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O binômio cuidar e educar, entendido como um processo único, evidencia nessas ações dimensões profundamente imbricadas que se complementam, exigindo do profissional que atua com a criança pequena a compreensão de que, ao cuidar se educa e, educando se cuida. Levando em consideração essa afirmação e tendo como parâmetro as indicações no documento “Sinais de Alerta: a educação e o cuidado permanente das crianças” (SME Curitiba), para observá-las em seu desenvolvimento pleno e integral, com atenção às suas especificidades e necessidades individuais, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Na organização do tempo para os momentos de atenção pessoal, a professora precisa garantir a possibilidade de realizar um ritual que envolva a criança pequena nas ações de cuidado, despertando-a para a consciência de si, pela nomeação do corpo, dos sentimentos e da necessidade do asseio para o seu bem-estar. ( ) O cuidado do bebê pelo adulto exige disponibilidade emocional, o que implica certa empatia que lhe permite desenvolver afeto e interesse por introduzir o bebê no mundo da cultura, pela palavra que antecipa, acalma e envolve, enquanto o gesto acolhe e dirige a ação para atendê-lo em sua necessidade. ( ) Alguns sinais que devem preocupar os professores acerca da visão de bebês: não brinca com as mãos na frente dos olhos, deixa de explorar partes do corpo (ex.: levar o pé à boca) e de interagir com as pessoas pelo contato visual. ( ) Num ambiente preparado para crianças de 3 anos realizarem desafios de movimentação com objetos diversos dispostos em suportes – tablados e mesas –, a professora deve estar alerta quanto a alguns desajustes ou disfunções no desenvolvimento neuropsicomotor delas que podem se manifestar: esbarrar em muitos obstáculos, derrubar objetos e não conseguir agarrá-los, não brincar de encaixar, rosquear ou empilhar. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

O binômio cuidar e educar, entendido como um processo único, evidencia nessas ações dimensões profundamente
imbricadas que se complementam, exigindo do profissional que atua com a criança pequena a compreensão de que, ao
cuidar se educa e, educando se cuida. Levando em consideração essa afirmação e tendo como parâmetro as indicações
no documento “Sinais de Alerta: a educação e o cuidado permanente das crianças” (SME Curitiba), para observá-las em
seu desenvolvimento pleno e integral, com atenção às suas especificidades e necessidades individuais, identifique as
afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) Na organização do tempo para os momentos de atenção pessoal, a professora precisa garantir a possibilidade de
realizar um ritual que envolva a criança pequena nas ações de cuidado, despertando-a para a consciência de si, pela
nomeação do corpo, dos sentimentos e da necessidade do asseio para o seu bem-estar.

( ) O cuidado do bebê pelo adulto exige disponibilidade emocional, o que implica certa empatia que lhe permite
desenvolver afeto e interesse por introduzir o bebê no mundo da cultura, pela palavra que antecipa, acalma e envolve,
enquanto o gesto acolhe e dirige a ação para atendê-lo em sua necessidade.

( ) Alguns sinais que devem preocupar os professores acerca da visão de bebês: não brinca com as mãos na frente dos
olhos, deixa de explorar partes do corpo (ex.: levar o pé à boca) e de interagir com as pessoas pelo contato visual.

( ) Num ambiente preparado para crianças de 3 anos realizarem desafios de movimentação com objetos diversos
dispostos em suportes – tablados e mesas –, a professora deve estar alerta quanto a alguns desajustes ou disfunções
no desenvolvimento neuropsicomotor delas que podem se manifestar: esbarrar em muitos obstáculos, derrubar
objetos e não conseguir agarrá-los, não brincar de encaixar, rosquear ou empilhar.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O binômio cuidar e educar, quando compreendido como um processo indissociável, revela a profundidade da interligação entre essas duas dimensões no desenvolvimento integral da criança. Conforme destacado no documento "Sinais de Alerta: a educação e o cuidado permanente das crianças" da SME Curitiba, essa abordagem exige que os profissionais estejam atentos não apenas às necessidades básicas, mas também às oportunidades educativas presentes em cada interação.

A primeira afirmação reforça a importância de transformar os momentos de cuidado – como higiene e alimentação – em rituais pedagógicos. Ao nomear partes do corpo ou sentimentos, a professora não apenas assegura o bem-estar físico, mas também estimula a autopercepção e a autonomia da criança, confirmando sua veracidade (V).

Já a segunda afirmação aborda o cuidado com bebês, destacando a disponibilidade emocional do adulto como base para a inserção cultural. A linguagem acolhedora e os gestos intencionais são ferramentas que, de fato, integram afeto e aprendizagem, tornando-a igualmente verdadeira (V).

Os sinais de alerta sobre a visão dos bebês mencionados na terceira afirmação – como a ausência de exploração corporal ou interação visual – são indicadores críticos de possíveis atrasos no desenvolvimento, conforme apontam estudos na área da educação infantil. Portanto, trata-se de uma afirmação correta (V).

Por fim, a quarta afirmação descreve comportamentos que podem sugerir disfunções neuropsicomotoras em crianças de 3 anos, como dificuldades de coordenação ou falta de interesse em atividades de encaixe. Esses sinais, quando persistentes, demandam atenção especializada, validando a afirmação como verdadeira (V).

Assim, a sequência correta é V – V – V – V, conforme a alternativa E). Essa conclusão ressalta a necessidade de um olhar integrado para o desenvolvimento infantil, onde cuidado e educação se fundem em práticas pedagógicas intencionais e sensíveis.

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