Exclui-se como princípio no processo de atuação docente na instituição de Educação Infantil:
docente na instituição de Educação Infantil:
- A)Criar espaços ricos e potencializadores da atividade infantil.
- B)Acompanhar a atividade infantil atuando no lugar das crianças, considerando a necessidade de facilitar e controlar as ações delas.
- C)Potencializar o acesso das crianças ao mundo de pessoas e objetos da cultura.
- D)Ter conhecimentos sobre o significado da educação e seu papel no processo de formação humana das crianças pequenas.
- E)Planejar, organizar e avaliar sua prática educativa e seu papel no processo de humanização de bebês e crianças menores de seis anos.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O processo de atuação docente na Educação Infantil deve ser pautado por princípios que promovam o desenvolvimento integral da criança, respeitando sua autonomia e potencial criativo. Entre as alternativas apresentadas, a opção B se destaca como a que contraria esses princípios, pois sugere uma postura de controle e substituição da ação infantil, em vez de estimular sua liberdade e protagonismo.
A Educação Infantil tem como objetivo criar ambientes que favoreçam a exploração, a interação e a construção de conhecimentos pelas crianças. Nesse contexto, o professor deve atuar como mediador, oferecendo oportunidades de aprendizagem sem impor limites desnecessários ou assumir o lugar da criança em suas descobertas. A alternativa B revela uma visão equivocada, na qual o educador interfere excessivamente, restringindo a espontaneidade e a expressão infantil.
As demais alternativas apresentam princípios alinhados com uma prática pedagógica adequada para a primeira infância, como a criação de espaços estimulantes (A), o acesso à cultura (C), a reflexão sobre o papel da educação (D) e o planejamento intencional (E). Portanto, a resposta correta é de fato B, por representar uma abordagem que limita, em vez de potencializar, o desenvolvimento das crianças.
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