Questões Sobre A Formação Continuada do Professor - Pedagogia - concurso
Questão 41
Analise os trechos correlatos.
I. “Neste começo de um novo milênio, a educação apresenta‐se numa dupla encruzilhada: de um lado, o desempenho do
sistema escolar não tem dado conta da universalização da educação básica de qualidade; de outro, as novas matrizes
teóricas não apresentam ainda a consistência global necessária para indicar caminhos realmente seguros numa época
de profundas e rápidas transformações. Essa é uma das preocupações do Instituto Paulo Freire, buscando, a partir do
legado de Paulo Freire, consolidar o seu ‘Projeto da Escola Cidadã’, como resposta à crise de paradigmas.”
ASSIM
II. “O docente deve formar‐se com a capacidade de refletir sobre sua prática educacional, sobre sua docência, já que é
através do processo reflexo que irá se tornar um profissional capaz de construir sua identidade profissional docente.
A prática e o ato de reflexão dessa prática exercida no espaço da sala de aula contribuem para o surgimento de uma
ressignificação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem.”
Assinale a alternativa correta.
- A)O trecho I é verdadeiro e o II, falso.
- B)O trecho I é falso e o II, verdadeiro.
- C)Os trechos I e II são verdadeiros e se complementam.
- D)Os trechos I e II são verdadeiros e não se complementam.
A alternativa correta é D)
Análise dos trechos correlatos
Os trechos I e II apresentam perspectivas distintas sobre a educação, ambas válidas em seus contextos, porém sem uma relação direta de complementaridade.
O trecho I aborda a crise educacional no início do século XXI, destacando a dificuldade do sistema escolar em garantir educação básica de qualidade para todos, bem como a falta de paradigmas consolidados diante das rápidas transformações sociais. O texto menciona o Instituto Paulo Freire e seu projeto como uma possível resposta a esses desafios, mas não desenvolve aspectos práticos da atuação docente.
Já o trecho II foca especificamente na formação docente, enfatizando a importância da reflexão sobre a prática pedagógica como elemento fundamental para a construção da identidade profissional do professor. Este texto não faz qualquer referência aos desafios macroestruturais da educação mencionados no primeiro trecho.
Embora ambos os textos tratem de educação e sejam verdadeiros em suas proposições, eles abordam níveis diferentes da questão educacional: um no plano sistêmico e outro no plano da prática docente. Portanto, não estabelecem entre si uma relação de complementaridade, justificando assim a alternativa D) como correta.
Questão 42
O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo
(Sinase) demandou a criação da Escola Nacional
Socioeducativa (ENS), cujo objetivo é proporcionar formação
continuada aos diferentes profissionais que atuam no Sinase
direta ou indiretamente. Acerca desse tema, assinale a
alternativa correta.
- A)Atualmente existe uma multiplicidade de modelos de formação que respeitam integralmente os direitos dos adolescentes.
- B)As condições de implementação e efetivação de uma nova realidade na vida do adolescente infrator independem da qualificação profissional dos profissionais do sistema socioeducativo.
- C)Compete a cada unidade federativa criar espaços para que os profissionais e as equipes técnicas que atuam nas medidas socioeducativas possam fundamentar suas práticas.
- D)A ENS é uma forma de efetivação das políticas de atendimento a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
- E)A educação permanente e continuada dos profissionais do sistema socioeducativo deve repudiar os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A alternativa correta é D)
O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) representa um marco na política pública brasileira voltada para adolescentes em conflito com a lei, buscando alinhar práticas socioeducativas aos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nesse contexto, a criação da Escola Nacional Socioeducativa (ENS) surge como uma estratégia fundamental para garantir a formação continuada dos profissionais envolvidos, reforçando a importância da qualificação como pilar para a efetividade das medidas socioeducativas.
Analisando as alternativas apresentadas, a opção D) destaca-se como a correta, pois a ENS é, de fato, um instrumento de concretização das políticas de atendimento aos adolescentes. Sua existência visa assegurar que os profissionais do sistema socioeducativo estejam capacitados para atuar em conformidade com os direitos humanos e as diretrizes do ECA, promovendo uma abordagem pedagógica e ressocializadora.
As demais alternativas apresentam equívocos ou contradições em relação ao tema. A alternativa A) sugere uma realidade idealizada, já que, apesar dos avanços, ainda há desafios na uniformização de modelos de formação que respeitem plenamente os direitos dos adolescentes. A alternativa B) ignora o papel central da qualificação profissional na transformação da realidade socioeducativa, enquanto a C), embora parcialmente válida, não reflete o escopo nacional da ENS. Por fim, a alternativa E) é claramente incoerente, pois a formação continuada deve, sim, estar alinhada aos princípios do ECA.
Portanto, a ENS representa um avanço na consolidação do Sinase, fortalecendo a capacidade do Estado em oferecer um atendimento qualificado e em sintonia com os direitos fundamentais dos adolescentes.
Questão 43
- A)a motivação dos alunos, assentada em explicações de que futuramente entenderão a importância do que estudam.
- B)uma escola em pouco mais lecionadora, dadas as dificuldades de se lidar com muito mais conhecimento e informação hoje em dia.
- C)o reconhecimento de que educação e vida profissional estão separadas cronologicamente e assim devem ser tratadas.
- D)privilegiar o “prático" relativamente ao “teórico".
- E)a requalificação dos professores, pois estes serão, de certa maneira, colocados na mesma situação que os alunos.
A alternativa correta é E)
O ensaio a seguir discute a perspectiva de Ladislau Dowbor (2007) sobre as necessidades de transformação na educação para uma maior compreensão da realidade local, com foco na requalificação dos professores.
Ladislau Dowbor, em sua análise sobre os desafios da educação contemporânea, destaca a importância de repensar as práticas pedagógicas para que estas estejam mais conectadas com o contexto local e as demandas da sociedade atual. Entre as alternativas apresentadas, a requalificação dos professores (alternativa E) surge como a resposta mais alinhada ao seu pensamento, pois reconhece que os educadores também estão imersos em um cenário de constantes mudanças e precisam se adaptar junto com os alunos.
Dowbor argumenta que a educação não pode se limitar a um modelo tradicional, no qual o professor detém todo o conhecimento e o aluno é um mero receptor passivo. Em um mundo marcado pelo excesso de informação e pela rápida evolução tecnológica, os professores precisam ser requalificados para atuar como mediadores do conhecimento, capazes de orientar os estudantes na seleção e interpretação crítica das informações. Essa abordagem coloca professores e alunos em uma posição mais equilibrada, onde ambos aprendem e se desenvolvem juntos.
As outras alternativas apresentadas, embora possam ter algum mérito, não capturam a essência da proposta de Dowbor. A motivação dos alunos (A) e a separação entre educação e vida profissional (C) são visões mais tradicionais que não refletem a necessidade de integração entre teoria e prática. Já a ideia de privilegiar o "prático" em detrimento do "teórico" (D) ou de transformar a escola em um espaço menos lecionador (B) podem levar a uma simplificação excessiva do processo educacional, ignorando a complexidade do mundo atual.
Portanto, a requalificação dos professores é a alternativa que melhor representa a visão de Dowbor, pois reconhece a importância de um ensino contextualizado, colaborativo e adaptado às novas realidades, onde educadores e alunos caminham lado a lado na construção do conhecimento.
Questão 44
Os profissionais da educação buscam cursos de formação
continuada, sejam eles presenciais, semipresenciais ou à
distância, oferecidos pelas mais diversas instituições.
Sobre as políticas de formação continuada, assinale a afirmativa
correta.
- A)O alvo das políticas de formação continuada são os gestores educacionais, já que cada vez mais se faz necessário que os gestores tenham uma dimensão de gestão democrática e participativa.
- B)Os cursos de formação continuada devem implementar o mesmo, pois deste modo tem‐se a garantia de que o ensino oferecido será homogêneo e de qualidade para todos.
- C)O processo de formação em que o especialista possui maior domínio do assunto cobre as lacunas que foram ocasionadas na graduação
- D)O foco está nos conteúdos que foram apropriados (ou deveriam ter sido apropriados) no processo de formação ao longo da graduação.
- E)O principal objetivo é aprofundar o conhecimento, diante do advento das novas tecnologias, da reorganização dos processos produtivos e seus reflexos na sociedade.
A alternativa correta é E)
Os profissionais da educação buscam cursos de formação continuada, sejam eles presenciais, semipresenciais ou à distância, oferecidos pelas mais diversas instituições. Esses cursos desempenham um papel fundamental no aprimoramento das práticas pedagógicas e na atualização dos conhecimentos dos educadores, especialmente diante das rápidas transformações sociais e tecnológicas.
Entre as alternativas apresentadas sobre as políticas de formação continuada, a opção correta é a E), que afirma: "O principal objetivo é aprofundar o conhecimento, diante do advento das novas tecnologias, da reorganização dos processos produtivos e seus reflexos na sociedade." Essa afirmação está alinhada com a necessidade de os educadores estarem constantemente atualizados, não apenas em relação aos conteúdos acadêmicos, mas também às mudanças estruturais que impactam a educação e a sociedade como um todo.
As outras alternativas apresentam equívocos ou limitações:
- A) Incorreta, pois as políticas de formação continuada não se restringem apenas aos gestores, mas abrangem todos os profissionais da educação.
- B) Incorreta, pois a homogeneização do ensino não é o objetivo principal, e sim a adaptação às necessidades específicas de cada contexto educacional.
- C) Incorreta, pois a formação continuada não se limita a cobrir lacunas da graduação, mas sim a expandir e atualizar conhecimentos.
- D) Incorreta, pois o foco não está apenas nos conteúdos já aprendidos, mas na construção de novos saberes e competências.
Portanto, a alternativa E) é a que melhor representa o propósito das políticas de formação continuada, destacando a importância do aprofundamento do conhecimento em um mundo em constante transformação.
Questão 45
“A educação continuada para educadores, em todos os
níveis, é uma das condições indispensáveis para o trabalho
pedagógico. Nada mais contrário ao espírito educativo do
que a tentativa de petrificar o conhecimento e reduzir a
atividade de ensino à repetição vazia de fórmulas
desgastadas. A formação do educador não se dá, portanto,
em um determinado momento, entre quatro paredes”.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática,
1997, p. 170.
Essa afirmação revela uma preocupação em relação à formação
de professores, quanto à dinâmica do processo
educativo. Qual das concepções abaixo é coerente com a
ideia do autor em relação a esse processo?
- A)O educador deve estar sempre investindo na atualização de seus conhecimentos, de forma continuada, para que possa acompanhar a dinâmica das transformações sociais.
- B)A educação formal para professores deve ter o tempo de formação ampliado, a fim de que seja obtido um melhor preparo para a prática pedagógica.
- C)A educação formal exige uma disciplina capaz de conduzir o educador a construir o conhecimento, sem que seja influenciado por questões ideológicas.
- D)O curso de formação de professores deve alertar sobre os riscos das inovações no campo dos saberes, como condição indispensável para a homogeneidade do conhecimento.
- E)Em relação à educação continuada, a expressão petrificar o conhecimento remete a uma concepção de conhecimento sólida e bem sustentada.
A alternativa correta é A)
O trecho citado de Nelson Piletti em História da Educação no Brasil destaca a importância da educação continuada para os educadores, rejeitando a ideia de um conhecimento estático e repetitivo. O autor enfatiza que a formação docente não se limita a um período específico ou a um espaço formal, mas deve ser um processo contínuo e dinâmico, acompanhando as transformações sociais e pedagógicas.
Entre as opções apresentadas, a alternativa A) é a que melhor reflete a concepção do autor. Ela afirma que o educador deve investir constantemente na atualização de seus conhecimentos, alinhando-se à necessidade de adaptação às mudanças sociais e educacionais. Essa visão está em sintonia com a crítica de Piletti à "petrificação do conhecimento" e à repetição de fórmulas ultrapassadas.
As demais alternativas não captam plenamente a essência do argumento do autor. A alternativa B) foca apenas na extensão da formação inicial, enquanto o texto defende um aprendizado permanente. A alternativa C) introduz uma questão ideológica que não é abordada no trecho. A opção D) contradiz a ideia de inovação e dinamismo defendida por Piletti, ao sugerir resistência às mudanças. Por fim, a alternativa E) interpreta erroneamente a expressão "petrificar o conhecimento", que no contexto original tem conotação negativa, referindo-se à estagnação.
Portanto, a alternativa A) é a única que expressa de forma coerente a necessidade de formação continuada e atualização constante, princípios centrais na visão do autor sobre o trabalho pedagógico.
Questão 46
A Lei de Diretrizes e Bases 9394 de 20/12/96 apresenta
características das universidades, dentre elas, a formação
de docentes na Educação Superior. Quanto à formação
dos professores universitários, a LDB estabelece que
- A)o docente é obrigado a possuir título de doutor em sua área de formação.
- B)toda universidade está obrigada a ter, em seu quadro de docentes, a totalidade de seus profissionais com título de mestre.
- C)as universidades só podem contratar, para seu quadro de docentes, profissionais com título de mestrado e doutorado.
- D)as universidades são autônomas quanto à contratação de docentes, o que as desobriga da exigência de títulos.
- E)pelo menos um terço do corpo docente de uma universidade deve ter titulação acadêmica de mestre ou doutor.
A alternativa correta é E)
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, estabelece as diretrizes para a organização da educação brasileira, incluindo a formação e atuação dos docentes no ensino superior. Entre suas disposições, a lei aborda especificamente as exigências para a contratação de professores universitários, um tema que gera dúvidas e debates.
Analisando as alternativas apresentadas:
- A) A LDB não exige que todos os docentes possuam título de doutorado, tornando esta alternativa incorreta.
- B) A lei não determina que 100% dos docentes tenham título de mestre, o que invalida esta opção.
- C) Embora valorize a titulação, a LDB não proíbe a contratação de profissionais sem mestrado ou doutorado.
- D) Apesar da autonomia universitária, a lei estabelece requisitos mínimos para o corpo docente.
- E) Esta é a alternativa correta, pois a LDB determina que pelo menos 1/3 dos docentes deve ter titulação de mestrado ou doutorado.
A exigência de que um terço do corpo docente possua pós-graduação stricto sensu (Art. 52, III) reflete o compromisso com a qualificação do ensino superior, equilibrando a necessidade de formação acadêmica com a experiência profissional. Esta disposição visa garantir qualidade sem inviabilizar a contratação de profissionais experientes que não possuam titulação formal.
Questão 47
De modo esquemático, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/1996 – , a LDB, organiza a educação brasileira em dois eixos – o dos níveis e o das modalidades – e projeta sobre eles cinco temáticas.
Relativamente a esses eixos e às temáticas, é correto afirmar:
de qualidade, plano de carreira estimulante, salário condigno e melhores condições de trabalho, entre
outras.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996, estrutura a educação brasileira em dois eixos fundamentais: os níveis e as modalidades de ensino. Sobre essa base, a legislação também aborda cinco temáticas essenciais para o desenvolvimento educacional no país.
Dentre essas temáticas, destaca-se a valorização dos profissionais do magistério, uma pauta fundamental para a qualidade da educação. A LDB e os movimentos educacionais defendem a formação inicial e continuada de qualidade, a implementação de planos de carreira que incentivem a progressão profissional, salários dignos e melhores condições de trabalho para os educadores.
Portanto, a afirmação de que "São bandeiras da luta pela valorização dos profissionais do magistério: formação inicial e continuada de qualidade, plano de carreira estimulante, salário condigno e melhores condições de trabalho, entre outras" está correta (C), pois reflete os princípios estabelecidos pela LDB e as demandas históricas da categoria docente.
Questão 48
Em relação à formação inicial e à formação continuada, podemos dizer que a primeira se realiza
- A)no ensino regular e a formação continuada nos espaços informais.
- B)em níveis básicos de formação e a continuada em níveis de graduação.
- C)na graduação e a segunda na pós-graduação.
- D)em espaços formais de educação e a continuada em espaços formais ou não-formais.
- E)na escola e a continuada nos espaços informais do exercício da profissão.
A alternativa correta é D)
Em relação à formação inicial e à formação continuada, podemos dizer que a primeira se realiza
- A) no ensino regular e a formação continuada nos espaços informais.
- B) em níveis básicos de formação e a continuada em níveis de graduação.
- C) na graduação e a segunda na pós-graduação.
- D) em espaços formais de educação e a continuada em espaços formais ou não-formais.
- E) na escola e a continuada nos espaços informais do exercício da profissão.
O gabarito correto é D).
Questão 49
Com relação à atuação do pedagogo na escola, julgue o seguinte item.
A partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.° 9.394/1996, o desenvolvimento profissional dos professores tem-se constituído em objetivo de políticas que valorizam a formação docente com base na racionalidade técnica.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O papel do pedagogo no ambiente escolar é fundamental para a implementação de políticas educacionais que visam ao desenvolvimento profissional dos professores. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.° 9.394/1996, estabelece as bases para a organização da educação brasileira, incluindo a formação e a valorização dos docentes.
No entanto, a afirmação de que o desenvolvimento profissional dos professores tem se constituído como objetivo de políticas baseadas na racionalidade técnica está incorreta. A LDB enfatiza uma formação docente que vai além da técnica, incorporando dimensões críticas, reflexivas e humanistas. A racionalidade técnica, por sua vez, reduz a prática docente a um conjunto de habilidades instrumentais, desconsiderando aspectos sociais, culturais e políticos da educação.
Portanto, o gabarito correto é E) ERRADO, pois a LDB e as políticas educacionais mais recentes buscam uma formação docente mais ampla, que supera a visão limitada da racionalidade técnica.
Questão 50
A pesquisa, a reflexão e a crítica são três dimensões da atividade de ensino do professor universitário e de sua formação continuada. Considere as afirmações a seguir , relativas a essas dimensões.
I A pesquisa sobre o ensino é a estratégia mais adequada para a formação continuada do professor universitário.
II A reflexão deve estar desvinculada da crítica.
III A crítica supõe um novo olhar sobre a prática profissional.
IV A reflexão sobre a prática possibilita a conscientização dos processos de construção da atividade profissional.
Das afirmações, estão corretas
- A)I e II.
- B)I e IV.
- C)III e IV.
- D)II e III.
A alternativa correta é C)
A pesquisa, a reflexão e a crítica são elementos fundamentais para o desenvolvimento profissional do professor universitário, contribuindo tanto para sua prática docente quanto para sua formação continuada. Analisando as afirmações apresentadas, podemos identificar quais delas estão corretas e alinhadas com essas dimensões.
A afirmação I defende que a pesquisa sobre o ensino é a estratégia mais adequada para a formação continuada do professor universitário. Embora a pesquisa seja uma ferramenta valiosa, não pode ser considerada a única ou a mais adequada, pois a formação docente deve integrar múltiplas abordagens, incluindo reflexão, prática e troca de experiências. Portanto, essa afirmação não está completamente correta.
A afirmação II sugere que a reflexão deve estar desvinculada da crítica, o que é equivocado. Reflexão e crítica são processos complementares: a reflexão permite analisar a prática, enquanto a crítica possibilita questionar e transformar essa mesma prática. Separá-las enfraquece o potencial de crescimento profissional.
Já a afirmação III afirma que a crítica supõe um novo olhar sobre a prática profissional, o que está correto. A crítica não apenas identifica falhas, mas também abre espaço para inovação e aprimoramento, exigindo uma revisão constante das ações docentes.
Por fim, a afirmação IV destaca que a reflexão sobre a prática possibilita a conscientização dos processos de construção da atividade profissional. Essa ideia está alinhada com teorias da formação docente, que enfatizam a importância da autorreflexão para compreender e melhorar o exercício da profissão.
Assim, as afirmações corretas são III e IV, tornando a alternativa C a resposta adequada.