Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com Saviani, para que haja aprendizagem é necessário que se adquira um habitus, ou seja, uma disposição permanente para o aprendizado: “[…] adquirir um habitus significa criar uma situação irreversível […] Para isso, porém, é preciso ter insistência e persistência […] O automatismo é condição da liberdade e não é possível ser criativo sem o domínio de determinados mecanismos”. (Saviani, 2005, p. 19.) Considerando o fragmento de texto dado e o currículo para a educação infantil da rede municipal de ensino de Cascavel, acerca da rotina na educação Infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.

De acordo com Saviani, para que haja aprendizagem é necessário que se adquira um habitus, ou seja, uma disposição
permanente para o aprendizado: “[…] adquirir um habitus significa criar uma situação irreversível […] Para isso, porém,
é preciso ter insistência e persistência […] O automatismo é condição da liberdade e não é possível ser criativo sem o
domínio de determinados mecanismos”. (Saviani, 2005, p. 19.)

Considerando o fragmento de texto dado e o currículo para a educação infantil da rede municipal de ensino de
Cascavel, acerca da rotina na educação Infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é E)

De acordo com o fragmento de Saviani, a aprendizagem está intrinsecamente ligada à formação de um habitus, ou seja, uma disposição permanente que se constrói por meio da persistência e do domínio de certos mecanismos. Essa ideia pode ser aplicada à rotina na educação infantil, pois ela serve como um elemento estruturante que proporciona segurança, organização e desenvolvimento integral para a criança.

Analisando as afirmativas em relação ao currículo da educação infantil de Cascavel, a alternativa E) é a incorreta, pois afirma que a participação da criança na organização da rotina pode gerar estresse e insegurança. Essa visão contradiz os princípios de uma educação infantil democrática e participativa, em que a criança deve ser ativa no processo de construção de sua rotina, desenvolvendo autonomia e senso de pertencimento.

As demais alternativas estão corretas: a rotina funciona como um referencial temporal (A), promove segurança (B), deve ser estruturada com mediação do adulto (C) e contribui para a vivência coletiva e formação de disciplina (D). No entanto, a alternativa E) falha ao negar a importância da participação infantil, algo essencial para o desenvolvimento emocional e social nessa fase.

Portanto, o gabarito correto é E), já que a rotina na educação infantil deve ser flexível e contar com a participação ativa das crianças, e não apenas imposta pelo professor, como sugere a alternativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *