Acerca da educação continuada e do seu papel nodesenvolvimento de competências profissionais, julgue os itensseguintes. O paradigma construtivista histórico-cultural é a orientação teórica que fundamenta um programa de promoção na perspectiva crítica-reflexiva.
Acerca da educação continuada e do seu papel no
desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens
seguintes.
O paradigma construtivista histórico-cultural é a orientação teórica que fundamenta um programa de promoção na perspectiva crítica-reflexiva.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, o paradigma construtivista histórico-cultural apresenta-se como uma base teórica fundamental para programas que adotam uma perspectiva crítica-reflexiva.
O construtivismo histórico-cultural, desenvolvido a partir das contribuições de Vygotsky e outros teóricos, enfatiza a importância do contexto social e histórico na construção do conhecimento. Essa abordagem reconhece que o aprendizado é um processo dinâmico, mediado pela interação entre indivíduos e seu ambiente, o que se alinha perfeitamente com os princípios da educação continuada.
Na perspectiva crítica-reflexiva, a educação continuada não se limita à transmissão de conhecimentos técnicos, mas busca desenvolver nos profissionais a capacidade de refletir sobre sua prática, questionar pressupostos e transformar sua realidade de trabalho. O paradigma construtivista histórico-cultural fornece os fundamentos para essa abordagem, ao destacar a importância da reflexão, da colaboração e da contextualização no processo de aprendizagem.
Portanto, a afirmação de que o paradigma construtivista histórico-cultural fundamenta um programa de promoção na perspectiva crítica-reflexiva está correta, conforme indicado pelo gabarito (C) CERTO.
Deixe um comentário