Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre a formação docente para a educação superior, analise as afirmativas. I – Os docentes são os únicos responsáveis por sua formação na medida em que novos paradigmas da educação superior exigem flexibilidade, empreendedorismo e mobilidade acadêmica. II – Engloba tanto o desenvolvimento pessoal quanto profissional dos professores envolvidos, contemplando ações auto, hétero e interformativas. III – Compreende um sistema organizado no qual estão envolvidos os sujeitos que se preparam para ser docentes e aqueles que já estão na docência. IV – É um processo de natureza social, pois os professores se constituem como tal em atividades interpessoais, seja em período de preparação, seja ao longo da carreira. Está correto o que se afirma em

Sobre a formação docente para a educação superior, analise as afirmativas.

I – Os docentes são os únicos responsáveis por sua formação na medida em que novos paradigmas da
educação superior exigem flexibilidade, empreendedorismo e mobilidade acadêmica.

II – Engloba tanto o desenvolvimento pessoal quanto profissional dos professores envolvidos,
contemplando ações auto, hétero e interformativas.

III – Compreende um sistema organizado no qual estão envolvidos os sujeitos que se preparam para ser
docentes e aqueles que já estão na docência.

IV – É um processo de natureza social, pois os professores se constituem como tal em atividades
interpessoais, seja em período de preparação, seja ao longo da carreira.

Está correto o que se afirma em

Resposta:

A alternativa correta é C)

A formação docente para a educação superior é um tema complexo que envolve múltiplas dimensões, como evidenciado pelas afirmativas apresentadas. A análise das proposições revela que a alternativa correta é a letra C, que contempla as afirmações II, III e IV.

A afirmativa I está incorreta ao atribuir exclusivamente aos docentes a responsabilidade por sua formação. Embora a flexibilidade e o empreendedorismo sejam características desejáveis, a formação docente não é um processo isolado, mas sim coletivo e institucionalmente apoiado.

A afirmativa II está correta ao destacar que a formação docente engloba tanto o desenvolvimento pessoal quanto profissional, abarcando diferentes modalidades formativas (auto, hétero e interformativas). Essa visão holística é essencial para uma atuação docente qualificada no ensino superior.

A afirmativa III também está correta ao apresentar a formação docente como um sistema organizado que envolve tanto os aspirantes à docência quanto os professores em exercício. Essa perspectiva sistêmica reconhece a formação como um processo contínuo.

Por fim, a afirmativa IV está correta ao caracterizar a formação docente como um processo de natureza social, que se desenvolve nas relações interpessoais ao longo de toda a carreira. Essa dimensão relacional é fundamental para a construção da identidade docente.

Portanto, apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas, conforme indicado na alternativa C. Essas proposições apresentam uma visão abrangente e atual da formação docente para o ensino superior, considerando suas múltiplas dimensões e atores envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *