Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia as seguintes asserções sobre a rotina na Educação Infantil (MEC, 2013) e observe a relação entre elas. As instituições de Educação Infantil precisam organizar uma rotina de situações agradáveis e motivadoras que desafiem o que cada criança e seu grupo social já sabem, a fim de promover o conhecimento e a autoestima da criança, POIS compete às instituições ampliar as possibilidades infantis de aprender e ser cuidada, de se expressar, comunicar e criar, de organizar pensamentos e idéias, de conviver, brincar e trabalhar em grupo, de ter iniciativa e de apropriar-se de diferentes linguagens e saberes que circulam na sociedade. No que se referem a essas duas asserções, assinale a opção CORRETA.

Leia as seguintes asserções sobre a rotina na Educação Infantil
(MEC, 2013) e observe a relação entre elas.

As instituições de Educação Infantil precisam organizar uma
rotina de situações agradáveis e motivadoras que desafiem o
que cada criança e seu grupo social já sabem, a fim de promover
o conhecimento e a autoestima da criança,

POIS

compete às instituições ampliar as possibilidades infantis de
aprender e ser cuidada, de se expressar, comunicar e criar, de
organizar pensamentos e idéias, de conviver, brincar e trabalhar
em grupo, de ter iniciativa e de apropriar-se de diferentes
linguagens e saberes que circulam na sociedade.

No que se referem a essas duas asserções, assinale a opção
CORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é D)

A organização da rotina na Educação Infantil é um elemento fundamental para o desenvolvimento integral da criança, conforme destacado pelo MEC (2013). As duas asserções apresentadas reforçam a importância de uma abordagem pedagógica que valorize tanto o aspecto cognitivo quanto o socioafetivo.

A primeira afirmação ressalta a necessidade de criar situações desafiadoras e motivadoras, alinhadas ao conhecimento prévio das crianças e de seu grupo social. Essa perspectiva está diretamente relacionada à promoção da autoestima e ao estímulo à aprendizagem, princípios essenciais na Educação Infantil.

A segunda asserção complementa a primeira ao destacar o papel das instituições em ampliar as possibilidades de aprendizagem, expressão e convívio social. Essa ampliação inclui o desenvolvimento de linguagens, a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo, elementos que justificam plenamente a proposta da primeira afirmação.

Portanto, a alternativa correta é a D), pois ambas as proposições são verdadeiras e a segunda atua como uma justificativa coerente e fundamentada da primeira, refletindo os princípios de uma educação infantil integral e inclusiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *