A pedagoga Fátima investe na sua formação continuada, numa perspectiva da Pedagogia da Autonomia, por entender que o século XXI se caracteriza pela tecnologia da comunicação que permite o livre transitar nas informações, a apropriação das mesmas e a ressignificação e socialização dos conhecimentos científicos. O processo formativo permanente do educador, nessa direção, possibilita:
A pedagoga Fátima investe na sua formação continuada, numa perspectiva da Pedagogia da Autonomia, por entender que o século XXI se caracteriza pela tecnologia da comunicação que permite o livre transitar nas informações, a apropriação das mesmas e a ressignificação e socialização dos conhecimentos científicos. O processo formativo permanente do educador, nessa direção, possibilita:
- A)uma prática pedagógica neutra que reflete positivamente no meio social
- B)novas formas de ordenação da experiência humana, com múltiplos reflexos na cognição
- C)o desenvolvimento de experiências que só servem para si mesmo
- D)o desenvolvimento de atividades pragmáticas e descontextualizadas
- E)visões distorcidas do mundo do trabalho
Resposta:
A alternativa correta é B)
A pedagoga Fátima, ao investir em sua formação continuada dentro da perspectiva da Pedagogia da Autonomia, demonstra uma compreensão profunda das demandas do século XXI. Vivemos em uma era marcada pela tecnologia da comunicação, que facilita o acesso à informação, sua apropriação crítica e a ressignificação do conhecimento científico. Nesse contexto, a formação permanente do educador não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para acompanhar as transformações sociais e educacionais.
O processo formativo contínuo, como mencionado, possibilita novas formas de ordenar a experiência humana, impactando diretamente a cognição e a maneira como o conhecimento é construído e compartilhado. A alternativa B) corretamente destaca esse aspecto, pois reflete a capacidade de adaptação e inovação que a Pedagogia da Autonomia promove, permitindo ao educador repensar sua prática de forma dinâmica e contextualizada.
As demais alternativas não se alinham com os princípios defendidos por Fátima. A neutralidade pedagógica (alternativa A)) é uma ilusão, já que toda prática educacional carrega intencionalidades. Experiências que servem apenas ao indivíduo (alternativa C)) ou atividades descontextualizadas (alternativa D)) contradizem a essência da Pedagogia da Autonomia, que valoriza a troca e a relevância social do conhecimento. Por fim, visões distorcidas do mundo do trabalho (alternativa E)) não são um resultado desejável de uma formação crítica e reflexiva.
Portanto, a resposta correta é B), pois sintetiza o impacto transformador que uma formação continuada, alinhada com as necessidades do século XXI, pode ter na prática pedagógica e na construção do conhecimento.
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