Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No artigo Do trabalho à formação de professores, Lüdke e Boing (2012) frisam a ligação entre a formação de professores e as práticas que desenvolvem em seu trabalho. Analise as seguintes afirmativas sobre a formação de professores, de acordo com as ideias desses autores, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Na preparação de futuros professores, hoje sob a responsabilidade das universidades, há uma maior preocupação com a formação no lado das práticas e uma carência no lado teórico. ( ) Na busca pela realização de um bom trabalho, o professor precisa superar-se e reinventar-se constantemente. ( ) Contribuem para a construção da profissionalidade do professor as experiências que ele teve como aluno, desde as séries iniciais da escola básica. ( ) A preparação para o trabalho docente pode ser resolvida com a redução da formação ao desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), atribuindo separadamente o domínio do conhecimento à universidade, o das habilidades específicas às escolas e o referente às atitudes fica à incumbência do professor. Assinale a sequência CORRETA.

No artigo Do trabalho à formação de professores, Lüdke
e Boing (2012) frisam a ligação entre a formação de
professores e as práticas que desenvolvem em seu
trabalho.
Analise as seguintes afirmativas sobre a formação de
professores, de acordo com as ideias desses autores,
e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Na preparação de futuros professores, hoje sob
a responsabilidade das universidades, há uma
maior preocupação com a formação no lado das
práticas e uma carência no lado teórico.
( ) Na busca pela realização de um bom trabalho,
o professor precisa superar-se e reinventar-se
constantemente.
( ) Contribuem para a construção da
profissionalidade do professor as experiências
que ele teve como aluno, desde as séries iniciais
da escola básica.
( ) A preparação para o trabalho docente pode
ser resolvida com a redução da formação
ao desenvolvimento de competências
(conhecimentos, habilidades e atitudes),
atribuindo separadamente o domínio do
conhecimento à universidade, o das habilidades
específicas às escolas e o referente às atitudes
fica à incumbência do professor.
Assinale a sequência CORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é D)

No artigo Do trabalho à formação de professores, Lüdke e Boing (2012) destacam a relação intrínseca entre a formação docente e as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Os autores argumentam que a preparação de professores não pode ser dissociada da realidade do trabalho educativo, enfatizando a necessidade de equilíbrio entre teoria e prática.

Analisando as afirmativas propostas, é possível identificar os seguintes pontos:

(F) A primeira afirmação sugere que há uma ênfase excessiva nas práticas em detrimento da teoria na formação docente atual. Contudo, Lüdke e Boing defendem justamente o contrário: a importância da integração entre ambos os aspectos, não a carência teórica.

(V) A segunda afirmação está correta, pois os autores ressaltam que o exercício docente exige constante reinvenção e superação por parte do professor, em busca da qualidade no trabalho educativo.

(V) A terceira afirmação também está correta, já que a trajetória escolar do futuro professor, desde sua educação básica, contribui significativamente para a construção de sua identidade profissional.

(F) A quarta afirmação é falsa porque propõe uma fragmentação da formação docente em compartimentos estanques (teoria para universidade, habilidades para escolas, atitudes para o professor), o que vai contra o pensamento dos autores, que defendem uma formação integrada e articulada.

Portanto, a sequência correta é D) F V V F, conforme o gabarito indicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *