Analise os trechos correlatos.I. “Neste começo de um novo milênio, a educação apresenta‐se numa dupla encruzilhada: de um lado, o desempenho do sistema escolar não tem dado conta da universalização da educação básica de qualidade; de outro, as novas matrizes teóricas não apresentam ainda a consistência global necessária para indicar caminhos realmente seguros numa época de profundas e rápidas transformações. Essa é uma das preocupações do Instituto Paulo Freire, buscando, a partir do legado de Paulo Freire, consolidar o seu ‘Projeto da Escola Cidadã’, como resposta à crise de paradigmas.” ASSIM II. “O docente deve formar‐se com a capacidade de refletir sobre sua prática educacional, sobre sua docência, já que é através do processo reflexo que irá se tornar um profissional capaz de construir sua identidade profissional docente. A prática e o ato de reflexão dessa prática exercida no espaço da sala de aula contribuem para o surgimento de uma ressignificação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem.” Assinale a alternativa correta.
Analise os trechos correlatos.
I. “Neste começo de um novo milênio, a educação apresenta‐se numa dupla encruzilhada: de um lado, o desempenho do
sistema escolar não tem dado conta da universalização da educação básica de qualidade; de outro, as novas matrizes
teóricas não apresentam ainda a consistência global necessária para indicar caminhos realmente seguros numa época
de profundas e rápidas transformações. Essa é uma das preocupações do Instituto Paulo Freire, buscando, a partir do
legado de Paulo Freire, consolidar o seu ‘Projeto da Escola Cidadã’, como resposta à crise de paradigmas.”
ASSIM
II. “O docente deve formar‐se com a capacidade de refletir sobre sua prática educacional, sobre sua docência, já que é
através do processo reflexo que irá se tornar um profissional capaz de construir sua identidade profissional docente.
A prática e o ato de reflexão dessa prática exercida no espaço da sala de aula contribuem para o surgimento de uma
ressignificação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem.”
Assinale a alternativa correta.
- A)O trecho I é verdadeiro e o II, falso.
- B)O trecho I é falso e o II, verdadeiro.
- C)Os trechos I e II são verdadeiros e se complementam.
- D)Os trechos I e II são verdadeiros e não se complementam.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Análise dos trechos correlatos
Os trechos I e II apresentam perspectivas distintas sobre a educação, ambas válidas em seus contextos, porém sem uma relação direta de complementaridade.
O trecho I aborda a crise educacional no início do século XXI, destacando a dificuldade do sistema escolar em garantir educação básica de qualidade para todos, bem como a falta de paradigmas consolidados diante das rápidas transformações sociais. O texto menciona o Instituto Paulo Freire e seu projeto como uma possível resposta a esses desafios, mas não desenvolve aspectos práticos da atuação docente.
Já o trecho II foca especificamente na formação docente, enfatizando a importância da reflexão sobre a prática pedagógica como elemento fundamental para a construção da identidade profissional do professor. Este texto não faz qualquer referência aos desafios macroestruturais da educação mencionados no primeiro trecho.
Embora ambos os textos tratem de educação e sejam verdadeiros em suas proposições, eles abordam níveis diferentes da questão educacional: um no plano sistêmico e outro no plano da prática docente. Portanto, não estabelecem entre si uma relação de complementaridade, justificando assim a alternativa D) como correta.
Deixe um comentário