Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª relacionando os conceitos às respectivas formas de organização da rotina e do tempo na educação infantil. I- Rotina. II- Projetos. III- Atividades permanentes. IV- Sequências de atividades. ( ) ______________ são planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida. ( ) ______________ representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. ( )__________ são aquelas que respondem às necessidades básicas de cuidados, aprendizagem e de prazer para as crianças cujos conteúdos necessitam de uma constância. ( )______________são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter. Marque a alternativa correta, observando a ordem atribuída na 2ª coluna.
Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª relacionando os
conceitos às respectivas formas de organização da rotina e do
tempo na educação infantil.
I- Rotina.
II- Projetos.
III- Atividades permanentes.
IV- Sequências de atividades.
( ) ______________ são planejadas e orientadas com o objetivo
de promover uma aprendizagem específica e definida.
( ) ______________ representa a estrutura sobre a qual será
organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho
educativo realizado com as crianças.
( )__________ são aquelas que respondem às necessidades
básicas de cuidados, aprendizagem e de prazer para as crianças
cujos conteúdos necessitam de uma constância.
( )______________são conjuntos de atividades que trabalham
com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos
eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema
para resolver ou um produto final que se quer obter.
Marque a alternativa correta, observando a ordem atribuída na
2ª coluna.
- A)I, IV, III, II.
- B)IV, III, I, II.
- C)II, I, IV, III.
- D)IV, II, III, I.
- E)IV, I, III, II.
Resposta:
A alternativa correta é E)
A organização da rotina e do tempo na educação infantil é essencial para garantir um ambiente estruturado e propício ao desenvolvimento das crianças. Os conceitos apresentados na primeira coluna relacionam-se diretamente com as formas de organização descritas na segunda coluna, e a associação correta é representada pela alternativa E) IV, I, III, II.
A primeira lacuna refere-se a "Sequências de atividades", que são planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida. Essas sequências permitem abordar conteúdos de forma gradual e articulada, garantindo a construção de conhecimentos de maneira significativa.
A segunda lacuna corresponde ao conceito de "Rotina", que representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático. A rotina é fundamental para proporcionar segurança e previsibilidade às crianças, além de otimizar o tempo educativo.
A terceira lacuna é preenchida por "Atividades permanentes", que são aquelas que respondem às necessidades básicas de cuidados, aprendizagem e prazer, exigindo constância em sua realização. Essas atividades incluem momentos como a roda de conversa, a higiene e a alimentação, que são essenciais no cotidiano infantil.
Por fim, a quarta lacuna refere-se aos "Projetos", que são conjuntos de atividades organizadas em torno de um problema a ser resolvido ou um produto final a ser alcançado. Os projetos permitem um trabalho interdisciplinar e contextualizado, incentivando a participação ativa das crianças.
Portanto, a ordem correta é IV, I, III, II, conforme a alternativa E). Essa organização contribui para uma prática pedagógica coerente e eficaz na educação infantil.
Deixe um comentário