Com o intuito de garantir que professores e gestores estejam atentos ao tema, a revisão das DCNEI incluiu em seu artigo 8º, § 1º, a exigência de que a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil explicitasse as ações sobre o tema da diversidade racial. Fundamentadas nessa proposta, as ações da Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem: I. A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais de povos diversos, como indígenas e afrodescendentes, com exceção de asiáticos, europeus e de outros países da América, que devem ser estudados a partir do 3º ano do Ensino Fundamental. II. O reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação. III. A dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra qualquer forma de violência (física ou simbólica) e negligência no interior da instituição ou praticadas pela família, prevendo os encaminhamentos de violações para instâncias competentes. Atribuindo (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas, assinale a sequência correta das alternativas:
gestores estejam atentos ao tema, a revisão das
DCNEI incluiu em seu artigo 8º, § 1º, a exigência de
que a proposta pedagógica das instituições de
Educação Infantil explicitasse as ações sobre o
tema da diversidade racial. Fundamentadas nessa
proposta, as ações da Educação Infantil deverão
prever condições para o trabalho coletivo e para a
organização de materiais, espaços e tempos que
assegurem:
histórico-culturais de povos diversos, como
indígenas e afrodescendentes, com exceção de
asiáticos, europeus e de outros países da
América, que devem ser estudados a partir do 3º
ano do Ensino Fundamental.
interação das crianças com as histórias e as
culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o
combate ao racismo e à discriminação.
proteção contra qualquer forma de violência
(física ou simbólica) e negligência no interior da
instituição ou praticadas pela família, prevendo
os encaminhamentos de violações para
instâncias competentes.
para as falsas, assinale a sequência correta das
alternativas:
- A)V, V, V
- B)F, V, V
- C)V, F, V
- D)V, V, F
- E)V, F, F
Resposta:
A alternativa correta é B)
A revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) trouxe avanços significativos ao incluir, em seu artigo 8º, a obrigatoriedade de abordar a diversidade racial nas propostas pedagógicas das instituições. Essa medida visa conscientizar professores e gestores sobre a importância de promover uma educação antirracista desde os primeiros anos de vida, garantindo que as crianças desenvolvam valores de respeito e reconhecimento às diferentes culturas.
No entanto, o texto apresenta uma contradição no item I, ao excluir asiáticos, europeus e outros povos das contribuições histórico-culturais a serem trabalhadas na Educação Infantil. Essa limitação é problemática, pois a diversidade deve ser abordada de forma ampla, sem hierarquizações ou exclusões arbitrárias. Portanto, esse item é falso (F), já que a educação para a diversidade não pode ser fragmentada ou seletiva.
Já os itens II e III estão corretos (V). O item II reforça a necessidade de valorizar as culturas africanas e afro-brasileiras, além de combater o racismo, aspecto fundamental para a construção de uma sociedade mais justa. O item III, por sua vez, destaca a proteção integral da criança, assegurando seu direito à dignidade e à segurança, com medidas contra violências físicas, simbólicas ou negligências.
Assim, a sequência correta é F, V, V, correspondente à alternativa B. Essa análise demonstra a importância de um olhar crítico sobre as políticas educacionais, garantindo que as diretrizes promovam, de fato, uma educação inclusiva e equitativa.
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