Analise o texto:Frequentemente, os ambientes destinados à educação infantil têm sido planejados de maneira precária e destinados a atender aos interesses dos adultos ou do grupo como um todo, descartando a diversidade e a pluralidade infantil. A construção de uma nova proposta de organização do cotidiano que vem ao encontro das necessidades das crianças pequenas exige que os (1) ________________ e os (2) ________________ sejam repensados a partir das suas especificidades, possibilitando a vivência digna da infância de crianças menores de 6 anos. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
Analise o texto:
Frequentemente, os ambientes destinados à educação infantil têm sido planejados de maneira precária e
destinados a atender aos interesses dos adultos ou do grupo como um todo, descartando a diversidade e
a pluralidade infantil. A construção de uma nova proposta de organização do cotidiano que vem ao
encontro das necessidades das crianças pequenas exige que os (1) ________________ e os (2)
________________ sejam repensados a partir das suas especificidades, possibilitando a vivência digna da
infância de crianças menores de 6 anos.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
- A)(1) tempos / (2) lugares
- B)(1) momentos / (2) espaços
- C)(1) tempos / (2) espaços
- D)(1) momentos / (2) lugares
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto em análise aborda a importância de repensar os ambientes educacionais destinados à educação infantil, destacando a necessidade de priorizar as especificidades das crianças menores de seis anos. A discussão gira em torno da organização do cotidiano infantil, que frequentemente é negligenciada em prol de interesses adultos ou coletivos, ignorando a diversidade e pluralidade das crianças.
As lacunas numeradas (1) e (2) no texto referem-se a elementos fundamentais que devem ser reconsiderados para garantir uma vivência digna da infância. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra C), que preenche as lacunas com os termos "tempos" e "espaços". Essa escolha se justifica porque:
- Tempos: Refere-se à organização das rotinas e atividades, que devem respeitar o ritmo e as necessidades individuais das crianças, evitando padronizações rígidas.
- Espaços: Diz respeito ao ambiente físico, que deve ser planejado de forma a estimular a autonomia, a exploração e o desenvolvimento integral das crianças, considerando suas particularidades.
As outras alternativas apresentam combinações menos adequadas ao contexto. "Momentos" (opções B e D) pode ser um termo muito vago, enquanto "lugares" (opções A e D) não abrange a complexidade do conceito de ambiente educativo, que vai além de locais específicos. Portanto, a resposta correta é C) (1) tempos / (2) espaços, pois reflete a necessidade de uma abordagem mais abrangente e cuidadosa na estruturação do cotidiano infantil.
Deixe um comentário