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Questões Sobre A Formação Continuada do Professor - Pedagogia - concurso

Questão 81

A pedagoga Fátima investe na sua formação continuada, numa perspectiva da Pedagogia da Autonomia, por entender que o século XXI se caracteriza pela tecnologia da comunicação que permite o livre transitar nas informações, a apropriação das mesmas e a ressignificação e socialização dos conhecimentos científicos. O processo formativo permanente do educador, nessa direção, possibilita:

  • A)uma prática pedagógica neutra que reflete positivamente no meio social
  • B)novas formas de ordenação da experiência humana, com múltiplos reflexos na cognição
  • C)o desenvolvimento de experiências que só servem para si mesmo
  • D)o desenvolvimento de atividades pragmáticas e descontextualizadas
  • E)visões distorcidas do mundo do trabalho
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A alternativa correta é B)

A pedagoga Fátima, ao investir em sua formação continuada dentro da perspectiva da Pedagogia da Autonomia, demonstra uma compreensão profunda das demandas do século XXI. Vivemos em uma era marcada pela tecnologia da comunicação, que facilita o acesso à informação, sua apropriação crítica e a ressignificação do conhecimento científico. Nesse contexto, a formação permanente do educador não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para acompanhar as transformações sociais e educacionais.

O processo formativo contínuo, como mencionado, possibilita novas formas de ordenar a experiência humana, impactando diretamente a cognição e a maneira como o conhecimento é construído e compartilhado. A alternativa B) corretamente destaca esse aspecto, pois reflete a capacidade de adaptação e inovação que a Pedagogia da Autonomia promove, permitindo ao educador repensar sua prática de forma dinâmica e contextualizada.

As demais alternativas não se alinham com os princípios defendidos por Fátima. A neutralidade pedagógica (alternativa A)) é uma ilusão, já que toda prática educacional carrega intencionalidades. Experiências que servem apenas ao indivíduo (alternativa C)) ou atividades descontextualizadas (alternativa D)) contradizem a essência da Pedagogia da Autonomia, que valoriza a troca e a relevância social do conhecimento. Por fim, visões distorcidas do mundo do trabalho (alternativa E)) não são um resultado desejável de uma formação crítica e reflexiva.

Portanto, a resposta correta é B), pois sintetiza o impacto transformador que uma formação continuada, alinhada com as necessidades do século XXI, pode ter na prática pedagógica e na construção do conhecimento.

Questão 82

No Texto Recuo da Teoria, Maria Célia Morais (2003), afirma que a naturalização do trabalho docente, com a valorização da prática imediata, reforça o fim da teoria com a valorização do ceticismo epistemológico e da prática imediata como fonte de conhecimento. “Descarta-se a necessidade de inquirir sobre questões relativas à natureza do objeto e do próprio conhecimento”. Acerca do tema, considere as seguintes afirmativas:

1) A autora desqualifica a importância da prática no desenvolvimento do trabalho docente.

2) A autora considera o ceticismo epistemológico como um problema para a formação inicial e continuada do professor.

3) A autora faz uma análise crítica da supervalorização da atividade prática em detrimento da fundamentação teórica.

4) A autora afirma que a fundamentação teórica não tem sido evidenciada na formação do professor.

Assinale a alternativa correta.

  • A)Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
  • B)Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • C)Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
  • D)Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • E)As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
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A alternativa correta é B)

No ensaio Recuo da Teoria, Maria Célia Morais (2003) problematiza a naturalização do trabalho docente, destacando como a ênfase excessiva na prática imediata e no ceticismo epistemológico mina a importância da teoria na formação e atuação dos professores. A autora critica a tendência de desvalorizar reflexões sobre a natureza do conhecimento e do objeto de estudo, reduzindo o ensino a uma atividade meramente instrumental.

Sobre as afirmativas apresentadas:

  1. A primeira afirmativa é falsa, pois Morais não desqualifica a prática em si, mas alerta para os riscos de sua supervalorização sem mediação teórica.
  2. A segunda afirmativa é verdadeira, já que a autora identifica no ceticismo epistemológico um obstáculo para a formação docente, tanto inicial quanto continuada.
  3. A terceira afirmativa é verdadeira, pois o texto faz uma crítica contundente à primazia da prática em detrimento da fundamentação teórica.
  4. A quarta afirmativa é verdadeira, uma vez que a autora constata a falta de evidência da teoria na formação do professor.

Portanto, a alternativa correta é B) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras, pois refletem com precisão as ideias centrais apresentadas por Morais em sua análise sobre o recuo da teoria na educação.

Questão 83

Com base na Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007 – que modifica as competências e a estrutura organizacional da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – e no Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 – que institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica –, NÃO é correto afirmar que

  • A)a formação inicial de profissionais do magistério dará preferência à modalidade presencial.
  • B)a formação continuada dos profissionais do magistério dar-se-á por meio de cursos presenciais ou cursos a distância.
  • C)a formação inicial de profissionais do magistério, por meio do ensino presencial, não utilizará recursos e tecnologias de educação a distância.
  • D)a formação continuada de profissionais do magistério utilizará, especialmente, recursos e tecnologias de educação a distância.
  • E)o atendimento às necessidades de formação continuada de profissionais do magistério dar-se-á pela indução da oferta de cursos e atividades formativas por instituições públicas de educação, cultura e pesquisa, em consonância com os projetos das unidades escolares e das redes e sistemas de ensino.
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A alternativa correta é C)

Com base na análise da Lei nº 11.502/2007 e do Decreto nº 6.755/2009, que regulamentam a formação de profissionais do magistério no Brasil, é possível identificar a alternativa incorreta entre as opções apresentadas.

A alternativa C) afirma que "a formação inicial de profissionais do magistério, por meio do ensino presencial, não utilizará recursos e tecnologias de educação a distância", o que está em desacordo com as políticas educacionais contemporâneas. Tanto a legislação quanto as práticas pedagógicas atuais reconhecem a importância da integração de tecnologias digitais em todos os níveis de formação, inclusive na modalidade presencial.

As demais alternativas apresentam afirmações corretas:

  • A) A preferência pela modalidade presencial na formação inicial está alinhada com a legislação.
  • B) A flexibilidade na formação continuada, combinando modalidades presencial e a distância, é um princípio reconhecido.
  • D) O uso prioritário de educação a distância na formação continuada reflete a realidade das políticas públicas.
  • E) A articulação entre instituições formadoras e redes de ensino é um aspecto fundamental da política nacional.

Portanto, a alternativa C) constitui a resposta incorreta, pois a legislação não proíbe nem desestimula o uso de tecnologias de educação a distância como complemento à formação presencial inicial. Pelo contrário, a integração de diferentes modalidades e recursos tecnológicos é incentivada como forma de enriquecer o processo formativo dos futuros educadores.

Questão 84

Em relação ao Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO), desenvolvido na modalidade de educação a distância, pode-se afirmar que:

I) O PROFORMAÇÃO, vinculado à Secretaria de Educação a Distância do MEC, é um curso em nível médio, com habilitação para o magistério na modalidade normal, realizado pelo Ministério, em parceria com os estados e municípios.

II) O Programa destina-se aos professores que estejam lecionando, sem formação específica, nas quatro séries iniciais, classes de alfabetização ou Educação de Jovens e Adultos – EJA – das redes públicas de ensino do país.

III) Um dos objetivos do PROFORMAÇÃO é valorizar o magistério pelo resgate da profissionalização da função docente e melhoria da qualidade do ensino.

IV) O cursista do PROFORMAÇÃO deverá desenvolver, dentre outras atividades individuais, um projeto de trabalho, uma pesquisa e/ou ação pedagógica a respeito de algum aspecto (social, histórico, cultural, ecológico, científico, etc) de sua realidade local.

São verdadeiras as afirmações:

  • A)I, II e III
  • B)II, III e IV
  • C)I, III e IV
  • D)I, II e IV
  • E)I, II, III e IV
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A alternativa correta é E)

O Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO) representa uma iniciativa significativa no âmbito da educação a distância no Brasil, voltada para a qualificação de docentes em serviço. Analisando as afirmações apresentadas, é possível confirmar que todas são verdadeiras, conforme o gabarito indicado (E).

A primeira afirmação (I) destaca corretamente que o PROFORMAÇÃO é um curso em nível médio, com habilitação para o magistério na modalidade normal, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com estados e municípios. Essa característica reforça o compromisso do programa com a formação básica de professores que atuam sem a devida qualificação.

A segunda afirmação (II) ressalta o público-alvo do programa: professores em exercício sem formação específica, que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental, em classes de alfabetização ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa focalização demonstra a preocupação em atender a uma demanda urgente por profissionalização docente em redes públicas de ensino.

A terceira afirmação (III) aponta um dos objetivos centrais do PROFORMAÇÃO: a valorização do magistério por meio da profissionalização da função docente e da melhoria da qualidade do ensino. Esse aspecto é fundamental, pois reconhece a importância da formação continuada para o desenvolvimento educacional.

Por fim, a quarta afirmação (IV) descreve uma das atividades exigidas aos cursistas: a elaboração de um projeto ou pesquisa pedagógica relacionada à realidade local. Essa exigência estimula a reflexão crítica e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, alinhando teoria e prática no cotidiano escolar.

Portanto, todas as afirmações estão corretas, evidenciando o caráter abrangente e relevante do PROFORMAÇÃO como política pública de formação docente.

Questão 85

Os elementos que um educando adulto pode construir porque sua experiência de vida assim o permitiu naquele momento, não necessariamente são os mesmos para
outro que possivelmente teve outra experiência com outros elementos.

Logo, desenvolver a formação continuada por meio de propostas previamente definidas e organizadas pelo referencial dos conhecimentos e da lógica de quem ensina

  • A)possibilita estruturar um trabalho preciso, sem cair nas armadilhas da subjetividade dos conhecimentos dos alunos.
  • B)exige a preparação de conteúdos voltados para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao mundo do trabalho.
  • C)favorece a organização curricular voltada especificamente para as lacunas existentes na formação dos educandos.
  • D)pode significar invalidar ou não fazer sentido às experiências vividas pelos educandos e a seus conhecimentos construídos.
  • E)permite o desenvolvimento de um processo mais organizado de aquisição do conhecimento, habilidades e competências.
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A alternativa correta é D)

O trecho apresentado aborda a complexidade da educação de adultos, destacando como as experiências de vida individuais influenciam a construção do conhecimento. A citação inicial ressalta que cada educando possui um repertório único, moldado por suas vivências, o que torna o processo de aprendizagem profundamente subjetivo e variável.

O questionamento proposto gira em torno das limitações de uma formação continuada baseada em propostas predefinidas e organizadas segundo a lógica do educador. Entre as alternativas apresentadas, a opção D) se destaca como a mais coerente com o texto, pois aponta o risco de desconsiderar os saberes e experiências prévias dos alunos ao impor um modelo rígido de ensino.

Essa crítica é fundamental para repensar a educação de adultos, já que inviabilizar as vivências dos educandos pode criar barreiras ao aprendizado significativo. O conhecimento construído ao longo da vida não deve ser invalidado, mas sim servir como alicerce para novas aquisições. Portanto, a resposta correta reforça a importância de metodologias que valorizem a bagagem cultural e intelectual dos alunos, adaptando-se às suas necessidades específicas.

Questão 86

De acordo com dispositivo inserto na LDB, a formação dos
profissionais da educação terá como fundamento a associação entre
teorias e práticas — inclusive mediante a capacitação em serviço,
por meio da formação continuada — e o aproveitamento de
experiências anteriores em instituições de ensino e outras
atividades. Considerando o referido dispositivo, julgue os próximos
itens.


A formação continuada pode possibilitar a reflexividade e a mudança nas práticas docentes, ajudando os professores a tomarem consciência das suas dificuldades, compreendendo-as e elaborando formas de enfrentá-las.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a formação dos profissionais da educação deve ser pautada na integração entre teoria e prática, incluindo a capacitação em serviço e a valorização de experiências prévias. Nesse contexto, a formação continuada surge como um elemento fundamental para o desenvolvimento docente, permitindo não apenas a atualização de conhecimentos, mas também a reflexão crítica sobre a prática pedagógica.

A afirmação de que a formação continuada pode possibilitar a reflexividade e a mudança nas práticas docentes está correta. Isso porque esse processo formativo oferece aos professores oportunidades para analisarem suas dificuldades, compreenderem suas origens e desenvolverem estratégias para superá-las. Ao promover espaços de troca de experiências e de construção coletiva do conhecimento, a formação continuada contribui para a transformação das práticas em sala de aula, tornando-as mais eficazes e contextualizadas.

Portanto, o item está CERTO, pois a formação continuada é um instrumento essencial para o aprimoramento profissional docente, favorecendo a reflexão sobre a prática e a busca por melhores estratégias de ensino.

Questão 87

De acordo com dispositivo inserto na LDB, a formação dos
profissionais da educação terá como fundamento a associação entre
teorias e práticas — inclusive mediante a capacitação em serviço,
por meio da formação continuada — e o aproveitamento de
experiências anteriores em instituições de ensino e outras
atividades. Considerando o referido dispositivo, julgue os próximos
itens.



A formação continuada deve ser vista como uma etapa procedimental e atitudinal da prática docente, visando à melhoria do ensino e ao rompimento de uma visão de mundo estagnada.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

De acordo com dispositivo inserto na LDB, a formação dos profissionais da educação terá como fundamento a associação entre teorias e práticas — inclusive mediante a capacitação em serviço, por meio da formação continuada — e o aproveitamento de experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades. Considerando o referido dispositivo, julgue os próximos itens.

A formação continuada deve ser vista como uma etapa procedimental e atitudinal da prática docente, visando à melhoria do ensino e ao rompimento de uma visão de mundo estagnada.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 88

O programa Universidade Aberta do Brasil – UAB, da Secretaria de Educação a Distância, foi instituído pelo Governo Brasileiro com o objetivo de interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. Sobre a UAB, podemos afirmar:

Assinale V onde for verdadeiro e F onde for falso.

( ) A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém, ainda sem graduação.

( ) Oferecer formação inicial para estudantes egressos do Ensino Médio.

( ) Oferecer formação continuada aos professores e gestores já graduados.

( ) A oferta de cursos acontece regularmente, por processo seletivo.

A sequência correta, de cima para baixo, é

  • A)V V F V
  • B)V F V F
  • C)F F V V
  • D)F V F V
  • E)V V V V
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A alternativa correta é D)

O programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), criado pela Secretaria de Educação a Distância, representa uma iniciativa fundamental do Governo Brasileiro para democratizar o acesso à educação superior, especialmente em regiões interioranas, por meio da modalidade de educação a distância. Analisando as afirmações sobre o programa, podemos identificar os seguintes aspectos:

(F) A prioridade da UAB não é exclusivamente a formação inicial de professores em exercício na educação básica pública sem graduação, embora essa seja uma das vertentes de atuação. O programa possui um escopo mais amplo, abrangendo outras finalidades.

(V) O programa também oferece formação inicial para estudantes egressos do Ensino Médio, contribuindo para a expansão do ensino superior e a inclusão educacional.

(F) A UAB não tem como foco principal a formação continuada de professores e gestores já graduados, pois sua ênfase está na formação inicial e na expansão de vagas no ensino superior.

(V) A oferta de cursos pela UAB ocorre de forma regular e organizada, geralmente por meio de processos seletivos, garantindo transparência e equidade no acesso.

Portanto, a sequência correta das afirmações é D) F, V, F, V, conforme indicado no gabarito.

Questão 89

Quanto à ética profissional do pedagogo, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Posteriormente, opte pela sequência que condiz com sua resposta:

-> Os profissionais da educação devem:

I. Garantir que o conhecimento profissional seja constantemente atualizado e aperfeiçoado.

II. Determinar a natureza e o formato de programas de formação contínua como expressão essencial do seu profissionalismo.

III. Divulgar toda informação relevante relacionada com as suas competências e qualificações.

IV. Apoiar todos os esforços para promover a democracia e os direitos humanos através da educação.

V. Salvaguardar e promover os interesses e o bemestar de todos os estudantes, protegendo-os de intimidações e de abusos físicos e psicológicos.

  • A)A sequência correta é: F - V - V - V - F.
  • B)A sequência correta é: F - V - F - F - V.
  • C)A sequência correta é: V - V - V - V - V.
  • D)A sequência correta é: V - V - V - F - V.
  • E)A sequência correta é: F - F - V - V - F.
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A alternativa correta é C)

Quanto à ética profissional do pedagogo, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Posteriormente, opte pela sequência que condiz com sua resposta:

-> Os profissionais da educação devem:

I. Garantir que o conhecimento profissional seja constantemente atualizado e aperfeiçoado.

II. Determinar a natureza e o formato de programas de formação contínua como expressão essencial do seu profissionalismo.

III. Divulgar toda informação relevante relacionada com as suas competências e qualificações.

IV. Apoiar todos os esforços para promover a democracia e os direitos humanos através da educação.

V. Salvaguardar e promover os interesses e o bem-estar de todos os estudantes, protegendo-os de intimidações e de abusos físicos e psicológicos.

  • A) A sequência correta é: F - V - V - V - F.
  • B) A sequência correta é: F - V - F - F - V.
  • C) A sequência correta é: V - V - V - V - V.
  • D) A sequência correta é: V - V - V - F - V.
  • E) A sequência correta é: F - F - V - V - F.

O gabarito correto é C).

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Questão 90

No processo de formação dos professores, há múltiplas facetas e prioridades e, de acordo com Sacristán (2000), algumas dessas prioridades são consideradas indispensáveis. Estas serão atendidas quando o processo de formação continuada dos professores estiver voltado para

I. dotá-los de um saber nos níveis e nas áreas do currículo que vão desenvolver, oferecendo alternativas práticas diversas.
II. ajudá-los a estabelecer uma fundamentação desses saberes práticos para justificar e analisar sua prática, em função da coerência das tarefas que realiza com um determinado modelo educativo e com o conhecimento aceito como válido num dado momento.
III. ajudá-los a desenvolver a capacidade de analisar e questionar as condições que delimitam as práticas institucionalmente estabelecidas, analisando seus pressupostos e promovendo alternativas mais de acordo com modelos educativos adequados às necessidades dos alunos.
IV. promovê-los funcionalmente, levando-os à especialização em área curricular demandada pelo sistema de ensino.

Está de acordo com o autor o contido em

  • A)I e II, apenas.
  • B)II e III, apenas.
  • C)I, II e III, apenas.
  • D)I, III e IV, apenas.
  • E)I, II, III e IV.
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A alternativa correta é C)

No processo de formação dos professores, há múltiplas facetas e prioridades que, segundo Sacristán (2000), devem ser atendidas para que a formação continuada seja efetiva. O autor destaca que essa formação deve contemplar:

I. Dotar os professores de conhecimentos sólidos nas áreas do currículo em que atuam, além de oferecer alternativas práticas diversificadas para sua aplicação.

II. Auxiliá-los a fundamentar teoricamente suas práticas, permitindo que justifiquem e analisem suas ações pedagógicas de acordo com modelos educativos e conhecimentos validados em seu contexto.

III. Desenvolver neles a capacidade crítica para questionar as estruturas institucionais que limitam suas práticas, analisando pressupostos e propondo alternativas mais alinhadas às necessidades dos alunos.

No entanto, o autor não inclui como prioridade a promoção funcional ou especialização em áreas curriculares demandadas pelo sistema (IV), pois sua abordagem está centrada na reflexão e na prática pedagógica, e não em aspectos burocráticos ou de carreira.

Portanto, as alternativas corretas, de acordo com Sacristán, são I, II e III, correspondendo à opção C).

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