A pesquisa, a reflexão e a crítica são três dimensões da atividade de ensino do professor universitário e de sua formação continuada. Considere as afirmações a seguir , relativas a essas dimensões. I A pesquisa sobre o ensino é a estratégia mais adequada para a formação continuada do professor universitário. II A reflexão deve estar desvinculada da crítica. III A crítica supõe um novo olhar sobre a prática profissional. IV A reflexão sobre a prática possibilita a conscientização dos processos de construção da atividade profissional. Das afirmações, estão corretas
A pesquisa, a reflexão e a crítica são três dimensões da atividade de ensino do professor universitário e de sua formação continuada. Considere as afirmações a seguir , relativas a essas dimensões.
I A pesquisa sobre o ensino é a estratégia mais adequada para a formação continuada do professor universitário.
II A reflexão deve estar desvinculada da crítica.
III A crítica supõe um novo olhar sobre a prática profissional.
IV A reflexão sobre a prática possibilita a conscientização dos processos de construção da atividade profissional.
Das afirmações, estão corretas
- A)I e II.
- B)I e IV.
- C)III e IV.
- D)II e III.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A pesquisa, a reflexão e a crítica são elementos fundamentais para o desenvolvimento profissional do professor universitário, contribuindo tanto para sua prática docente quanto para sua formação continuada. Analisando as afirmações apresentadas, podemos identificar quais delas estão corretas e alinhadas com essas dimensões.
A afirmação I defende que a pesquisa sobre o ensino é a estratégia mais adequada para a formação continuada do professor universitário. Embora a pesquisa seja uma ferramenta valiosa, não pode ser considerada a única ou a mais adequada, pois a formação docente deve integrar múltiplas abordagens, incluindo reflexão, prática e troca de experiências. Portanto, essa afirmação não está completamente correta.
A afirmação II sugere que a reflexão deve estar desvinculada da crítica, o que é equivocado. Reflexão e crítica são processos complementares: a reflexão permite analisar a prática, enquanto a crítica possibilita questionar e transformar essa mesma prática. Separá-las enfraquece o potencial de crescimento profissional.
Já a afirmação III afirma que a crítica supõe um novo olhar sobre a prática profissional, o que está correto. A crítica não apenas identifica falhas, mas também abre espaço para inovação e aprimoramento, exigindo uma revisão constante das ações docentes.
Por fim, a afirmação IV destaca que a reflexão sobre a prática possibilita a conscientização dos processos de construção da atividade profissional. Essa ideia está alinhada com teorias da formação docente, que enfatizam a importância da autorreflexão para compreender e melhorar o exercício da profissão.
Assim, as afirmações corretas são III e IV, tornando a alternativa C a resposta adequada.
Deixe um comentário