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Questões Sobre A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil - Pedagogia - concurso

Questão 1

Leia as seguintes asserções sobre a rotina na Educação Infantil
(MEC, 2013) e observe a relação entre elas.

As instituições de Educação Infantil precisam organizar uma
rotina de situações agradáveis e motivadoras que desafiem o
que cada criança e seu grupo social já sabem, a fim de promover
o conhecimento e a autoestima da criança,

POIS

compete às instituições ampliar as possibilidades infantis de
aprender e ser cuidada, de se expressar, comunicar e criar, de
organizar pensamentos e idéias, de conviver, brincar e trabalhar
em grupo, de ter iniciativa e de apropriar-se de diferentes
linguagens e saberes que circulam na sociedade.

No que se referem a essas duas asserções, assinale a opção
CORRETA.

  • A)A primeira é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
  • B)A primeira é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.
  • C)Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
  • D)As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • E)As duas são proposições verdadeiras, porém a segunda não é uma justificativa da primeira.
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A alternativa correta é D)

A organização da rotina na Educação Infantil é um elemento fundamental para o desenvolvimento integral da criança, conforme destacado pelo MEC (2013). As duas asserções apresentadas reforçam a importância de uma abordagem pedagógica que valorize tanto o aspecto cognitivo quanto o socioafetivo.

A primeira afirmação ressalta a necessidade de criar situações desafiadoras e motivadoras, alinhadas ao conhecimento prévio das crianças e de seu grupo social. Essa perspectiva está diretamente relacionada à promoção da autoestima e ao estímulo à aprendizagem, princípios essenciais na Educação Infantil.

A segunda asserção complementa a primeira ao destacar o papel das instituições em ampliar as possibilidades de aprendizagem, expressão e convívio social. Essa ampliação inclui o desenvolvimento de linguagens, a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo, elementos que justificam plenamente a proposta da primeira afirmação.

Portanto, a alternativa correta é a D), pois ambas as proposições são verdadeiras e a segunda atua como uma justificativa coerente e fundamentada da primeira, refletindo os princípios de uma educação infantil integral e inclusiva.

Questão 2

Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª relacionando os
conceitos às respectivas formas de organização da rotina e do
tempo na educação infantil.

I- Rotina.

II- Projetos.

III- Atividades permanentes.

IV- Sequências de atividades.

( ) ______________ são planejadas e orientadas com o objetivo
de promover uma aprendizagem específica e definida.

( ) ______________ representa a estrutura sobre a qual será
organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho
educativo realizado com as crianças.

( )__________ são aquelas que respondem às necessidades
básicas de cuidados, aprendizagem e de prazer para as crianças
cujos conteúdos necessitam de uma constância.

( )______________são conjuntos de atividades que trabalham
com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos
eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema
para resolver ou um produto final que se quer obter.

Marque a alternativa correta, observando a ordem atribuída na
2ª coluna.

  • A)I, IV, III, II.
  • B)IV, III, I, II.
  • C)II, I, IV, III.
  • D)IV, II, III, I.
  • E)IV, I, III, II.
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A alternativa correta é E)

A organização da rotina e do tempo na educação infantil é essencial para garantir um ambiente estruturado e propício ao desenvolvimento das crianças. Os conceitos apresentados na primeira coluna relacionam-se diretamente com as formas de organização descritas na segunda coluna, e a associação correta é representada pela alternativa E) IV, I, III, II.

A primeira lacuna refere-se a "Sequências de atividades", que são planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida. Essas sequências permitem abordar conteúdos de forma gradual e articulada, garantindo a construção de conhecimentos de maneira significativa.

A segunda lacuna corresponde ao conceito de "Rotina", que representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático. A rotina é fundamental para proporcionar segurança e previsibilidade às crianças, além de otimizar o tempo educativo.

A terceira lacuna é preenchida por "Atividades permanentes", que são aquelas que respondem às necessidades básicas de cuidados, aprendizagem e prazer, exigindo constância em sua realização. Essas atividades incluem momentos como a roda de conversa, a higiene e a alimentação, que são essenciais no cotidiano infantil.

Por fim, a quarta lacuna refere-se aos "Projetos", que são conjuntos de atividades organizadas em torno de um problema a ser resolvido ou um produto final a ser alcançado. Os projetos permitem um trabalho interdisciplinar e contextualizado, incentivando a participação ativa das crianças.

Portanto, a ordem correta é IV, I, III, II, conforme a alternativa E). Essa organização contribui para uma prática pedagógica coerente e eficaz na educação infantil.

Questão 3

Sobre a rotina da aula, relatada pela professora, pode-se afirmar que:

Na aula de hoje descobrimos “que o corrimão esquenta onde
bate sol e fica frio onde ele não chega. Isso graças ao Welton e
ao Diego, que reclamaram de calor: Tá quente, Neide’,
quando iam se apoiar para descer. Então, resolvemos fazer a
comparação e chegamos à conclusão de que esquenta por
causa do sol. Há tempo, as crianças comentam quando está
quente, mas só hoje fomos observar com mais
intencionalidade e conversara respeito com elas”.

(CARVALHO, Silvia Pereira de et al (orgs). Bem-vindo,
mundo! Criança, cultura e formação de educadores. São
Paulo: Peirópolis, 2006, p. 162.)

  • A)estudar sobre 'frio' e 'calor' faz parte da rotina diária da sala de aula.
  • B)o tema em estudo foi escolhido em função dos comentários dos alunos.
  • C)a observação dos comentários dos alunos não influenciou no que foi estudado na aula.
  • D)o registro mostrou que a condução da aula pela professora segue uma rotina inflexível.
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A alternativa correta é B)

O texto relata uma situação em que a professora Neide conduziu uma atividade pedagógica a partir da observação e dos comentários espontâneos dos alunos Welton e Diego sobre a temperatura do corrimão. A partir dessa percepção das crianças, a professora aproveitou o momento para explorar o conceito de calor e frio de forma mais intencional, promovendo uma discussão e uma descoberta coletiva.

Analisando as alternativas, a opção B) é a correta, pois o tema abordado na aula surgiu diretamente dos comentários dos alunos, demonstrando uma prática pedagógica sensível e flexível, que valoriza as curiosidades e observações das crianças. A professora não seguiu um roteiro rígido, mas sim adaptou o conteúdo conforme o interesse manifestado pelos estudantes, transformando um simples comentário em uma oportunidade de aprendizagem significativa.

As demais alternativas não correspondem ao relato. Não há indicação de que o estudo sobre frio e calor seja parte da rotina diária (A), nem que a observação dos alunos tenha sido ignorada (C). Também não há evidências de uma rotina inflexível (D), já que a professora demonstrou justamente o contrário, adaptando-se às contribuições das crianças.

Questão 4

O binômio cuidar e educar, entendido como um processo único, evidencia nessas ações dimensões profundamente
imbricadas que se complementam, exigindo do profissional que atua com a criança pequena a compreensão de que, ao
cuidar se educa e, educando se cuida. Levando em consideração essa afirmação e tendo como parâmetro as indicações
no documento “Sinais de Alerta: a educação e o cuidado permanente das crianças” (SME Curitiba), para observá-las em
seu desenvolvimento pleno e integral, com atenção às suas especificidades e necessidades individuais, identifique as
afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) Na organização do tempo para os momentos de atenção pessoal, a professora precisa garantir a possibilidade de
realizar um ritual que envolva a criança pequena nas ações de cuidado, despertando-a para a consciência de si, pela
nomeação do corpo, dos sentimentos e da necessidade do asseio para o seu bem-estar.

( ) O cuidado do bebê pelo adulto exige disponibilidade emocional, o que implica certa empatia que lhe permite
desenvolver afeto e interesse por introduzir o bebê no mundo da cultura, pela palavra que antecipa, acalma e envolve,
enquanto o gesto acolhe e dirige a ação para atendê-lo em sua necessidade.

( ) Alguns sinais que devem preocupar os professores acerca da visão de bebês: não brinca com as mãos na frente dos
olhos, deixa de explorar partes do corpo (ex.: levar o pé à boca) e de interagir com as pessoas pelo contato visual.

( ) Num ambiente preparado para crianças de 3 anos realizarem desafios de movimentação com objetos diversos
dispostos em suportes – tablados e mesas –, a professora deve estar alerta quanto a alguns desajustes ou disfunções
no desenvolvimento neuropsicomotor delas que podem se manifestar: esbarrar em muitos obstáculos, derrubar
objetos e não conseguir agarrá-los, não brincar de encaixar, rosquear ou empilhar.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A)V – F – F – V.
  • B)V – F – F – F.
  • C)F – V – F – V.
  • D)F – V – V – F.
  • E)V – V – V – V.
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A alternativa correta é E)

O binômio cuidar e educar, quando compreendido como um processo indissociável, revela a profundidade da interligação entre essas duas dimensões no desenvolvimento integral da criança. Conforme destacado no documento "Sinais de Alerta: a educação e o cuidado permanente das crianças" da SME Curitiba, essa abordagem exige que os profissionais estejam atentos não apenas às necessidades básicas, mas também às oportunidades educativas presentes em cada interação.

A primeira afirmação reforça a importância de transformar os momentos de cuidado – como higiene e alimentação – em rituais pedagógicos. Ao nomear partes do corpo ou sentimentos, a professora não apenas assegura o bem-estar físico, mas também estimula a autopercepção e a autonomia da criança, confirmando sua veracidade (V).

Já a segunda afirmação aborda o cuidado com bebês, destacando a disponibilidade emocional do adulto como base para a inserção cultural. A linguagem acolhedora e os gestos intencionais são ferramentas que, de fato, integram afeto e aprendizagem, tornando-a igualmente verdadeira (V).

Os sinais de alerta sobre a visão dos bebês mencionados na terceira afirmação – como a ausência de exploração corporal ou interação visual – são indicadores críticos de possíveis atrasos no desenvolvimento, conforme apontam estudos na área da educação infantil. Portanto, trata-se de uma afirmação correta (V).

Por fim, a quarta afirmação descreve comportamentos que podem sugerir disfunções neuropsicomotoras em crianças de 3 anos, como dificuldades de coordenação ou falta de interesse em atividades de encaixe. Esses sinais, quando persistentes, demandam atenção especializada, validando a afirmação como verdadeira (V).

Assim, a sequência correta é V – V – V – V, conforme a alternativa E). Essa conclusão ressalta a necessidade de um olhar integrado para o desenvolvimento infantil, onde cuidado e educação se fundem em práticas pedagógicas intencionais e sensíveis.

Questão 5

Os momentos das refeições constituem uma
prática social e cultural que precisa ser aprendida
e realizada com autonomia pelas crianças. Na pré-escola,
são práticas pedagógicas importantes a
serem desenvolvidas no momento das refeições,
EXCETO:

  • A)Utilizar o alimento como prêmio, distração ou recompensa, forçando a criança, quando se recusar a comer.
  • B)Permitir que a criança se alimente sozinha, orientando-a como fazer e não a reprimindo quando derramar ou espalhar os alimentos.
  • C)Propiciar que a criança socialize através do ato de alimentar-se.
  • D)Respeitar o ritmo alimentar, estimulando a mastigar bem os alimentos.
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A alternativa correta é A)

Os momentos das refeições na pré-escola são fundamentais para o desenvolvimento da autonomia e das habilidades sociais das crianças. Trata-se de uma prática pedagógica que vai além da simples nutrição, envolvendo aspectos culturais, sociais e educacionais. Dentre as alternativas apresentadas, a única que não condiz com uma abordagem adequada é a A), que sugere utilizar o alimento como prêmio, distração ou recompensa, forçando a criança a comer quando se recusar.

Essa prática é prejudicial por diversos motivos. Primeiro, porque associa a alimentação a uma relação de poder e manipulação, tirando o foco do ato natural de se alimentar. Segundo, porque pode gerar aversão ou ansiedade em relação à comida, prejudicando a formação de hábitos saudáveis. A alimentação deve ser um momento prazeroso e de descobertas, nunca uma imposição.

As demais alternativas representam condutas pedagógicas adequadas:

  • B) Permite que a criança desenvolva sua autonomia, aprendendo a se alimentar sozinha, mesmo que inicialmente cometer erros, como derramar comida.
  • C) Reconhece o aspecto social da alimentação, incentivando a interação entre as crianças durante as refeições.
  • D) Respeita o ritmo individual de cada criança, estimulando uma mastigação adequada sem pressões.

Portanto, a resposta correta é realmente a alternativa A), por representar uma prática que contraria os princípios de uma educação alimentar saudável e respeitosa na primeira infância.

Questão 6

Os momentos de descanso nas creches, pré-escolas
e escolas que possuem turmas de
Educação Infantil devem ser planejados
considerando as necessidades da criança. As
formas de organizar espaços e tempos adequados
às necessidades de repouso e sono devem,
EXCETO:

  • A)Possibilitar uma sensação de bem-estar, portanto precisa ser arejado, com boa ventilação e espaço suficiente para que as crianças não fiquem muito próximas umas das outras.
  • B)Possibilitar que as crianças obrigatoriamente durmam por duas horas consecutivas.
  • C)Possibilitar atividades que favoreçam o relaxamento como ouvir uma música em baixo volume ou uma história contada num tom de voz suave.
  • D)Possibilitar que um (a) professor (a) permaneça com as crianças que repousam enquanto outro (A) acompanhe aquelas crianças que já não desejam mais repousar.
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A alternativa correta é B)

O planejamento dos momentos de descanso em creches, pré-escolas e instituições de Educação Infantil deve priorizar o bem-estar e as necessidades individuais das crianças. A organização desses espaços e tempos deve ser flexível, acolhedora e adaptada às diferentes fases de desenvolvimento, garantindo um ambiente propício para o repouso sem imposições rígidas.

Entre as alternativas apresentadas, a opção B) se destaca como incorreta, pois impõe uma duração fixa e obrigatória para o sono das crianças. Essa abordagem desconsidera as variações naturais nos ritmos biológicos e nas necessidades de cada criança, podendo gerar desconforto ou ansiedade. O repouso na primeira infância deve ser respeitoso, permitindo que a criança durma conforme sua demanda fisiológica, sem pressões externas.

As demais alternativas apresentam princípios adequados: a opção A) enfatiza a importância do conforto ambiental; a C) valoriza atividades relaxantes que preparam para o descanso; e a D) demonstra compreensão sobre a diversidade de necessidades, propondo acompanhamento diferenciado. Essas diretrizes refletem uma visão humanizada da Educação Infantil, onde o cuidado se baseia na escuta atenta e no respeito às individualidades.

Portanto, a resposta correta é B), por representar uma prática inflexível que contradiz os princípios de uma educação infantil pautada no acolhimento e no desenvolvimento integral da criança.

Questão 7

O professor da educação infantil necessita
articular condições de organização dos espaços,
tempos, materiais e das interações nas atividades
para que as crianças possam expressar sua
imaginação.

Analise as afirmativas abaixo:

I. A criança deve ter a possibilidade de fazer
deslocamentos e movimentos apenas nos espaços
internos da sala.

II. A criança deve envolver-se em explorações e
brincadeiras com objetos e materiais diversificados.

III. A criança nessa etapa não precisa ter acesso a
espaços culturais diversificados como a
participação em apresentações musicais, teatrais,
fotográficas e plásticas.

A alternativa CORRETA é:

  • A)I, II e III.
  • B)I e II apenas.
  • C)II apenas.
  • D)I e III apenas
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A alternativa correta é C)

O papel do professor na educação infantil é fundamental para criar um ambiente que estimule a imaginação e o desenvolvimento integral das crianças. Isso envolve a organização cuidadosa dos espaços, tempos, materiais e interações, garantindo que os pequenos tenham liberdade para explorar, criar e expressar-se de diversas formas.

Ao analisar as afirmativas apresentadas, fica evidente que apenas a segunda está correta. A primeira afirmativa limita a criança aos espaços internos da sala, ignorando a importância do contato com ambientes externos para seu desenvolvimento motor e cognitivo. Já a terceira afirmativa nega a relevância da exposição a diferentes manifestações culturais, que são essenciais para ampliar o repertório e a sensibilidade artística das crianças.

A afirmativa II, por sua vez, destaca corretamente a necessidade de a criança envolver-se em explorações e brincadeiras com materiais diversificados. Essa abordagem favorece a criatividade, a experimentação e a descoberta, elementos cruciais nessa fase de aprendizado. Portanto, a alternativa correta é a C) II apenas, pois reflete uma compreensão adequada das necessidades infantis no contexto educacional.

Questão 8

Analise qual das perspectivas a seguir pode-se considerar como sendo, hoje, consenso entre estudiosos da Educação Infantil.

  • A)A criança é simplesmente um ser que ainda não é adulto. A infância neste caso é a preparação para que ela se torne o que ainda não é.
  • B)A criança jamais pode ser vista como portadora de conhecimento e produtora de cultura devido à sua tenra idade.
  • C)Os novos paradigmas possibilitaram uma nova visão de criança. Esta passa a ser vista como ser que já nasce pronto, nasce vazio e carente dos elementos entendidos como necessários à vida adulta.
  • D)Estudos e pesquisas na área da Educação Infantil indicaram novos horizontes para a infância. Neste novo paradigma, a criança é um sujeito conhecedor, cujo desenvolvimento se dá por sua própria iniciativa e capacidade de ação.
  • E)Os novos paradigmas englobam e transcendem a história, a antropologia, a sociologia e a própria psicologia, resultando em uma perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra.
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A alternativa correta é E)

Entre as perspectivas apresentadas sobre a Educação Infantil, a alternativa E representa o consenso atual entre os estudiosos da área. Essa visão integra conhecimentos multidisciplinares, como história, antropologia, sociologia e psicologia, para compreender a criança como um ser ativo, competente e capaz de interagir e produzir cultura em seu contexto social.

As demais alternativas apresentam concepções ultrapassadas ou reducionistas. A alternativa A enxerga a infância apenas como uma fase preparatória para a vida adulta, desconsiderando a criança como sujeito no presente. A opção B nega a capacidade cognitiva e cultural da criança, o que vai contra as evidências científicas atuais. Já a alternativa C apresenta uma contradição ao afirmar que a criança nasce "pronta" e ao mesmo tempo "vazia", além de manter uma visão adultocêntrica.

A alternativa D avança ao reconhecer a criança como sujeito conhecedor, mas ainda é superada pela perspectiva da opção E, que amplia essa compreensão ao incorporar a produção cultural e a interação social como elementos fundamentais do desenvolvimento infantil. Essa visão holística e interdisciplinar é a que melhor reflete o pensamento contemporâneo sobre a infância e a Educação Infantil.

Questão 9

Para que as aprendizagens infantis ocorram com
sucesso, é preciso que o professor considere, na
organização do trabalho educativo, o(a)

  • A)interação somente com crianças da mesma idade como fator de proteção da convivência entre elas.
  • B)conhecimento prévio que as crianças já possuem sobre o assunto, sem a necessidade de aprofundar.
  • C)individualidade e a diversidade.
  • D)grau de desafio que as atividades apresentam, oferecendo para as crianças o que for mais fácil de compreender.
  • E)inexistência de conflitos para manter um clima favorável entre as crianças.
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A alternativa correta é C)

O processo de aprendizagem na infância é um fenômeno complexo que exige do educador uma abordagem cuidadosa e reflexiva. Entre as alternativas apresentadas, a opção C) individualidade e a diversidade se destaca como a mais adequada, pois reconhece a singularidade de cada criança e a riqueza das diferenças presentes no ambiente educativo.

A alternativa A apresenta uma visão limitada da interação infantil, ao sugerir que o convívio deva ocorrer apenas entre crianças da mesma idade. Na realidade, a interação entre crianças de diferentes idades pode ser extremamente enriquecedora, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais mais complexas.

A opção B, embora reconheça a importância dos conhecimentos prévios, peca por sugerir que não há necessidade de aprofundamento. O verdadeiro processo educativo deve justamente partir do que a criança já sabe para construir novos conhecimentos, num movimento contínuo de ampliação do saber.

A alternativa D revela uma compreensão equivocada sobre o papel do desafio no aprendizado. Atividades muito fáceis não promovem desenvolvimento, pois não estimulam a superação e a construção de novas competências. O ideal é propor desafios adequados à zona de desenvolvimento proximal de cada criança.

Por fim, a opção E apresenta uma visão idealizada e pouco realista da convivência infantil. Os conflitos são parte natural das interações humanas e, quando bem mediados, podem se transformar em importantes oportunidades de aprendizagem socioemocional.

Portanto, a alternativa correta é realmente a C, pois somente ao considerar a individualidade de cada criança e a diversidade do grupo como elementos fundamentais do processo educativo, o professor poderá criar condições verdadeiramente favoráveis para as aprendizagens infantis.

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Questão 10

Uma sala cheia de colchonetes espalhados de forma
organizada. Tudo fechado, inclusive as cortinas. O dia é
quente. As crianças acabam de almoçar. As crianças de 6
anos (…) são colocadas nos colchonetes. A funcionária
alerta: “É hora de dormir, não quero ver ninguém de olhos
abertos.” Alguns sorrisos e gestos no ambiente escuro e
abafado. Alguns tentam cumprir o “descanso compulsório.”
(Sanches, 2003, p. 160). Esta cena, retrata uma situação em
que as crianças são desrespeitadas em sua individualidade
e em seu direito de escolha. Sobre essa situação, analise as
afirmativas a seguir.

I. O ambiente abafado, fechado, favorece o repouso, além de
representar um momento necessário e obrigatório nas
instituições de educação.

II. Os momentos de descanso devem ser planejados
considerando as necessidades da criança, para que se
tornem fonte de prazer e bem-estar.

III. É necessária uma preparação adequada tanto do ambiente
quanto da situação, de modo a favorecer o repouso, o
relaxamento, o que não significa, necessariamente, que as
crianças tenham que dormir.

IV. O ambiente adequado ao repouso é aquele em que todas as
crianças dormem ao mesmo tempo, portanto precisa ser
planejado visando a este objetivo.

V. O tempo de descanso dependerá do ritmo de cada criança.
Algumas crianças podem dormir por algumas horas, outras
podem apenas relaxar por alguns minutos, sentindo-se
satisfeitas com este tempo de repouso.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A)II – III – V.
  • B)II – III – IV.
  • C)I – II – V.
  • D)I – III – IV.
  • E)II – V.
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A alternativa correta é A)

A cena descrita por Sanches (2003) ilustra uma prática comum em muitas instituições de educação infantil, onde o descanso é imposto de forma rígida e padronizada, sem considerar as necessidades individuais das crianças. Essa abordagem desrespeita a singularidade de cada criança e seu direito de escolha, transformando um momento que deveria ser de relaxamento em uma obrigação desconfortável. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar quais delas estão alinhadas com uma perspectiva mais respeitosa e adequada às necessidades infantis.

A afirmativa I está incorreta, pois um ambiente abafado e fechado não necessariamente favorece o repouso, especialmente quando imposto de forma obrigatória. O descanso deve ser uma opção, não uma regra rígida. Já a afirmativa II está correta, pois destaca a importância de planejar os momentos de descanso considerando as necessidades das crianças, transformando-os em experiências prazerosas. A afirmativa III também está correta, ao enfatizar que o ambiente e a situação devem ser preparados para favorecer o relaxamento, sem exigir que todas as crianças durmam. A afirmativa IV é equivocada, pois pressupõe que todas as crianças devem dormir ao mesmo tempo, ignorando suas diferenças individuais. Por fim, a afirmativa V está correta, ao reconhecer que o tempo de descanso varia conforme o ritmo de cada criança.

Portanto, as afirmativas corretas são II, III e V, correspondendo à alternativa A. Essa resposta reforça a importância de respeitar a individualidade e as necessidades das crianças, promovendo um ambiente acolhedor e flexível, onde o descanso seja uma experiência positiva e não uma imposição autoritária.

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