Questões Sobre A Formação Continuada do Professor - Pedagogia - concurso
Questão 91
Acerca da educação continuada e do seu papel no
desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens
seguintes.
Em um programa cujo objetivo é desenvolver competências de saber fazer, deve-se priorizar o conhecimento explícito.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, é importante analisar a afirmação proposta:
"Em um programa cujo objetivo é desenvolver competências de saber fazer, deve-se priorizar o conhecimento explícito."
O gabarito indica que essa afirmação está errada (E), e a justificativa para isso reside na natureza das competências de "saber fazer". Essas competências estão mais relacionadas ao conhecimento tácito, que é aquele adquirido por meio da prática, experiência e aplicação, em vez do conhecimento explícito, que é formalizado, documentado e facilmente transmitido.
O conhecimento explícito, embora importante, não é suficiente para desenvolver habilidades práticas. Programas focados em "saber fazer" devem priorizar metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos, simulações e estágios, que permitem a internalização do conhecimento por meio da ação.
Portanto, a priorização do conhecimento explícito em detrimento de estratégias que favoreçam o conhecimento tácito é inadequada para alcançar o objetivo de desenvolver competências práticas.
Questão 92
Acerca da educação continuada e do seu papel no
desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens
seguintes.
O paradigma construtivista histórico-cultural é a orientação teórica que fundamenta um programa de promoção na perspectiva crítica-reflexiva.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, o paradigma construtivista histórico-cultural apresenta-se como uma base teórica fundamental para programas que adotam uma perspectiva crítica-reflexiva.
O construtivismo histórico-cultural, desenvolvido a partir das contribuições de Vygotsky e outros teóricos, enfatiza a importância do contexto social e histórico na construção do conhecimento. Essa abordagem reconhece que o aprendizado é um processo dinâmico, mediado pela interação entre indivíduos e seu ambiente, o que se alinha perfeitamente com os princípios da educação continuada.
Na perspectiva crítica-reflexiva, a educação continuada não se limita à transmissão de conhecimentos técnicos, mas busca desenvolver nos profissionais a capacidade de refletir sobre sua prática, questionar pressupostos e transformar sua realidade de trabalho. O paradigma construtivista histórico-cultural fornece os fundamentos para essa abordagem, ao destacar a importância da reflexão, da colaboração e da contextualização no processo de aprendizagem.
Portanto, a afirmação de que o paradigma construtivista histórico-cultural fundamenta um programa de promoção na perspectiva crítica-reflexiva está correta, conforme indicado pelo gabarito (C) CERTO.
Questão 93
Acerca da educação continuada e do seu papel no
desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens
seguintes.
Na perspectiva da práxis, a meritocracia é a categoria privilegiada nos processos de formação continuada.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens seguintes.
Na perspectiva da práxis, a meritocracia é a categoria privilegiada nos processos de formação continuada.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E) ERRADO.
A afirmação está incorreta porque, na perspectiva da práxis, a meritocracia não é a categoria central nos processos de formação continuada. A práxis enfatiza a relação dialética entre teoria e prática, priorizando a reflexão crítica, a colaboração e a transformação social, em vez de focar exclusivamente em méritos individuais. A educação continuada, nesse contexto, visa o desenvolvimento coletivo e a construção de saberes contextualizados, superando a visão reducionista da meritocracia.
Questão 94
Acerca da educação continuada e do seu papel no
desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens
seguintes.
Em um programa que vise formar um profissional reflexivo, a experiência prática desse profissional é um fator relevante para a orientação metodológica.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, o texto apresentado destaca a importância da experiência prática na formação de um profissional reflexivo. A afirmação julgada como correta (C) reforça que, em programas educacionais voltados para essa finalidade, a vivência do indivíduo em sua área de atuação é um elemento fundamental para orientar a metodologia de ensino.
A educação continuada não se limita à aquisição de conhecimentos teóricos, mas também valoriza a aplicação desses saberes em contextos reais. Um profissional reflexivo é aquele que consegue analisar criticamente suas próprias ações, aprender com os erros e adaptar-se às demandas do mercado. Nesse sentido, a experiência prática serve como base para a construção de um aprendizado mais significativo e alinhado às necessidades do cotidiano profissional.
Portanto, a afirmação de que a experiência prática é relevante para a orientação metodológica em programas de formação de profissionais reflexivos está correta. Essa abordagem não apenas enriquece o processo de aprendizagem, mas também fortalece a capacidade do indivíduo de enfrentar desafios complexos em sua carreira, tornando-se um agente ativo no próprio desenvolvimento.
Questão 95
Acerca da educação continuada e do seu papel no
desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens
seguintes.
Pelo seu caráter coletivo, um programa de formação críticoreflexivo deve sempre ser realizado por grupos de profissionais da instituição.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens seguintes.
Pelo seu caráter coletivo, um programa de formação crítico-reflexivo deve sempre ser realizado por grupos de profissionais da instituição.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E) ERRADO.
Questão 96
Acerca da educação continuada e do seu papel no
desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens
seguintes.
Um programa de formação embasado no modelo interativoreflexivo não deve prescindir de um mediador que possa colaborar no processo de desenvolvimento de competências
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens seguintes.
Um programa de formação embasado no modelo interativo-reflexivo não deve prescindir de um mediador que possa colaborar no processo de desenvolvimento de competências.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C) CERTO.