Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No processo de interação com o mundo, as crianças adquirem experiências de narrativas veiculadas pelas linguagens oral, escrita e visual. O contato com a diversidade dos textos orais e escritos por meio da participação em conversas cotidianas, o contato com textos simples (receitas, bilhetes, etc.) e outros da cultura oral (cantigas, adivinhas, etc.) amplia o repertório das narrativas infantis. Entre as situações, propostas na escola, que ampliam o repertório e as capacidades de narrativas das crianças pequenas, podemos assinalar: I. Manuseio de livros e de outros portadores de texto. II. Exibição de filmes e de programas de TV. III. Participação em rodas de conversa com adultos e outras crianças.IV. Momentos de reconto onde as crianças falem de histórias ou de fatos vivenciados por elas mesmas. V. Reescrita de histórias ouvidas observando a estrutura do gênero trabalhado.Estão corretas as afirmativas:

No processo de interação com o mundo, as
crianças adquirem experiências de narrativas
veiculadas pelas linguagens oral, escrita e visual. O
contato com a diversidade dos textos orais e
escritos por meio da participação em conversas
cotidianas, o contato com textos simples (receitas,
bilhetes, etc.) e outros da cultura oral (cantigas,
adivinhas, etc.) amplia o repertório das narrativas
infantis. Entre as situações, propostas na escola,
que ampliam o repertório e as capacidades de
narrativas das crianças pequenas, podemos
assinalar:

I. Manuseio de livros e de outros portadores de
texto.

II. Exibição de filmes e de programas de TV.

III. Participação em rodas de conversa com adultos
e outras crianças.

IV. Momentos de reconto onde as crianças falem de
histórias ou de fatos vivenciados por elas
mesmas.

V. Reescrita de histórias ouvidas observando a
estrutura do gênero trabalhado.

Estão corretas as afirmativas:

Resposta:

A alternativa correta é B)

No processo de desenvolvimento infantil, a interação com diferentes formas de linguagem desempenha um papel fundamental na construção de repertórios narrativos. As crianças ampliam suas experiências por meio do contato com textos orais, escritos e visuais, seja em situações cotidianas ou em atividades pedagógicas intencionais.

Entre as estratégias mais eficazes para promover essa ampliação narrativa, destacam-se três abordagens principais: o manuseio de livros e outros materiais textuais (I), que familiariza as crianças com a linguagem escrita e sua organização; a participação em rodas de conversa (III), que estimula a troca de experiências e o desenvolvimento da oralidade; e os momentos de reconto (IV), onde as crianças exercitam a memória narrativa ao compartilhar histórias ou vivências pessoais.

Embora a exibição de filmes (II) e a reescrita de histórias (V) possam ter seu valor educativo, estas atividades apresentam limitações para crianças pequenas. A reescrita demanda habilidades de escrita ainda em desenvolvimento, enquanto o consumo passivo de conteúdos audiovisuais oferece menos oportunidades de interação e construção ativa de narrativas quando comparado às outras alternativas.

Portanto, as afirmativas corretas são I, III e IV, conforme indicado na alternativa B. Essas práticas combinam adequadamente o contato com diferentes linguagens, a interação social e a expressão pessoal, elementos essenciais para o desenvolvimento narrativo na primeira infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *