A formação continuada dos professores inclui a apropriação e o desenvolvimento de conhecimentos, saberes, habilidades, competências e valores para o ensino. No quadro a seguir, estão caracterizados dois tipos de conhecimento da atividade profissional para o ensino. Conhecimento 1 Permite conhecer e analisar o conteúdo e a sequência didática de aprendizagem da disciplina. Conhecimento 2 É o conhecimento que possibilita ensinar , segundo a heterogeneidade e a diversidade pressupostas, os grupos de educandos com diferentes estilos e ritmos de aprendizagem. Esses conhecimentos são denominados, respectivamente,
A formação continuada dos professores inclui a apropriação e o desenvolvimento de conhecimentos, saberes, habilidades, competências e valores para o ensino. No quadro a seguir, estão caracterizados dois tipos de conhecimento da atividade profissional para o ensino.
Conhecimento 1 Permite conhecer e analisar o conteúdo e a sequência
didática de aprendizagem da disciplina.
Conhecimento 2 É o conhecimento que possibilita ensinar , segundo a
heterogeneidade e a diversidade pressupostas, os
grupos de educandos com diferentes estilos e ritmos
de aprendizagem.
Esses conhecimentos são denominados, respectivamente,
- A)epistemológico e dos estudantes.
- B)do conteúdo e do currículo.
- C)pedagógico do conteúdo e pedagógico.
- D)do contexto e social.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A formação continuada dos professores é um processo essencial para o aprimoramento da prática docente, envolvendo a aquisição e o desenvolvimento de diversos conhecimentos e habilidades. No contexto apresentado, dois tipos de conhecimento são destacados como fundamentais para o ensino.
O Conhecimento 1 refere-se à compreensão profunda do conteúdo disciplinar e da sequência didática adequada para sua aprendizagem. Esse tipo de conhecimento está diretamente relacionado à dimensão epistemológica, pois permite ao professor analisar e estruturar o saber específico de sua área.
Já o Conhecimento 2 diz respeito à capacidade de ensinar considerando a diversidade dos estudantes, seus diferentes estilos e ritmos de aprendizagem. Esse conhecimento está centrado no entendimento das características dos educandos, sendo portanto denominado conhecimento dos estudantes.
Diante dessa análise, a alternativa correta que relaciona adequadamente esses conhecimentos com suas denominações é a A) epistemológico e dos estudantes, pois:
- O conhecimento epistemológico abrange a estrutura e a organização do saber disciplinar
- O conhecimento dos estudantes envolve a compreensão das particularidades dos aprendizes
Essa distinção é crucial para a prática docente, pois combina o domínio do conteúdo com a capacidade de adaptá-lo às necessidades dos alunos, promovendo uma educação mais efetiva e inclusiva.
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