A LDB estabelece regras específicas para assegurar a qualidade da ação do Estado sobre a Educação Infantil. Tendo em vista as atividades e processos necessários para a organização do trabalho educativo nessa etapa da escolaridade, é INCORRETO considerar como fundamental:
A LDB estabelece regras específicas para assegurar a
qualidade da ação do Estado sobre a Educação Infantil.
Tendo em vista as atividades e processos necessários
para a organização do trabalho educativo nessa etapa da
escolaridade, é INCORRETO considerar como fundamental:
- A)A ampliação das relações sociais e afetivas da criança.
- B)O estabelecimento de atividades relacionadas às necessidades biológicas da criança.
- C)O brincar como uma das atividades privilegiadas para a aprendizagem e desenvolvimento infantil.
- D)A promoção prioritária do desenvolvimento cognitivo da criança, em relação às demais dimensões do aprender.
- E)O desenvolvimento da comunicação e expressão infantil por meio da apropriação e domínio de várias linguagens.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece princípios e normas para garantir a qualidade da Educação Infantil, etapa fundamental no desenvolvimento integral da criança. Nesse contexto, é essencial compreender quais aspectos são prioritários para o trabalho educativo nessa fase.
Entre as alternativas apresentadas, a opção D) "A promoção prioritária do desenvolvimento cognitivo da criança, em relação às demais dimensões do aprender" está incorreta, pois a Educação Infantil deve abordar o desenvolvimento da criança de forma integral, considerando não apenas o aspecto cognitivo, mas também o físico, emocional, social e cultural.
As demais alternativas estão corretas:
- A) A ampliação das relações sociais e afetivas é essencial para o desenvolvimento infantil.
- B) Atividades relacionadas às necessidades biológicas, como alimentação e higiene, fazem parte do cuidado educativo.
- C) O brincar é uma das principais formas de aprendizagem nessa etapa.
- E) A comunicação e expressão por meio de múltiplas linguagens são fundamentais para o desenvolvimento infantil.
Portanto, a LDB orienta que a Educação Infantil deve ser um espaço de acolhimento, interação e desenvolvimento global, sem hierarquizar dimensões do aprendizado.
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