Leia as seguintes asserções sobre a rotina na Educação Infantil (MEC, 2013) e observe a relação entre elas. As instituições de Educação Infantil precisam organizar uma rotina de situações agradáveis e motivadoras que desafiem o que cada criança e seu grupo social já sabem, a fim de promover o conhecimento e a autoestima da criança, POIS compete às instituições ampliar as possibilidades infantis de aprender e ser cuidada, de se expressar, comunicar e criar, de organizar pensamentos e idéias, de conviver, brincar e trabalhar em grupo, de ter iniciativa e de apropriar-se de diferentes linguagens e saberes que circulam na sociedade. No que se referem a essas duas asserções, assinale a opção CORRETA.
Leia as seguintes asserções sobre a rotina na Educação Infantil
(MEC, 2013) e observe a relação entre elas.
As instituições de Educação Infantil precisam organizar uma
rotina de situações agradáveis e motivadoras que desafiem o
que cada criança e seu grupo social já sabem, a fim de promover
o conhecimento e a autoestima da criança,
POIS
compete às instituições ampliar as possibilidades infantis de
aprender e ser cuidada, de se expressar, comunicar e criar, de
organizar pensamentos e idéias, de conviver, brincar e trabalhar
em grupo, de ter iniciativa e de apropriar-se de diferentes
linguagens e saberes que circulam na sociedade.
No que se referem a essas duas asserções, assinale a opção
CORRETA.
- A)A primeira é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
- B)A primeira é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.
- C)Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
- D)As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
- E)As duas são proposições verdadeiras, porém a segunda não é uma justificativa da primeira.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A organização da rotina na Educação Infantil é um elemento fundamental para o desenvolvimento integral da criança, conforme destacado pelo MEC (2013). As duas asserções apresentadas reforçam a importância de uma abordagem pedagógica que valorize tanto o aspecto cognitivo quanto o socioafetivo.
A primeira afirmação ressalta a necessidade de criar situações desafiadoras e motivadoras, alinhadas ao conhecimento prévio das crianças e de seu grupo social. Essa perspectiva está diretamente relacionada à promoção da autoestima e ao estímulo à aprendizagem, princípios essenciais na Educação Infantil.
A segunda asserção complementa a primeira ao destacar o papel das instituições em ampliar as possibilidades de aprendizagem, expressão e convívio social. Essa ampliação inclui o desenvolvimento de linguagens, a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo, elementos que justificam plenamente a proposta da primeira afirmação.
Portanto, a alternativa correta é a D), pois ambas as proposições são verdadeiras e a segunda atua como uma justificativa coerente e fundamentada da primeira, refletindo os princípios de uma educação infantil integral e inclusiva.
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