Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere o texto abaixo: […] as atividades mais ligadas aos aspectos corporais e biológicos da educação – como a higiene, a alimentação, o descanso e outras – são tarefas de cuidado, enquanto as tarefas que “mexem com a cabeça” – como pintar, desenhar, fazer experiências em ciências ou elaborar um texto coletivo – são tarefas educativas. (BRASIL, 2006). Assinale a alternativa correta sobre a divisão de tarefas na Educação Infantil.

Considere o texto abaixo: 

[…] as atividades mais ligadas aos aspectos corporais e
biológicos da educação – como a higiene, a alimentação,
o descanso e outras – são tarefas de cuidado, enquanto
as tarefas que “mexem com a cabeça” – como pintar,
desenhar, fazer experiências em ciências ou elaborar um
texto coletivo – são tarefas educativas. (BRASIL, 2006). 

Assinale a alternativa correta sobre a divisão de tarefas na
Educação Infantil.

Resposta:

A alternativa correta é B)

O trecho apresentado aborda uma divisão tradicional entre tarefas de cuidado e tarefas educativas na Educação Infantil, sugerindo uma separação entre aspectos corporais e atividades cognitivas. Essa perspectiva, no entanto, reforça uma dicotomia entre corpo e mente, educar e cuidar, que não reflete a complexidade e a integração necessárias no desenvolvimento infantil.

A alternativa correta é a B), pois destaca como essa classificação fortalece a ideia de separação em vez de promover a integração entre cuidar e educar. Na Educação Infantil, o cuidado não deve ser visto como uma atividade meramente física ou biológica, mas como parte fundamental do processo educativo, já que as crianças aprendem e se desenvolvem de forma holística. Separar essas dimensões pode limitar a compreensão do educador sobre seu papel e desvalorizar ações essenciais para o crescimento integral da criança.

Portanto, a visão que divide rigidamente as tarefas em "cuidado" e "educação" não contribui para uma prática pedagógica integrada, na qual todas as interações e experiências são oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *