Ambientes lotados, horários de entrada e saída conturbados e filas imensas no refeitório, no banheiro e no parque. Em uma escola de Educação Infantil, esses são alguns dos indícios de que a organização da rotina não vai bem. Assinale a alternativa que propõe uma ideia inaceitável para solucionar esses problemas:
Ambientes lotados, horários de entrada e saída conturbados e filas imensas no refeitório, no banheiro e no parque. Em uma escola de Educação Infantil, esses são alguns dos indícios de que a organização da rotina não vai bem. Assinale a alternativa que propõe uma ideia inaceitável para solucionar esses problemas:
- A)Propor atividades que ocorram simultaneamente, em espaços diferentes.
- B)Escalonamento dos horários das turmas, dos funcionários e dos educadores.
- C)Implantar um rodízio de horários para que as turmas não estejam no refeitório ao mesmo tempo e, com isso, seja possível dispensar a mesma atenção a todos.
- D)Implantar o revezamento para o almoço dos educadores e professores, garantindo a assistência às crianças na hora da refeição
- E)Coincidir o horário de descanso dos professores e auxiliares com a brincadeira da criançada.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Em uma escola de Educação Infantil, a organização da rotina é fundamental para garantir um ambiente harmonioso e funcional. Quando há indícios como ambientes lotados, horários conturbados e filas excessivas, é sinal de que a estruturação do tempo e do espaço precisa ser revista. Entre as alternativas apresentadas para solucionar esses problemas, algumas são viáveis e outras, inaceitáveis.
As opções A, B, C e D trazem propostas coerentes com a necessidade de organização. Propor atividades simultâneas em espaços diferentes (A) ajuda a distribuir as crianças, evitando aglomerações. O escalonamento de horários (B) e o rodízio no refeitório (C) são estratégias eficazes para reduzir congestionamentos. Já o revezamento dos educadores durante o almoço (D) assegura que as crianças recebam a devida atenção enquanto os adultos também cumprem suas necessidades básicas.
Por outro lado, a alternativa E sugere coincidir o horário de descanso dos professores e auxiliares com o momento de brincadeira das crianças. Essa ideia é inaceitável, pois justamente nesse período as crianças demandam supervisão ativa e cuidados. Deixá-las sem a devida assistência durante as brincadeiras pode comprometer sua segurança e bem-estar, além de sobrecarregar os profissionais que deveriam estar descansando para retomar suas atividades com energia.
Portanto, enquanto as demais alternativas apresentam soluções práticas e responsáveis, a opção E demonstra uma falta de planejamento que poderia agravar ainda mais os problemas já existentes na rotina escolar.
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