Maria Montessori, uma importante educadora, influenciou a educação em um período de extrema rigidez das instituições escolares. Deu especial atenção à preparação do ambiente propício para o desenvolvimento infantil, à liberdade de ação das crianças pequenas e ao material a elas ofertado. Em um ambiente de liberdade, desenvolveu o conceito de disciplina ativa, segundo o qual o indivíduo disciplinado é aquele que:
Maria Montessori, uma importante educadora, influenciou a
educação em um período de extrema rigidez das instituições
escolares. Deu especial atenção à preparação do ambiente
propício para o desenvolvimento infantil, à liberdade de ação das
crianças pequenas e ao material a elas ofertado.
Em um ambiente de liberdade, desenvolveu o conceito de
disciplina ativa, segundo o qual o indivíduo disciplinado é aquele
que:
- A)é senhor de si mesmo e, em decorrência, pode dispor de si ou seguir uma regra de vida;
- B)reconhece as regras de conduta social e as cumpre nos grupos em que está inserido, sem a necessidade de intervenção da mestra;
- C)cria e recria as regras de convivência social, atendendo aos interesses próprios necessários ao seu desenvolvimento;
- D)tem liberdade total e irrestrita, não devendo ser interditado em suas ações mesmo que cause conflitos;
- E)deverá amoldar-se a uma disciplina que circunscreva-se ao meio escolar, sem a preocupação com o ambiente social mais ampliado.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Maria Montessori, uma importante educadora, revolucionou a educação em um período marcado pela rigidez das instituições escolares. Sua abordagem destacou a importância de um ambiente cuidadosamente preparado para o desenvolvimento infantil, valorizando a liberdade de ação das crianças e a qualidade dos materiais educativos oferecidos a elas.
Em seu método, Montessori desenvolveu o conceito de disciplina ativa, que redefine a noção tradicional de disciplina. Segundo ela, o indivíduo verdadeiramente disciplinado é aquele que:
- A) é senhor de si mesmo e, em decorrência, pode dispor de si ou seguir uma regra de vida;
- B) reconhece as regras de conduta social e as cumpre nos grupos em que está inserido, sem a necessidade de intervenção da mestra;
- C) cria e recria as regras de convivência social, atendendo aos interesses próprios necessários ao seu desenvolvimento;
- D) tem liberdade total e irrestrita, não devendo ser interditado em suas ações mesmo que cause conflitos;
- E) deverá amoldar-se a uma disciplina que circunscreva-se ao meio escolar, sem a preocupação com o ambiente social mais ampliado.
A alternativa correta é A), pois reflete o cerne da filosofia montessoriana: a autodisciplina como fruto da liberdade responsável, onde a criança, ao dominar seus impulsos e ações, torna-se capaz de guiar seu próprio desenvolvimento de forma harmoniosa.
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