No processo de formação dos professores, há múltiplas facetas e prioridades e, de acordo com Sacristán (2000), algumas dessas prioridades são consideradas indispensáveis. Estas serão atendidas quando o processo de formação continuada dos professores estiver voltado paraI. dotá-los de um saber nos níveis e nas áreas do currículo que vão desenvolver, oferecendo alternativas práticas diversas.II. ajudá-los a estabelecer uma fundamentação desses saberes práticos para justificar e analisar sua prática, em função da coerência das tarefas que realiza com um determinado modelo educativo e com o conhecimento aceito como válido num dado momento.III. ajudá-los a desenvolver a capacidade de analisar e questionar as condições que delimitam as práticas institucionalmente estabelecidas, analisando seus pressupostos e promovendo alternativas mais de acordo com modelos educativos adequados às necessidades dos alunos.IV. promovê-los funcionalmente, levando-os à especialização em área curricular demandada pelo sistema de ensino. Está de acordo com o autor o contido em
No processo de formação dos professores, há múltiplas facetas e prioridades e, de acordo com Sacristán (2000), algumas dessas prioridades são consideradas indispensáveis. Estas serão atendidas quando o processo de formação continuada dos professores estiver voltado para
I. dotá-los de um saber nos níveis e nas áreas do currículo que vão desenvolver, oferecendo alternativas práticas diversas.
II. ajudá-los a estabelecer uma fundamentação desses saberes práticos para justificar e analisar sua prática, em função da coerência das tarefas que realiza com um determinado modelo educativo e com o conhecimento aceito como válido num dado momento.
III. ajudá-los a desenvolver a capacidade de analisar e questionar as condições que delimitam as práticas institucionalmente estabelecidas, analisando seus pressupostos e promovendo alternativas mais de acordo com modelos educativos adequados às necessidades dos alunos.
IV. promovê-los funcionalmente, levando-os à especialização em área curricular demandada pelo sistema de ensino.
Está de acordo com o autor o contido em
- A)I e II, apenas.
- B)II e III, apenas.
- C)I, II e III, apenas.
- D)I, III e IV, apenas.
- E)I, II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é C)
No processo de formação dos professores, há múltiplas facetas e prioridades que, segundo Sacristán (2000), devem ser atendidas para que a formação continuada seja efetiva. O autor destaca que essa formação deve contemplar:
I. Dotar os professores de conhecimentos sólidos nas áreas do currículo em que atuam, além de oferecer alternativas práticas diversificadas para sua aplicação.
II. Auxiliá-los a fundamentar teoricamente suas práticas, permitindo que justifiquem e analisem suas ações pedagógicas de acordo com modelos educativos e conhecimentos validados em seu contexto.
III. Desenvolver neles a capacidade crítica para questionar as estruturas institucionais que limitam suas práticas, analisando pressupostos e propondo alternativas mais alinhadas às necessidades dos alunos.
No entanto, o autor não inclui como prioridade a promoção funcional ou especialização em áreas curriculares demandadas pelo sistema (IV), pois sua abordagem está centrada na reflexão e na prática pedagógica, e não em aspectos burocráticos ou de carreira.
Portanto, as alternativas corretas, de acordo com Sacristán, são I, II e III, correspondendo à opção C).
Deixe um comentário