“Organizar o cotidiano das crianças na Escola Infantil pressupõe pensar que o estabelecimento de uma sequência básica de atividades diárias é, antes de mais nada, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de crianças, a partir, principalmente, de suas necessidades” (BARBOSA E HORN, 2001, p.67). Neste trecho, as autoras salientam a necessidade de organizar o trabalho pedagógico de forma atenta e desafiadora para a criança. Para isso é necessário levar em consideração alguns princípios que estão elencados abaixo. Analise as afirmativas e classifique-as como verdadeira (V) ou falsa (F): ( ) Considerar o contexto sociocultural no qual a criança está inserida e a proposta pedagógica da instituição. ( ) Estar ciente que a organização do espaço e dos materiais é fundamental na educação infantil, mas não é um fator decisivo na construção da autonomia das crianças. ( ) Possibilitar o envolvimento das crianças na organização do trabalho pedagógico sabendo que ele terá dimensões diferentes por causa da idade dessas crianças. ( ) Atentar-se para as necessidades biológicas, psicológicas, sociais e históricas e às formas de organização institucional. ( ) Compreender que o espaço é uma construção temporal que se modifica de acordo com as necessidades e o uso destinado a ele. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
“Organizar o cotidiano das crianças na Escola Infantil pressupõe pensar que o estabelecimento de uma
sequência básica de atividades diárias é, antes de mais nada, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo
de crianças, a partir, principalmente, de suas necessidades” (BARBOSA E HORN, 2001, p.67).
Neste trecho, as autoras salientam a necessidade de organizar o trabalho pedagógico de forma atenta e
desafiadora para a criança. Para isso é necessário levar em consideração alguns princípios que estão elencados
abaixo. Analise as afirmativas e classifique-as como verdadeira (V) ou falsa (F):
( ) Considerar o contexto sociocultural no qual a criança está inserida e a proposta pedagógica da instituição.
( ) Estar ciente que a organização do espaço e dos materiais é fundamental na educação infantil, mas não é
um fator decisivo na construção da autonomia das crianças.
( ) Possibilitar o envolvimento das crianças na organização do trabalho pedagógico sabendo que ele terá
dimensões diferentes por causa da idade dessas crianças.
( ) Atentar-se para as necessidades biológicas, psicológicas, sociais e históricas e às formas de organização
institucional.
( ) Compreender que o espaço é uma construção temporal que se modifica de acordo com as necessidades e
o uso destinado a ele.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- A)F – V – F – V – F
- B)F – F – V – F – V
- C)V – V – F – F – V
- D)V – F – V – V – V
Resposta:
A alternativa correta é D)
A organização do cotidiano na Educação Infantil é um processo complexo que exige uma análise cuidadosa das necessidades das crianças, do contexto sociocultural e da proposta pedagógica da instituição. Como destacam Barbosa e Horn (2001), essa organização deve ser pensada a partir de uma leitura atenta do grupo de crianças, considerando suas particularidades e demandas.
Analisando as afirmativas apresentadas, podemos identificar que a sequência correta é a alternativa D (V - F - V - V - V). A primeira afirmação é verdadeira, pois considerar o contexto sociocultural e a proposta pedagógica é essencial para um trabalho significativo. A segunda é falsa, já que a organização do espaço e dos materiais é sim um fator decisivo na construção da autonomia infantil.
A terceira afirmação é verdadeira, pois as crianças devem participar ativamente da organização do trabalho pedagógico, respeitando-se suas faixas etárias. A quarta também é verdadeira, visto que atender às necessidades biológicas, psicológicas e sociais das crianças é fundamental. Por fim, a quinta afirmação é igualmente verdadeira, pois o espaço educativo é dinâmico e deve se adaptar às necessidades do grupo.
Este exercício nos mostra como a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil deve ser pautada em princípios bem definidos, que considerem a criança como sujeito ativo no processo educativo e o espaço como elemento fundamental para o desenvolvimento infantil.
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