Os momentos das refeições constituem uma prática social e cultural que precisa ser aprendida e realizada com autonomia pelas crianças. Na pré-escola, são práticas pedagógicas importantes a serem desenvolvidas no momento das refeições, EXCETO:
Os momentos das refeições constituem uma
prática social e cultural que precisa ser aprendida
e realizada com autonomia pelas crianças. Na pré-escola,
são práticas pedagógicas importantes a
serem desenvolvidas no momento das refeições,
EXCETO:
- A)Utilizar o alimento como prêmio, distração ou recompensa, forçando a criança, quando se recusar a comer.
- B)Permitir que a criança se alimente sozinha, orientando-a como fazer e não a reprimindo quando derramar ou espalhar os alimentos.
- C)Propiciar que a criança socialize através do ato de alimentar-se.
- D)Respeitar o ritmo alimentar, estimulando a mastigar bem os alimentos.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Os momentos das refeições na pré-escola são fundamentais para o desenvolvimento da autonomia e das habilidades sociais das crianças. Trata-se de uma prática pedagógica que vai além da simples nutrição, envolvendo aspectos culturais, sociais e educacionais. Dentre as alternativas apresentadas, a única que não condiz com uma abordagem adequada é a A), que sugere utilizar o alimento como prêmio, distração ou recompensa, forçando a criança a comer quando se recusar.
Essa prática é prejudicial por diversos motivos. Primeiro, porque associa a alimentação a uma relação de poder e manipulação, tirando o foco do ato natural de se alimentar. Segundo, porque pode gerar aversão ou ansiedade em relação à comida, prejudicando a formação de hábitos saudáveis. A alimentação deve ser um momento prazeroso e de descobertas, nunca uma imposição.
As demais alternativas representam condutas pedagógicas adequadas:
- B) Permite que a criança desenvolva sua autonomia, aprendendo a se alimentar sozinha, mesmo que inicialmente cometer erros, como derramar comida.
- C) Reconhece o aspecto social da alimentação, incentivando a interação entre as crianças durante as refeições.
- D) Respeita o ritmo individual de cada criança, estimulando uma mastigação adequada sem pressões.
Portanto, a resposta correta é realmente a alternativa A), por representar uma prática que contraria os princípios de uma educação alimentar saudável e respeitosa na primeira infância.
Deixe um comentário