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“A educação continuada para educadores, em todos os níveis, é uma das condições indispensáveis para o trabalho pedagógico. Nada mais contrário ao espírito educativo do que a tentativa de petrificar o conhecimento e reduzir a atividade de ensino à repetição vazia de fórmulas desgastadas. A formação do educador não se dá, portanto, em um determinado momento, entre quatro paredes”. PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 1997, p. 170.Essa afirmação revela uma preocupação em relação à formação de professores, quanto à dinâmica do processo educativo. Qual das concepções abaixo é coerente com a ideia do autor em relação a esse processo?

“A educação continuada para educadores, em todos os
níveis, é uma das condições indispensáveis para o trabalho
pedagógico. Nada mais contrário ao espírito educativo do
que a tentativa de petrificar o conhecimento e reduzir a
atividade de ensino à repetição vazia de fórmulas
desgastadas. A formação do educador não se dá, portanto,
em um determinado momento, entre quatro paredes”.

PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática,
1997, p. 170.

Essa afirmação revela uma preocupação em relação à formação
de professores, quanto à dinâmica do processo
educativo. Qual das concepções abaixo é coerente com a
ideia do autor em relação a esse processo?

Resposta:

A alternativa correta é A)

O trecho citado de Nelson Piletti em História da Educação no Brasil destaca a importância da educação continuada para os educadores, rejeitando a ideia de um conhecimento estático e repetitivo. O autor enfatiza que a formação docente não se limita a um período específico ou a um espaço formal, mas deve ser um processo contínuo e dinâmico, acompanhando as transformações sociais e pedagógicas.

Entre as opções apresentadas, a alternativa A) é a que melhor reflete a concepção do autor. Ela afirma que o educador deve investir constantemente na atualização de seus conhecimentos, alinhando-se à necessidade de adaptação às mudanças sociais e educacionais. Essa visão está em sintonia com a crítica de Piletti à "petrificação do conhecimento" e à repetição de fórmulas ultrapassadas.

As demais alternativas não captam plenamente a essência do argumento do autor. A alternativa B) foca apenas na extensão da formação inicial, enquanto o texto defende um aprendizado permanente. A alternativa C) introduz uma questão ideológica que não é abordada no trecho. A opção D) contradiz a ideia de inovação e dinamismo defendida por Piletti, ao sugerir resistência às mudanças. Por fim, a alternativa E) interpreta erroneamente a expressão "petrificar o conhecimento", que no contexto original tem conotação negativa, referindo-se à estagnação.

Portanto, a alternativa A) é a única que expressa de forma coerente a necessidade de formação continuada e atualização constante, princípios centrais na visão do autor sobre o trabalho pedagógico.

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