho pedagógico. Nada mais contrário ao espírito educativo do que a tentativa de petrificar o conhecimento e reduzir a atividade de ensino à repetição vazia de fórmulas desgastadas. A formação do educador não se dá, portanto, em um determinado momento, entre quatro paredes”. PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 1997, p. 170.Essa afirmação revela uma preocupação em relação à formação de professores, quanto à dinâmica do processo educativo. Qual das concepções abaixo é coerente com a ideia do autor em relação a esse processo?
“A educação continuada para educadores, em todos os
níveis, é uma das condições indispensáveis para o trabalho
pedagógico. Nada mais contrário ao espírito educativo do
que a tentativa de petrificar o conhecimento e reduzir a
atividade de ensino à repetição vazia de fórmulas
desgastadas. A formação do educador não se dá, portanto,
em um determinado momento, entre quatro paredes”.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática,
1997, p. 170.
Essa afirmação revela uma preocupação em relação à formação
de professores, quanto à dinâmica do processo
educativo. Qual das concepções abaixo é coerente com a
ideia do autor em relação a esse processo?
- A)O educador deve estar sempre investindo na atualização de seus conhecimentos, de forma continuada, para que possa acompanhar a dinâmica das transformações sociais.
- B)A educação formal para professores deve ter o tempo de formação ampliado, a fim de que seja obtido um melhor preparo para a prática pedagógica.
- C)A educação formal exige uma disciplina capaz de conduzir o educador a construir o conhecimento, sem que seja influenciado por questões ideológicas.
- D)O curso de formação de professores deve alertar sobre os riscos das inovações no campo dos saberes, como condição indispensável para a homogeneidade do conhecimento.
- E)Em relação à educação continuada, a expressão petrificar o conhecimento remete a uma concepção de conhecimento sólida e bem sustentada.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O trecho citado de Nelson Piletti em História da Educação no Brasil destaca a importância da educação continuada para os educadores, rejeitando a ideia de um conhecimento estático e repetitivo. O autor enfatiza que a formação docente não se limita a um período específico ou a um espaço formal, mas deve ser um processo contínuo e dinâmico, acompanhando as transformações sociais e pedagógicas.
Entre as opções apresentadas, a alternativa A) é a que melhor reflete a concepção do autor. Ela afirma que o educador deve investir constantemente na atualização de seus conhecimentos, alinhando-se à necessidade de adaptação às mudanças sociais e educacionais. Essa visão está em sintonia com a crítica de Piletti à "petrificação do conhecimento" e à repetição de fórmulas ultrapassadas.
As demais alternativas não captam plenamente a essência do argumento do autor. A alternativa B) foca apenas na extensão da formação inicial, enquanto o texto defende um aprendizado permanente. A alternativa C) introduz uma questão ideológica que não é abordada no trecho. A opção D) contradiz a ideia de inovação e dinamismo defendida por Piletti, ao sugerir resistência às mudanças. Por fim, a alternativa E) interpreta erroneamente a expressão "petrificar o conhecimento", que no contexto original tem conotação negativa, referindo-se à estagnação.
Portanto, a alternativa A) é a única que expressa de forma coerente a necessidade de formação continuada e atualização constante, princípios centrais na visão do autor sobre o trabalho pedagógico.
Deixe um comentário