Numa discussão entre dois professores sobre o atendimento de estudantes com necessidades especiais na UFRN, um dele faz as seguintes afirmações: I Os estudantes com necessidades educacionais especiais, para obter concessão de apoio e serviços junto à Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial, deverão sempre ter sua condição diagnosticada por um laudo médico. II Para os estudantes com necessidades educacionais especiais, o plano de ensino de componentes curriculares deverá ser adaptado em relação à avaliação. III A Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial deve apoiar a UFRN em ações de formação continuada de professores , visando à melhoria da qualidade do atendimento a esses estudantes. IV Os estudantes com necessidades educacionais especiais não podem ter, sob qualquer circunstância, prorrogado o prazo máximo do curso. Das afirmações, estão corretas
Numa discussão entre dois professores sobre o atendimento de estudantes com necessidades especiais na UFRN, um dele faz as seguintes afirmações:
I Os estudantes com necessidades educacionais especiais, para obter concessão de apoio e serviços junto à Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial, deverão sempre ter sua condição diagnosticada por um laudo médico.
II Para os estudantes com necessidades educacionais especiais, o plano de ensino de componentes curriculares deverá ser adaptado em relação à avaliação.
III A Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial deve apoiar a UFRN em ações de formação continuada de professores , visando à melhoria da qualidade do atendimento a esses estudantes.
IV Os estudantes com necessidades educacionais especiais não podem ter, sob qualquer circunstância, prorrogado o prazo máximo do curso.
Das afirmações, estão corretas
- A)II e III.
- B)I e III.
- C)II e IV.
- D)I e IV.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Numa discussão entre dois professores sobre o atendimento de estudantes com necessidades especiais na UFRN, um deles apresenta quatro afirmações. Analisando cada uma delas, é possível identificar quais estão corretas de acordo com as políticas de inclusão educacional.
A primeira afirmação (I) diz que os estudantes com necessidades educacionais especiais devem ter sua condição diagnosticada por um laudo médico para obter apoio da Comissão Permanente. No entanto, nem sempre um laudo médico é obrigatório, pois outras documentações ou avaliações pedagógicas podem ser suficientes, dependendo do caso. Portanto, essa afirmação está incorreta.
A segunda afirmação (II) afirma que o plano de ensino deve ser adaptado em relação à avaliação para esses estudantes. Isso está correto, pois a flexibilização das avaliações é uma prática comum para garantir a equidade no processo educacional, respeitando as particularidades de cada aluno.
A terceira afirmação (III) menciona que a Comissão deve apoiar a UFRN na formação continuada de professores, visando melhorar o atendimento. Essa afirmação está correta, pois a capacitação docente é essencial para uma educação inclusiva de qualidade.
Por fim, a quarta afirmação (IV) diz que os estudantes com necessidades especiais não podem ter o prazo máximo do curso prorrogado em nenhuma circunstância. Isso está incorreto, pois a legislação brasileira prevê a possibilidade de extensão de prazos quando necessário, garantindo o direito à educação.
Assim, as afirmações corretas são II e III, correspondendo à alternativa A).
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