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Questões Sobre A Formação Continuada do Professor - Pedagogia - concurso

Questão 51

A formação continuada dos professores inclui a apropriação e o desenvolvimento de conhecimentos, saberes, habilidades, competências e valores para o ensino. No quadro a seguir, estão caracterizados dois tipos de conhecimento da atividade profissional para o ensino.

Conhecimento 1       Permite conhecer e analisar o conteúdo e a sequência
                                  didática de aprendizagem da disciplina.
Conhecimento 2          É o conhecimento que possibilita ensinar , segundo a
                                   heterogeneidade e a diversidade pressupostas, os
                                    grupos de educandos com diferentes estilos e ritmos
                                    de aprendizagem.

Esses conhecimentos são denominados, respectivamente,

  • A)epistemológico e dos estudantes.
  • B)do conteúdo e do currículo.
  • C)pedagógico do conteúdo e pedagógico.
  • D)do contexto e social.
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A alternativa correta é A)

A formação continuada dos professores é um processo essencial para o aprimoramento da prática docente, envolvendo a aquisição e o desenvolvimento de diversos conhecimentos e habilidades. No contexto apresentado, dois tipos de conhecimento são destacados como fundamentais para o ensino.

O Conhecimento 1 refere-se à compreensão profunda do conteúdo disciplinar e da sequência didática adequada para sua aprendizagem. Esse tipo de conhecimento está diretamente relacionado à dimensão epistemológica, pois permite ao professor analisar e estruturar o saber específico de sua área.

Já o Conhecimento 2 diz respeito à capacidade de ensinar considerando a diversidade dos estudantes, seus diferentes estilos e ritmos de aprendizagem. Esse conhecimento está centrado no entendimento das características dos educandos, sendo portanto denominado conhecimento dos estudantes.

Diante dessa análise, a alternativa correta que relaciona adequadamente esses conhecimentos com suas denominações é a A) epistemológico e dos estudantes, pois:

  • O conhecimento epistemológico abrange a estrutura e a organização do saber disciplinar
  • O conhecimento dos estudantes envolve a compreensão das particularidades dos aprendizes

Essa distinção é crucial para a prática docente, pois combina o domínio do conteúdo com a capacidade de adaptá-lo às necessidades dos alunos, promovendo uma educação mais efetiva e inclusiva.

Questão 52

Uma das atividades do técnico em assuntos educacionais na UFRN é desenvolver atividades de formação continuada de professores universitários. Isso exige um dado conhecimento sobre as seguintes categorias: aprendizagem, formação e desenvolvimento profissional da docência universitária. Considere as afirmações a seguir , referentes a essas categorias.

I A aprendizagem do professor universitário para o ensino ocorre, fundamentalmente, durante a formação inicial.
II O desenvolvimento profissional depende, em primeiro lugar, da pesquisa acadêmica como atividade de produção de conhecimentos teóricos para o ensino.
III A formação para o ensino é um processo complexo que envolve mudanças qualitativas nesse tipo de atividade.
IV A formação do professor se dá em diferentes espaços da atividade profissional, e não apenas na sala de aula.

Das afirmações, estão corretas

  • A)I e III.
  • B)I e II.
  • C)II e IV.
  • D)III e IV.
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A alternativa correta é D)

O papel do técnico em assuntos educacionais na UFRN inclui a promoção da formação continuada de professores universitários, o que demanda conhecimento sobre categorias essenciais como aprendizagem, formação e desenvolvimento profissional docente. Analisando as afirmações apresentadas, é possível identificar quais delas estão corretas em relação a essas categorias.

A afirmação I está incorreta, pois a aprendizagem do professor universitário para o ensino não se limita à formação inicial. Pelo contrário, trata-se de um processo contínuo que se estende ao longo da carreira, abrangendo experiências práticas, reflexões e atualizações constantes.

A afirmação II também está incorreta, uma vez que o desenvolvimento profissional docente não depende exclusivamente da pesquisa acadêmica. Embora a produção teórica seja importante, outras dimensões, como a prática pedagógica, a troca de experiências e a formação continuada, são igualmente fundamentais.

Já a afirmação III está correta, pois a formação para o ensino é, de fato, um processo complexo que envolve transformações qualitativas na maneira como o professor compreende e executa sua prática educativa. Essas mudanças ocorrem por meio de reflexões, adaptações e aprendizagens constantes.

A afirmação IV também está correta, já que a formação docente não se restringe à sala de aula. Ela acontece em diversos espaços, como grupos de pesquisa, eventos acadêmicos, orientações pedagógicas e até mesmo nas interações cotidianas com colegas e estudantes.

Portanto, as afirmações corretas são III e IV, o que corresponde à alternativa D).

Questão 53

Uma dimensão da formação continuada refere-se às ações que ocorrem em um campo mais aberto, que vai além da própria escola, em espaços extra-escolares, articuladas a programas e políticas públicas de qualificação docente. Para o encaminhamento dessas modalidades é importante determinar no projeto de formação:

I. Modalidades democráticas de participação de professores em ações de formação fora da escola, demandadas pelo sistema ou pelo coletivo da instituição.
II. Definição de temáticas e focos sintonizados com a reflexão e solução de problemas específicos da prática docente.
III. Formas de avaliação coletiva das experiências e ações da instituição que serão divulgadas fora da escola.
IV. Dificuldade na apropriação pedagógica de orientações curriculares através das redes de ensino representadas por instituições formadoras.
V. Retorno, para o conjunto de profissionais, de ações e conhecimentos vivenciados em processos de formação.

Estão corretas as afirmativas:

  • A)I, II, III e IV apenas
  • B)II, III, IV e V apenas
  • C)I, II, III e V apenas
  • D)II, III e V apenas
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A alternativa correta é C)

O tema central do texto aborda a formação continuada de professores, destacando ações que ocorrem em espaços extra-escolares e sua articulação com políticas públicas de qualificação docente. O texto apresenta cinco afirmativas relacionadas a elementos essenciais para o encaminhamento dessas modalidades de formação.

As afirmativas corretas, conforme o gabarito, são:

  • I. Modalidades democráticas de participação dos professores em formações externas, alinhadas às demandas do sistema ou da instituição.
  • II. Definição de temas que promovam a reflexão e solução de problemas específicos da prática docente.
  • III. Avaliação coletiva das experiências institucionais que serão compartilhadas externamente.
  • V. Socialização dos conhecimentos adquiridos durante os processos formativos com o coletivo de profissionais.

A afirmativa IV foi considerada incorreta por abordar uma dificuldade (apropriação pedagógica de orientações curriculares) em vez de propor um elemento estruturante para o projeto de formação.

Portanto, a alternativa correta é C) I, II, III e V apenas, pois essas afirmativas apresentam diretrizes positivas e propositivas para a organização da formação continuada em espaços extra-escolares.

Questão 54

Numa discussão entre dois professores sobre o atendimento de estudantes com necessidades especiais na UFRN, um dele faz as seguintes afirmações:

I Os estudantes com necessidades educacionais especiais, para obter concessão de apoio e serviços junto à Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial, deverão sempre ter sua condição diagnosticada por um laudo médico.

II Para os estudantes com necessidades educacionais especiais, o plano de ensino de componentes curriculares deverá ser adaptado em relação à avaliação.

III A Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial deve apoiar a UFRN em ações de formação continuada de professores , visando à melhoria da qualidade do atendimento a esses estudantes.

IV Os estudantes com necessidades educacionais especiais não podem ter, sob qualquer circunstância, prorrogado o prazo máximo do curso.

Das afirmações, estão corretas

  • A)II e III.
  • B)I e III.
  • C)II e IV.
  • D)I e IV.
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A alternativa correta é A)

Numa discussão entre dois professores sobre o atendimento de estudantes com necessidades especiais na UFRN, um deles apresenta quatro afirmações. Analisando cada uma delas, é possível identificar quais estão corretas de acordo com as políticas de inclusão educacional.

A primeira afirmação (I) diz que os estudantes com necessidades educacionais especiais devem ter sua condição diagnosticada por um laudo médico para obter apoio da Comissão Permanente. No entanto, nem sempre um laudo médico é obrigatório, pois outras documentações ou avaliações pedagógicas podem ser suficientes, dependendo do caso. Portanto, essa afirmação está incorreta.

A segunda afirmação (II) afirma que o plano de ensino deve ser adaptado em relação à avaliação para esses estudantes. Isso está correto, pois a flexibilização das avaliações é uma prática comum para garantir a equidade no processo educacional, respeitando as particularidades de cada aluno.

A terceira afirmação (III) menciona que a Comissão deve apoiar a UFRN na formação continuada de professores, visando melhorar o atendimento. Essa afirmação está correta, pois a capacitação docente é essencial para uma educação inclusiva de qualidade.

Por fim, a quarta afirmação (IV) diz que os estudantes com necessidades especiais não podem ter o prazo máximo do curso prorrogado em nenhuma circunstância. Isso está incorreto, pois a legislação brasileira prevê a possibilidade de extensão de prazos quando necessário, garantindo o direito à educação.

Assim, as afirmações corretas são II e III, correspondendo à alternativa A).

Questão 55

Com relação às dimensões relacionadas à qualidade da escola, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) No ambiente educativo o respeito, a solidariedade, a disciplina e o combate à discriminação são práticas que fortalecem a noção de cidadania.
( ) Todas as crianças são capazes de aprender e esse é um compromisso que deve ser assumido por toda a equipe de gestão e pelos professores.
( ) A formação continuada dos professores precisa ser o foco do planejamento e outros aspectos, como a estabilidade do corpo docente, podem ser minimizados.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A)F, V e F.
  • B)V, V e F.
  • C)V, F e F.
  • D)F, V e V.
  • E)F, F e V.
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A alternativa correta é B)

Com relação às dimensões relacionadas à qualidade da escola, o texto apresenta três afirmativas que devem ser classificadas como verdadeiras (V) ou falsas (F). A análise correta dessas afirmativas leva ao gabarito B) V, V e F.

A primeira afirmativa destaca que "No ambiente educativo o respeito, a solidariedade, a disciplina e o combate à discriminação são práticas que fortalecem a noção de cidadania". Essa afirmação é verdadeira, pois valores como respeito, solidariedade e disciplina são fundamentais para a formação cidadã dos estudantes, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo e democrático.

A segunda afirmativa afirma que "Todas as crianças são capazes de aprender e esse é um compromisso que deve ser assumido por toda a equipe de gestão e pelos professores". Essa afirmação também é verdadeira, pois a educação deve ser inclusiva e acreditar no potencial de aprendizagem de todos os alunos, sendo um dever coletivo da escola.

Já a terceira afirmativa diz que "A formação continuada dos professores precisa ser o foco do planejamento e outros aspectos, como a estabilidade do corpo docente, podem ser minimizados". Essa afirmação é falsa, pois, embora a formação continuada seja essencial, a estabilidade do corpo docente também é um fator crucial para a qualidade da educação, garantindo consistência e aprofundamento no trabalho pedagógico.

Portanto, a sequência correta é V, V e F, correspondente à alternativa B).

Questão 56

A questão de formação do educador e da educação continuada está posta em debate nacional desde as Conferências de Educação anteriores ao regime republicano, mas é na década dos anos 80 que ela assume caráter de luta pela reformulação dos cursos de formação, seguindo o debate até os dias atuais. Sobre essa problemática, julgue os itens a seguir:

I. O significado e as exigências da formação de profissional da educação supõem o entendimento do que seja profissão e do que seja a formação para e na atuação profissional. Segundo M. Marques (em Educação / interíocução, aprendizagem / reconstrução de saberes. Rio Grande do Sul: Unijuí Editora, 1996), a profissão exige que o potencial cognitivo-instrumental desenvolvido pelas ciências específicas passe efetivamente à prática educativa cotidiana dos profissionais da educação entre si e com os interlocutores. Assim, a comunidade profissional constrói e reconstrói seus saberes na intersubjetividade da comunicação em seu interior e com a comunidade ampla.

II. A reconstrução curricular dos programas de formação dos educadores pressupõe uma prática social complexa, que interrelacione as dimensões epistêmicas, metodológicas, culturais e organizativas da educação e as redefine na unidade de seu locus de atuação integrada no nível de pesquisa, da docência, das ações nos campos do desenvolvimento social e do exercício das competências profissionais (M. Marques, in Educação / interíocução, aprendizagem / reconstrução de saberes. Ijuí, RS. Unijuí Editora, 1992).

III. Quanto ao desenvolvimento profissional, Nóvoa (Em Os professores e sua formação, Lisboa: Don Quixote, 1992) tem avançado o debate sobre a formação de professores, direcionando-o para o campo da profissão docente, em substituição às perspectivas centradas no mundo acadêmico. Para ele, uma nova profissionalidade docente requer uma formação menos crítica, concebendo a formação como um processo interativo e estático. Por isso, faz-se necessário compreender a formação de professores como um espaço de configuração profissional, estas que passam também pela compreensão de que a profissão docente é um construto neutro, fixo e universal.

É correto o que se afirma em:




  • A)I e III, apenas
  • B)I e II, apenas.
  • C)II e III, apenas
  • D)todas as afirmativas são corretas.
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A alternativa correta é B)

A formação do educador e a educação continuada são temas centrais no debate educacional brasileiro, ganhando maior relevância a partir da década de 1980, quando se intensificou a luta pela reformulação dos cursos de formação docente. Analisando as afirmações apresentadas, é possível identificar quais delas estão corretas com base nas referências teóricas citadas.

A afirmação I está correta, pois destaca a importância da relação entre teoria e prática na formação do profissional da educação, conforme defendido por M. Marques. O autor enfatiza que o conhecimento científico deve ser aplicado na prática educativa, permitindo a construção e reconstrução de saberes por meio da interação entre os profissionais e a comunidade.

A afirmação II também está correta, já que aborda a necessidade de uma reconstrução curricular que integre diferentes dimensões da educação, como as epistêmicas, metodológicas, culturais e organizativas. M. Marques reforça a importância de uma formação que una pesquisa, docência e desenvolvimento social, consolidando uma atuação profissional integrada.

Já a afirmação III está incorreta, pois Nóvoa não defende uma formação docente "menos crítica" ou "estática". Pelo contrário, sua abordagem valoriza a profissionalidade docente como um processo dinâmico e interativo, que não pode ser entendido como neutro, fixo ou universal. A formação de professores, para Nóvoa, deve ser um espaço de constante configuração profissional, em diálogo com as demandas da prática educativa.

Portanto, apenas as afirmações I e II estão corretas, correspondendo à alternativa B).

Questão 57

Assinale a alternativa correta em relação à formação dos profissionais da educação com base na legislação em vigor:

  • A)Exige-se para atuação na educação básica o nível superior com formação em Pedagogia.
  • B)Deve associar teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço.
  • C)A formação de professores será definida pelos Institutos Superiores de Educação.
  • D)A formação de especialistas em educação foi extinta após a promulgação da Lei 9394/96.
  • E)Destina-se à efetivação de programas de formação continuada nos sistemas de ensino.
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A alternativa correta é B)

Assinale a alternativa correta em relação à formação dos profissionais da educação com base na legislação em vigor:

  • A) Exige-se para atuação na educação básica o nível superior com formação em Pedagogia.
  • B) Deve associar teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço.
  • C) A formação de professores será definida pelos Institutos Superiores de Educação.
  • D) A formação de especialistas em educação foi extinta após a promulgação da Lei 9394/96.
  • E) Destina-se à efetivação de programas de formação continuada nos sistemas de ensino.

O gabarito correto é B).

Questão 58

Investir em alternativas inovadoras de formação docente implica a escolha de um caminho consistente com vistas à transformação da escola e à democratização da sociedade. Essa afirmativa de Selma Garrido (2006) traz para o debate algumas necessidades apontadas pela prática da formação continuada, dentre elas:

1. A urgente necessidade de formar o professor-pesquisador.
2. A eliminação de influências ideológicas nos processos de formação docente.
3. A construção coletiva da identidade e da profissionalidade docente.

Está(ão) correta(s)



  • A)1 e 2, apenas
  • B)1 e 3, apenas
  • C)1, 2 e 3
  • D)1, apenas
  • E)3, apenas
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A alternativa correta é B)

Investir em alternativas inovadoras de formação docente implica a escolha de um caminho consistente com vistas à transformação da escola e à democratização da sociedade. Essa afirmativa de Selma Garrido (2006) traz para o debate algumas necessidades apontadas pela prática da formação continuada, dentre elas:

  1. A urgente necessidade de formar o professor-pesquisador.
  2. A eliminação de influências ideológicas nos processos de formação docente.
  3. A construção coletiva da identidade e da profissionalidade docente.

Está(ão) correta(s):

  • A) 1 e 2, apenas
  • B) 1 e 3, apenas
  • C) 1, 2 e 3
  • D) 1, apenas
  • E) 3, apenas

O gabarito correto é B).

Questão 59

Para Charlot (2005), a idéia de formação implica a noção de dotar o indivíduo de competências. Formar professores significa:
1. Considerar a prática como atividade direcionada e contextualizada.
2. Trabalhar os saberes e as práticas como forma de possibilitar aos professores gerir as tensões e construir as mediações existentes entre eles.
3. Considerar um conjunto de ações coordenado que só têm pertinência em referência a um fim.

Está(ão) correta(s)




  • A)1 e 2, apenas
  • B)2 e 3, apenas
  • C)1, 2 e 3
  • D)1, apenas
  • E)3, apenas
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A alternativa correta é C)

Para Charlot (2005), a ideia de formação implica a noção de dotar o indivíduo de competências. Formar professores significa:

  1. Considerar a prática como atividade direcionada e contextualizada.
  2. Trabalhar os saberes e as práticas como forma de possibilitar aos professores gerir as tensões e construir as mediações existentes entre eles.
  3. Considerar um conjunto de ações coordenado que só têm pertinência em referência a um fim.

Está(ão) correta(s):

  • A) 1 e 2, apenas
  • B) 2 e 3, apenas
  • C) 1, 2 e 3
  • D) 1, apenas
  • E) 3, apenas

O gabarito correto é C) 1, 2 e 3.

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Questão 60

Tendo como referência a Lei nº 9.394/96, sobre a formação dos profissionais da educação, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A)A incumbência de promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério cabe à União, ao Distrito Federal, aos Estados e aos Municípios.
  • B)A formação docente, para a educação básica e a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas.
  • C)Poderão ser utilizados recursos e tecnologias de educação a distância para a formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério.
  • D)Para o exercício do magistério superior, a preparação far-se-á em nível de pós- graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado.
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A alternativa correta é B)

O texto apresenta uma questão sobre a Lei nº 9.394/96, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que trata da formação dos profissionais da educação. O enunciado pede para identificar a alternativa INCORRETA entre as opções fornecidas.

A alternativa B) afirma que "A formação docente, para a educação básica e a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas." Esta afirmação está incorreta, pois a LDB estabelece que a prática de ensino de no mínimo 400 horas é obrigatória para a formação docente na educação básica, e não 300 horas como mencionado. Além disso, a educação superior não está sujeita a essa exigência específica de horas de prática de ensino.

As demais alternativas estão corretas de acordo com a LDB:

  • A) A formação inicial, continuada e capacitação dos profissionais de magistério é responsabilidade compartilhada entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
  • C) A lei permite o uso de educação a distância para formação continuada e capacitação de professores.
  • D) A preparação para o magistério superior deve ocorrer em nível de pós-graduação, com prioridade para mestrado e doutorado.

Portanto, a alternativa B) é a incorreta, conforme indicado no gabarito, por apresentar informações equivocadas sobre a carga horária mínima de prática de ensino exigida pela legislação educacional brasileira.

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