Considere o texto abaixo: […] as atividades mais ligadas aos aspectos corporais e biológicos da educação – como a higiene, a alimentação, o descanso e outras – são tarefas de cuidado, enquanto as tarefas que “mexem com a cabeça” – como pintar, desenhar, fazer experiências em ciências ou elaborar um texto coletivo – são tarefas educativas. (BRASIL, 2006). Assinale a alternativa correta sobre a divisão de tarefas na Educação Infantil.
Considere o texto abaixo:
[…] as atividades mais ligadas aos aspectos corporais e
biológicos da educação – como a higiene, a alimentação,
o descanso e outras – são tarefas de cuidado, enquanto
as tarefas que “mexem com a cabeça” – como pintar,
desenhar, fazer experiências em ciências ou elaborar um
texto coletivo – são tarefas educativas. (BRASIL, 2006).
Assinale a alternativa correta sobre a divisão de tarefas na
Educação Infantil.
- A)São necessárias, pois facilitam o planejamento de atividades educativas e de cuidado, direcionando o trabalho do professor e do auxiliar.
- B)Colocações como essas fortalecem a imagem da separação e não da integração corpo/mente, educar/cuidar.
- C)Favorece a distinção de trabalhos cognitivos, no âmbito da educação, de atividades manuais, referentes aos cuidados.
- D)Esclarece que os profissionais responsáveis por alguns cuidados específicos – como dar o banho, trocar fraldas, alimentar – não estão aptos a educar.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O trecho apresentado aborda uma divisão tradicional entre tarefas de cuidado e tarefas educativas na Educação Infantil, sugerindo uma separação entre aspectos corporais e atividades cognitivas. Essa perspectiva, no entanto, reforça uma dicotomia entre corpo e mente, educar e cuidar, que não reflete a complexidade e a integração necessárias no desenvolvimento infantil.
A alternativa correta é a B), pois destaca como essa classificação fortalece a ideia de separação em vez de promover a integração entre cuidar e educar. Na Educação Infantil, o cuidado não deve ser visto como uma atividade meramente física ou biológica, mas como parte fundamental do processo educativo, já que as crianças aprendem e se desenvolvem de forma holística. Separar essas dimensões pode limitar a compreensão do educador sobre seu papel e desvalorizar ações essenciais para o crescimento integral da criança.
Portanto, a visão que divide rigidamente as tarefas em "cuidado" e "educação" não contribui para uma prática pedagógica integrada, na qual todas as interações e experiências são oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento.
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