Questões Sobre A Formação Continuada do Professor - Pedagogia - concurso
Questão 21
Julgue o item subsequente com base nas Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º Ciclo para as Aprendizagens.
A formação continuada do docente apresenta um caráter
diacrônico e constitui um complemento para suprir as
eventuais lacunas e fragilidades teóricas e metodológicas que
possam ser detectadas.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O item em análise aborda a formação continuada do docente, afirmando que ela possui um caráter diacrônico e atua como complemento para suprir lacunas e fragilidades teóricas e metodológicas. No entanto, conforme as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º Ciclo para as Aprendizagens, essa afirmação está incorreta.
A formação continuada não deve ser vista apenas como um mecanismo corretivo para sanar deficiências pontuais, mas sim como um processo contínuo e essencial para o desenvolvimento profissional do docente, alinhado às demandas educacionais em constante evolução. Portanto, a alternativa correta é E) ERRADO.
Questão 22
Sobre a formação docente para a educação superior, analise as afirmativas.
I – Os docentes são os únicos responsáveis por sua formação na medida em que novos paradigmas da
educação superior exigem flexibilidade, empreendedorismo e mobilidade acadêmica.
II – Engloba tanto o desenvolvimento pessoal quanto profissional dos professores envolvidos,
contemplando ações auto, hétero e interformativas.
III – Compreende um sistema organizado no qual estão envolvidos os sujeitos que se preparam para ser
docentes e aqueles que já estão na docência.
IV – É um processo de natureza social, pois os professores se constituem como tal em atividades
interpessoais, seja em período de preparação, seja ao longo da carreira.
Está correto o que se afirma em
- A)I, II e IV, apenas.
- B)I e III, apenas.
- C)II, III e IV, apenas.
- D)II e IV, apenas.
A alternativa correta é C)
A formação docente para a educação superior é um tema complexo que envolve múltiplas dimensões, como evidenciado pelas afirmativas apresentadas. A análise das proposições revela que a alternativa correta é a letra C, que contempla as afirmações II, III e IV.
A afirmativa I está incorreta ao atribuir exclusivamente aos docentes a responsabilidade por sua formação. Embora a flexibilidade e o empreendedorismo sejam características desejáveis, a formação docente não é um processo isolado, mas sim coletivo e institucionalmente apoiado.
A afirmativa II está correta ao destacar que a formação docente engloba tanto o desenvolvimento pessoal quanto profissional, abarcando diferentes modalidades formativas (auto, hétero e interformativas). Essa visão holística é essencial para uma atuação docente qualificada no ensino superior.
A afirmativa III também está correta ao apresentar a formação docente como um sistema organizado que envolve tanto os aspirantes à docência quanto os professores em exercício. Essa perspectiva sistêmica reconhece a formação como um processo contínuo.
Por fim, a afirmativa IV está correta ao caracterizar a formação docente como um processo de natureza social, que se desenvolve nas relações interpessoais ao longo de toda a carreira. Essa dimensão relacional é fundamental para a construção da identidade docente.
Portanto, apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas, conforme indicado na alternativa C. Essas proposições apresentam uma visão abrangente e atual da formação docente para o ensino superior, considerando suas múltiplas dimensões e atores envolvidos.
Questão 23
os profissionais da educação no processo de
inclusão. A partir de um trabalho transdisciplinar com
uma equipe permanente de apoio, deve-se pensar na
importância da formação do professor, que perpassa
sua prática com os alunos e, de todos os envolvidos
com o sistema de aprendizagem. Entende-se a
formação desses profissionais como um processo:
- A)interdisciplinar
- B)interativo.
- C)ocasional.
- D)contínuo.
- E)profundo
A alternativa correta é D)
A inclusão no ambiente educacional é um processo complexo que demanda a colaboração de todos os profissionais envolvidos na aprendizagem. O texto apresentado destaca a importância de valorizar o conhecimento desses profissionais, enfatizando a necessidade de um trabalho transdisciplinar e de uma equipe permanente de apoio. Nesse contexto, a formação docente surge como um elemento central, não apenas para o desenvolvimento do professor, mas também para todos os agentes do sistema educacional.
A questão proposta aborda justamente essa formação, apresentando alternativas que caracterizam sua natureza. Entre as opções - interdisciplinar, interativo, ocasional, contínuo e profundo - a resposta correta é a letra D, "contínuo". Essa escolha reflete o entendimento de que a formação dos educadores não é um evento pontual, mas sim um processo permanente, que acompanha toda a trajetória profissional.
A formação contínua permite que os professores se adaptem às constantes mudanças sociais e educacionais, especialmente no que diz respeito à inclusão. Ela possibilita a atualização de conhecimentos, a reflexão sobre a prática pedagógica e o desenvolvimento de novas estratégias para atender à diversidade dos alunos. Dessa forma, a opção "contínuo" se mostra como a mais adequada para descrever esse processo formativo essencial para uma educação verdadeiramente inclusiva.
Questão 24
A Sociedade do Conhecimento ou Sociedade em Tempo Real, marcada pelas descobertas e
progressos científicos, possui acesso cada vez mais rápido e a grande quantidade de informações.
As tecnologias digitais, apresentando características como a interatividade, a não linearidade e
a realidade virtual atuam como mediadoras na construção do conhecimento. Nesse sentido, é
desejável um professor preparado para interagir com uma geração mais dinâmica e curiosa,
como discutido por Veen e Vrakking (2009), denominada “Homo Zappiens”, conhecida também
como ‘Geração Espontânea’, por ser imediatista.
VEEN, Wim; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Considerando o texto acima e a formação de professores, leia as alternativas a seguir e marque
a CORRETA.
- A)A formação docente não deve se dar apenas em um dado momento ou situação, mas sim ao longo de toda a vida.
- B)A formação continuada do professor se dá na universidade enquanto o docente é aluno do curso de licenciatura, independente da área de conhecimento.
- C)O conhecimento de recursos tecnológicos, por parte do docente, é o suficiente para se ter êxito em sala de aula.
- D)A formação docente para a atuação com tecnologias digitais cabe àqueles que atuam na educação básica.
- E)O exercício da profissão docente requer exclusivamente uma sólida formação nos conteúdos científicos próprios da disciplina em que atua.
A alternativa correta é A)
A Sociedade do Conhecimento, também chamada de Sociedade em Tempo Real, é caracterizada pelo avanço científico e pelo acesso imediato a um vasto volume de informações. Nesse contexto, as tecnologias digitais assumem um papel fundamental como mediadoras do processo de aprendizagem, graças a suas características interativas, não lineares e imersivas. Diante desse cenário, surge a necessidade de um professor capacitado para lidar com uma geração mais dinâmica e imediatista, como a denominada "Homo Zappiens" por Veen e Vrakking (2009).
A formação docente, portanto, deve ser contínua, acompanhando as transformações tecnológicas e sociais. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra A), que afirma que a formação do professor não se limita a um momento específico, mas deve ocorrer ao longo de toda a vida profissional. Isso se justifica pela necessidade de constante atualização diante das novas demandas educacionais, especialmente em uma era marcada pela rápida evolução das tecnologias digitais e pelas mudanças no perfil dos estudantes.
VEEN, Wim; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Questão 25
Sabendo que a formação continuada de professores tem sido entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos, julgue o item subsequente.
A boa formação profissional do professor implica uma
contínua integração entre teoria e prática: a teoria vinculada
aos problemas reais postos pela experiência prática e a ação
prática orientada teoricamente.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
A formação continuada de professores é um pilar fundamental para a qualidade da educação, pois promove a constante atualização e aprimoramento dos saberes docentes. O item em questão afirma que uma boa formação profissional do professor requer a integração contínua entre teoria e prática, destacando que a teoria deve estar vinculada aos desafios reais da sala de aula, enquanto a prática deve ser guiada por fundamentos teóricos sólidos.
Essa perspectiva é essencial, pois reconhece que o ensino não é uma atividade estática, mas dinâmica, exigindo reflexão crítica e adaptação constante. A teoria fornece os princípios e conhecimentos necessários, enquanto a prática revela suas aplicações e limitações no contexto real. Essa relação dialética permite ao professor desenvolver estratégias mais eficazes, baseadas tanto em evidências quanto na experiência concreta.
Portanto, o gabarito C) CERTO está correto, já que a afirmação reflete um entendimento atual e consistente sobre a formação docente, alinhado com as demandas contemporâneas da educação.
Questão 26
Sabendo que a formação continuada de professores tem sido entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos, julgue o item subsequente.
A concepção de formação continuada, pautada em uma prática
coletiva reflexiva, é enriquecida quando se desenvolve no
próprio contexto escolar, privilegiando-se a escola como o
locus de formação.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
A formação continuada de professores é um pilar essencial para a melhoria da qualidade do ensino, pois permite o constante aprimoramento dos saberes profissionais após a formação inicial. Nesse contexto, a concepção de uma prática coletiva reflexiva ganha destaque, especialmente quando desenvolvida no próprio ambiente escolar. A escola, como locus de formação, oferece um espaço privilegiado para que os educadores reflitam sobre suas práticas, troquem experiências e construam conhecimentos de forma colaborativa.
Ao situar a formação continuada no cotidiano da escola, valoriza-se a realidade local e as necessidades específicas da comunidade educativa. Essa abordagem não só enriquece o processo formativo, mas também fortalece a identidade profissional dos docentes, promovendo uma educação mais contextualizada e eficaz. Portanto, a afirmação de que a formação continuada baseada em uma prática reflexiva coletiva se beneficia ao ser desenvolvida no contexto escolar está correta.
Gabarito: C) CERTO
Questão 27
Sabendo que a formação continuada de professores tem sido
entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos
saberes necessários à atividade profissional, realizado após a
formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor
qualidade aos educandos, julgue o item subsequente.
A formação continuada de professores é importante para a
percepção das novas práticas pedagógicas, tanto do cotidiano
escolar quanto de outras questões que perpassam a prática
pedagógica.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
A formação continuada de professores é um pilar fundamental para a evolução da educação, pois permite que os educadores estejam em constante atualização diante das transformações sociais, tecnológicas e pedagógicas. Como mencionado no texto, esse processo não se limita à formação inicial, mas se estende ao longo da carreira docente, garantindo a reflexão sobre novas práticas e desafios do cotidiano escolar.
A afirmação de que a formação continuada auxilia na percepção de novas práticas pedagógicas e questões relacionadas ao ensino está correta. Ao promover capacitações, trocas de experiências e acesso a teorias atualizadas, os professores ampliam seu repertório metodológico, adaptando-se às necessidades dos alunos e às demandas contemporâneas da educação. Portanto, o item está CERTO (C), pois essa formação é essencial para a qualidade do processo educativo.
Questão 28
Julgue o próximo item, relativo a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação.
A didática é um campo de estudo fundamental na formação
de professores, pois orienta o fazer pedagógico, suplantando
as crenças e concepções de sociedade desenvolvidas ao longo
da trajetória acadêmica do professor.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O item em questão aborda a importância da didática na formação de professores e sua relação com as concepções de sociedade desenvolvidas ao longo da trajetória acadêmica do educador. A afirmação sugere que a didática tem o poder de "suplantar" essas crenças e concepções, o que não é totalmente preciso.
A didática, de fato, é um campo essencial na formação docente, pois oferece ferramentas e metodologias para orientar a prática pedagógica. No entanto, ela não substitui ou anula as visões de sociedade que o professor construiu durante sua formação e experiência. Em vez disso, a didática atua em conjunto com essas concepções, influenciando e sendo influenciada por elas. O processo educativo é dialético, e as crenças do professor continuam a desempenhar um papel significativo em sua prática, mesmo quando ele se apropria de métodos didáticos.
Portanto, a afirmação de que a didática "suplanta" as concepções de sociedade do professor está incorreta, tornando a alternativa E) a resposta correta. A didática complementa e reformula essas visões, mas não as elimina.
Questão 29
Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências
pedagógicas, julgue o item a seguir.
Na formação continuada dos professores, a coordenação
pedagógica deve considerar as diferentes tendências
pedagógicas, a fim de tornar a ação educativa cada vez mais
consciente sobre que sociedade se deseja construir.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
A influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas é um fator determinante para a construção de uma prática educativa mais consciente e alinhada com os objetivos sociais desejados. A formação continuada de professores, quando orientada pela coordenação pedagógica, deve necessariamente incorporar essa diversidade de abordagens, reconhecendo que cada tendência pedagógica reflete valores, necessidades e aspirações específicas de um dado momento histórico e cultural.
Ao considerar diferentes tendências pedagógicas, a coordenação pedagógica não apenas enriquece o repertório dos educadores, mas também os capacita a atuar de forma mais crítica e reflexiva. Essa pluralidade de perspectivas permite que os professores adaptem suas metodologias às demandas da sociedade contemporânea, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos. Portanto, a afirmação de que a coordenação pedagógica deve considerar essas diferenças está correta, pois essa abordagem é essencial para uma educação transformadora e comprometida com um projeto social mais justo e inclusivo.
Gabarito: C) CERTO
Questão 30
e à formação dos professores, assinale a opção correta.
- A)A relação entre o professor, o aluno e o ensino de conceitos científicos constitui uma tríade na qual convergem apenas estudos teóricos de diferentes domínios do conhecimento.
- B)Didática é a articulação entre teoria e prática na formação do professor.
- C)A formação do professor de biologia é complexa e envolve inúmeras disciplinas que, pela especificidade de cada uma delas, não devem se complementar.
- D)Um dos princípios gerais da didática é o foco em conteúdos e atividades de ensino que tenham sentido essencialmente pedagógicos.
- E)Uma formação global e integral de professores de biologia requer especialização do professor em determinada disciplina do curso.
A alternativa correta é B)
O estudo da didática e da formação de professores é fundamental para compreender os processos educativos e a relação entre teoria e prática no ensino. Entre as alternativas apresentadas, a opção correta é a letra B, que afirma: "Didática é a articulação entre teoria e prática na formação do professor." Essa afirmação está alinhada com os princípios da didática, que busca integrar conhecimentos teóricos com a aplicação prática em sala de aula, permitindo ao professor desenvolver estratégias pedagógicas eficazes.
A alternativa A está incorreta, pois a relação entre professor, aluno e ensino de conceitos científicos não se limita a estudos teóricos, mas envolve também a prática educativa e a interação dinâmica em sala de aula. A alternativa C também está equivocada, já que a formação do professor de biologia, embora complexa, deve promover a integração entre as disciplinas, garantindo uma visão interdisciplinar do conhecimento.
Por sua vez, a alternativa D apresenta um equívoco ao sugerir que a didática se concentra apenas em conteúdos e atividades com sentido pedagógico. Na verdade, a didática também considera aspectos sociais, culturais e cognitivos do processo de ensino-aprendizagem. Por fim, a alternativa E está errada, pois uma formação global e integral do professor de biologia não se restringe à especialização em uma única disciplina, mas exige uma abordagem ampla e contextualizada do conhecimento científico.
Portanto, a didática desempenha um papel essencial na formação docente, articulando teoria e prática para promover um ensino mais eficiente e significativo. A escolha da alternativa B como resposta correta reflete a compreensão desse princípio fundamental da educação.