De acordo com Saviani, para que haja aprendizagem é necessário que se adquira um habitus, ou seja, uma disposição permanente para o aprendizado: “[…] adquirir um habitus significa criar uma situação irreversível […] Para isso, porém, é preciso ter insistência e persistência […] O automatismo é condição da liberdade e não é possível ser criativo sem o domínio de determinados mecanismos”. (Saviani, 2005, p. 19.) Considerando o fragmento de texto dado e o currículo para a educação infantil da rede municipal de ensino de Cascavel, acerca da rotina na educação Infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
permanente para o aprendizado: “[…] adquirir um habitus significa criar uma situação irreversível […] Para isso, porém,
é preciso ter insistência e persistência […] O automatismo é condição da liberdade e não é possível ser criativo sem o
domínio de determinados mecanismos”. (Saviani, 2005, p. 19.)
Cascavel, acerca da rotina na educação Infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A)A rotina é um referencial para a criança, pois possibilita a ela construir a noção de tempo, sendo pré-requisito para organizar-se nas diversas atividades de ensino desenvolvidas na instituição.
- B)A forma como a rotina é estruturada e a fidelidade no cumprimento dos horários, o conteúdo, a duração e a organização do espaço possibilitam à criança a sensação de segurança em relação aos acontecimentos diários.
- C)A rotina deve ser estruturada pelo adulto oferecendo à criança a segurança necessária para que se aproprie da dinâmica da escola e das regras de conduta que são fundamentais para que se tornem adultos seguros e capazes de lidar com suas frustrações.
- D)A rotina é fundamental para que a criança possa ter condições de vivência na coletividade, adquirindo, assim, decisão, domínio de si mesma e disciplina, qualidade valiosa da personalidade. Isto só se efetivará a partir da intencionalidade do professor que garante, assim, a mediação planejada
- E)A rotina deve ser organizada e direcionada pelo professor, assim como os objetivos que a criança deve alcançar dentro dessa rotina para o seu pleno desenvolvimento nos aspectos cognitivos, emocionais, afetivos e sociais; a participação da criança nessa faixa etária possibilita condição de estresse e insegurança.
Resposta:
A alternativa correta é E)
De acordo com o fragmento de Saviani, a aprendizagem está intrinsecamente ligada à formação de um habitus, ou seja, uma disposição permanente que se constrói por meio da persistência e do domínio de certos mecanismos. Essa ideia pode ser aplicada à rotina na educação infantil, pois ela serve como um elemento estruturante que proporciona segurança, organização e desenvolvimento integral para a criança.
Analisando as afirmativas em relação ao currículo da educação infantil de Cascavel, a alternativa E) é a incorreta, pois afirma que a participação da criança na organização da rotina pode gerar estresse e insegurança. Essa visão contradiz os princípios de uma educação infantil democrática e participativa, em que a criança deve ser ativa no processo de construção de sua rotina, desenvolvendo autonomia e senso de pertencimento.
As demais alternativas estão corretas: a rotina funciona como um referencial temporal (A), promove segurança (B), deve ser estruturada com mediação do adulto (C) e contribui para a vivência coletiva e formação de disciplina (D). No entanto, a alternativa E) falha ao negar a importância da participação infantil, algo essencial para o desenvolvimento emocional e social nessa fase.
Portanto, o gabarito correto é E), já que a rotina na educação infantil deve ser flexível e contar com a participação ativa das crianças, e não apenas imposta pelo professor, como sugere a alternativa.
Deixe um comentário