Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Quando analisamos a função social da escola (a educação através de ensino), damos conta de que a atuação da coordenação pedagógica e, consequentemente, do Assistente de Alunos, dá-se no campo da mediação. Neste contexto, é preciso atentar para a necessária articulação entre a pedagogia de sala de aula e a pedagogia institucional, uma vez que, no fundo, o que está em questão é a mesma tarefa: a formação humana.VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002. p.88 Considerando, então, que quem gere a prática pedagógica de sala de aula é o professor, o assistente de alunos, para ajudá-lo, deve estabelecer uma dinâmica interativa que facilite o avanço. Analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:( )Acolher o professor em sua realidade, em suas angústias, reconhecimento das necessidades e das dificuldades. ( )Fazer a crítica dos acontecimentos, ajudando a compreender a própria participação do professor no problema, a perceber as suas contradições. ( )Buscar ter pseudo-superações e inserção na ideologia dominante. ( )Engendrar disponibilizando subsídios para resoluções de problemas.A sequência correta é

Quando analisamos a função social da escola (a educação
através de ensino), damos conta de que a atuação da coordenação
pedagógica e, consequentemente, do Assistente
de Alunos, dá-se no campo da mediação. Neste contexto, é
preciso atentar para a necessária articulação entre a pedagogia
de sala de aula e a pedagogia institucional, uma vez
que, no fundo, o que está em questão é a mesma tarefa: a
formação humana.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico
ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002. p.88

Considerando, então, que quem gere a prática pedagógica de
sala de aula é o professor, o assistente de alunos, para ajudá-lo,
deve estabelecer uma dinâmica interativa que facilite o avanço.
Analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F)
para falso:
( )Acolher o professor em sua realidade, em suas angústias, reconhecimento
das necessidades e das dificuldades.
( )Fazer a crítica dos acontecimentos, ajudando a compreender
a própria participação do professor no problema, a perceber
as suas contradições.
( )Buscar ter pseudo-superações e inserção na ideologia dominante.
( )Engendrar disponibilizando subsídios para resoluções de problemas.
A sequência correta é

Resposta:

A alternativa correta é C)

A função social da escola e o papel da coordenação pedagógica, incluindo o Assistente de Alunos, centram-se na mediação entre a pedagogia de sala de aula e a pedagogia institucional. Ambas convergem para um objetivo comum: a formação humana. Como afirma Vasconcellos (2002), essa articulação é essencial para o desenvolvimento educacional.

O Assistente de Alunos, ao apoiar o professor, deve estabelecer uma relação interativa que promova avanços na prática pedagógica. Analisando as afirmativas apresentadas, a sequência correta é a alternativa C) V, V, F, V, pois:

  1. (V) Acolher o professor em suas dificuldades e angústias é fundamental para uma mediação eficaz.
  2. (V) A crítica reflexiva ajuda o professor a compreender seu papel e superar contradições.
  3. (F) Buscar "pseudo-superações" e aderir à ideologia dominante não condiz com uma prática pedagógica transformadora.
  4. (V) Disponibilizar subsídios para resolver problemas é uma ação concreta de apoio ao professor.

Portanto, a atuação do Assistente de Alunos deve ser pautada pelo diálogo, pelo apoio crítico e por intervenções que fortaleçam a prática docente, sempre visando à formação integral dos educandos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *