A formação inicial e continuada de profissionais para a Educação de Jovens e Adultos terá como referência as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, apoiada em:
a Educação de Jovens e Adultos terá como referência
as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino
Fundamental e para o Ensino Médio e as diretrizes
curriculares nacionais para a formação de
professores, apoiada em:
- A)investigação dos problemas desta modalidade de educação, buscando oferecer soluções teoricamente fundamentadas sem necessidade de contextualização.
- B)explicitação de componentes curriculares como demonstração de destreza e iniciativa, principalmente na definição curricular.
- C)desenvolvimento de práticas educativas alicerçadas, predominantemente, na teoria.
- D)ambiente institucional com organização adequada à proposta pedagógica.
- E)utilização de métodos e técnicas que contemplem códigos e linguagens determinados por diretrizes específicas.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A formação de profissionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) deve ser pautada em diretrizes nacionais, tanto para o Ensino Fundamental e Médio quanto para a formação docente. Entre as alternativas apresentadas, a opção D) destaca-se como a correta, pois enfatiza a necessidade de um ambiente institucional organizado de acordo com a proposta pedagógica.
Essa alternativa reconhece que a estrutura institucional é fundamental para o sucesso da EJA, garantindo que as práticas educativas sejam desenvolvidas em um espaço adequado às necessidades específicas dessa modalidade. Enquanto outras opções focam em aspectos como teorização sem contextualização (A), demonstração de destreza (B), predominância teórica (C) ou métodos rígidos (E), a alternativa D) aborda um elemento estruturante essencial: a organização institucional como base para uma educação de qualidade.
Portanto, a resposta correta é aquela que valoriza a criação de condições materiais e organizacionais para implementar efetivamente a proposta pedagógica da EJA, considerando suas particularidades e desafios.
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