O Professor dos anos iniciais, com base no perfil dos seus alunos, nos objetivos curriculares e nas metas da Secretaria de Estado de Educação (SEE) planeja e desenvolve o processo de ensino. Nesse contexto, são verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes opções: ( ) Promove a integração de conhecimentos através de diversas oportunidades de leitura, escrita, escuta, observação e representação ( ) Avalia com uma programação de atividades apropriadas ao ritmo e interesse aos alunos ( ) Torna a aprendizagem significativa e acessível. ( ) Define metas e objetivos para seus planos de ensino em dissonância com as metas e objetivos da Secretaria e do Projeto Pedagógico da Escola. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
O Professor dos anos iniciais, com base no perfil dos
seus alunos, nos objetivos curriculares e nas metas
da Secretaria de Estado de Educação (SEE) planeja e
desenvolve o processo de ensino. Nesse contexto, são
verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes opções:
( ) Promove a integração de conhecimentos através de
diversas oportunidades de leitura, escrita, escuta,
observação e representação
( ) Avalia com uma programação de atividades apropriadas
ao ritmo e interesse aos alunos
( ) Torna a aprendizagem significativa e acessível.
( ) Define metas e objetivos para seus planos de ensino em
dissonância com as metas e objetivos da Secretaria e
do Projeto Pedagógico da Escola.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo:
- A)V, V, F, F
- B)V, V, V, F
- C)V, F, V, F
- D)F, V, F, V
Resposta:
A alternativa correta é B)
O papel do professor dos anos iniciais é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, pois ele atua como mediador entre o currículo, as metas institucionais e as necessidades específicas de seus alunos. Com base no perfil da turma, nos objetivos curriculares e nas diretrizes da Secretaria de Estado de Educação (SEE), o docente planeja e executa estratégias pedagógicas que visam ao desenvolvimento integral dos estudantes.
A primeira afirmação, que destaca a promoção da integração de conhecimentos por meio de atividades diversificadas como leitura, escrita, escuta, observação e representação, é verdadeira (V). Essa abordagem multissensorial é essencial para estimular diferentes habilidades e facilitar a construção do conhecimento.
A segunda afirmação, que aborda a avaliação com atividades adaptadas ao ritmo e interesse dos alunos, também é verdadeira (V). A avaliação formativa, quando personalizada, permite identificar dificuldades e potencialidades, contribuindo para um ensino mais eficaz.
A terceira afirmação, que ressalta a importância de tornar a aprendizagem significativa e acessível, é igualmente verdadeira (V). O professor deve contextualizar os conteúdos, relacionando-os à realidade dos alunos, para que o aprendizado faça sentido e seja internalizado.
Por fim, a quarta afirmação, que sugere que o professor define metas em dissonância com as da Secretaria e do Projeto Pedagógico da Escola, é falsa (F). O alinhamento entre as metas do docente, da instituição e das políticas educacionais é crucial para garantir a coerência e a eficácia do processo educativo.
Portanto, a sequência correta é V, V, V, F, correspondente à alternativa B).
Deixe um comentário