O ambiente físico pode ser organizado de diferentes formas. Uma delas é a organização em “áreas” ou “centros de interesse”. Essas áreas podem ter diversas denominações, sendo sugeridas por Santos (2004) as seguintes: Área Silenciosa ou de Leitura, Área de Blocos, Área de Brinquedo Dramático, Área de Ciências, Área de Artes, Área de Brinquedo Manipulativo e Área Externa Coberta e Descoberta. De posse dessas informações, relacione as colunas abaixo:1 – Área Silenciosa ou de Leitura 2 – Área de Blocos 3 – Área de Brinquedo Dramático4 – Área de Ciências 5 – Área de Brinquedo Manipulativo( ) Compõe-se de mesas e cadeiras, comportando jogos de encaixe, agrupamento e combinação. O objetivo é desenvolver a coordenação motora, a percepção visual e o raciocínio. ( ) Compõe-se de um mobiliário básico de uma casa, porém em miniatura, podendo-se disponibilizar outros acessórios e tem por objetivo possibilitar a dramatização de diferentes papéis sociais. ( ) Compõe-se de armários, mesa e cadeiras. Deve estimular a curiosidade e o espírito de observação da criança, a resolução de problemas, ampliando o conhecimento físico, o lógico-matemático e o social.( ) Compõe-se de armários e livros. É onde as crianças conversam, cantam e interagem socialmente, são desenvolvidas atividades mais calmas ou que requeiram relaxamento e tranquilidade da criança para ouvir e contar histórias.( ) Compõe-se de armários e um tapete, carpete ou outro tipo de forro. Possui blocos de madeira ou espuma que podem ser utilizados para construções diversas e favorece o conhecimento lógico-matemático. A sequência CORRETA é:
O ambiente físico pode ser organizado de diferentes formas. Uma delas é a organização em “áreas” ou
“centros de interesse”. Essas áreas podem ter diversas denominações, sendo sugeridas por Santos (2004)
as seguintes: Área Silenciosa ou de Leitura, Área de Blocos, Área de Brinquedo Dramático, Área de
Ciências, Área de Artes, Área de Brinquedo Manipulativo e Área Externa Coberta e Descoberta. De posse
dessas informações, relacione as colunas abaixo:
1 – Área Silenciosa ou de Leitura
2 – Área de Blocos
3 – Área de Brinquedo Dramático
4 – Área de Ciências
5 – Área de Brinquedo Manipulativo
( ) Compõe-se de mesas e cadeiras, comportando jogos de
encaixe, agrupamento e combinação. O objetivo é desenvolver a
coordenação motora, a percepção visual e o raciocínio.
( ) Compõe-se de um mobiliário básico de uma casa, porém em
miniatura, podendo-se disponibilizar outros acessórios e tem por
objetivo possibilitar a dramatização de diferentes papéis sociais.
( ) Compõe-se de armários, mesa e cadeiras. Deve estimular a
curiosidade e o espírito de observação da criança, a resolução
de problemas, ampliando o conhecimento físico, o lógico-matemático e o social.
( ) Compõe-se de armários e livros. É onde as crianças conversam,
cantam e interagem socialmente, são desenvolvidas atividades
mais calmas ou que requeiram relaxamento e tranquilidade da
criança para ouvir e contar histórias.
( ) Compõe-se de armários e um tapete, carpete ou outro tipo de
forro. Possui blocos de madeira ou espuma que podem ser
utilizados para construções diversas e favorece o conhecimento
lógico-matemático.
A sequência CORRETA é:
- A)5, 4, 3, 2, 1.
- B)5, 3, 4, 1, 2.
- C)4, 3, 5, 1, 2.
- D)3, 1, 5, 4, 2.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A organização do ambiente físico em áreas ou centros de interesse é uma estratégia pedagógica que visa estimular diferentes habilidades e aprendizagens nas crianças. Conforme sugerido por Santos (2004), cada área possui características e objetivos específicos, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança.
A Área de Brinquedo Manipulativo (5) é composta por mesas e cadeiras, com jogos de encaixe, agrupamento e combinação, visando desenvolver a coordenação motora, a percepção visual e o raciocínio. Já a Área de Brinquedo Dramático (3) reproduz um mobiliário em miniatura, como casinhas, permitindo que as crianças dramatizem papéis sociais e explorem sua criatividade.
A Área de Ciências (4) conta com armários, mesa e cadeiras, estimulando a curiosidade, a observação e a resolução de problemas, ampliando conhecimentos físicos e lógico-matemáticos. Por outro lado, a Área Silenciosa ou de Leitura (1) é um espaço com armários e livros, destinado a atividades mais calmas, como ouvir histórias e interações sociais tranquilas.
Por fim, a Área de Blocos (2) possui um tapete ou carpete e blocos de madeira ou espuma, incentivando construções e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Portanto, a sequência correta que relaciona as áreas às suas descrições é 5, 3, 4, 1, 2, correspondente à alternativa B).
Deixe um comentário