Questões Sobre A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil - Pedagogia - concurso
Questão 21
desenvolvimento integral das crianças. No tocante à questão, Horn (2007, p.15) afirma que: “O olhar de um
educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula. O modo como
organizamos materiais e móveis, e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem com
ele são reveladores de uma concepção pedagógica. Aliás, o que sempre chamou minha atenção foi a pobreza
frequentemente encontrada nas salas de aula, nos materiais, nas cores, nos aromas; enfim, em tudo que pode
povoar o espaço onde cotidianamente as crianças estão e como poderiam desenvolver-se nele e por meio dele se
fosse mais bem organizado e mais rico em desafios”. Com base no pensamento da autora e no Parecer CNE/CEB
nº 20/2009, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e registre o número correspondente:
higiene, segurança e dimensões em relação ao tamanho dos grupos e ao tipo de atividades realizadas.
cotidianas das crianças.
infantil.
externos às salas de referência das turmas e à instituição.
enquanto desenvolvem formas de agir, sentir e pensar.
- A)2 – 3 – 1 – 4 – 5
- B)3 – 1 – 2 – 5 – 4
- C)3 – 5 – 4 – 1 – 2
- D)3 – 2 – 1 – 4 – 5
A alternativa correta é D)
Na Educação Infantil, a organização do tempo e do espaço é fundamental para promover o desenvolvimento integral das crianças. Como destacado por Horn (2007), a forma como os ambientes são estruturados reflete diretamente a concepção pedagógica adotada e influencia as interações e aprendizagens infantis. Com base nessa perspectiva e no Parecer CNE/CEB nº 20/2009, é possível relacionar os elementos da Coluna I com as afirmações da Coluna II da seguinte maneira:
A primeira afirmação da Coluna II, que aborda a conservação, acessibilidade e outros aspectos físicos do ambiente, está diretamente ligada ao espaço físico (3). Já a segunda, que trata da apreensão das culturas familiares para enriquecer experiências, refere-se ao trabalho pedagógico (2). A terceira, que menciona a organização do tempo e espaço no cotidiano, corresponde ao planejamento curricular (1). A quarta, sobre deslocamentos e movimentos amplos, relaciona-se com a proposta pedagógica (4). Por fim, a quinta afirmação, que fala da busca de explicações e desenvolvimento de formas de agir, está associada à experiência (5).
Portanto, a sequência correta é 3 – 2 – 1 – 4 – 5, conforme a alternativa D).
Questão 22
Para Horn (2007, p. 24) “… há uma intencionalidade de quem organiza os espaços, pensados principalmente
para que todas as atividades girem em torno do adulto”. Sobre a organização do trabalho pedagógico na
Educação Infantil é possível dizer que todas as alternativas abaixo corroboram com essa assertiva, EXCETO:
- A)Disposição das crianças em filas para uma melhor locomoção dentro do espaço escolar.
- B)Inclusão das crianças num espaço que proponha desafios das competências e interações.
- C)Organização do espaço em “cantos” para que o professor observe e controle melhor as crianças dentro da sala.
- D)Realização de trabalhos dirigidos, feitos preferencialmente de forma individual visando um melhor aprendizado da criança.
A alternativa correta é B)
Para Horn (2007, p. 24) ... há uma intencionalidade de quem organiza os espaços, pensados principalmente para que todas as atividades girem em torno do adulto
. Sobre a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil, é possível afirmar que todas as alternativas apresentadas reforçam essa perspectiva, EXCETO:
- A) Disposição das crianças em filas para uma melhor locomoção dentro do espaço escolar.
- B) Inclusão das crianças num espaço que proponha desafios das competências e interações.
- C) Organização do espaço em "cantos" para que o professor observe e controle melhor as crianças dentro da sala.
- D) Realização de trabalhos dirigidos, feitos preferencialmente de forma individual visando um melhor aprendizado da criança.
O gabarito correto é B), pois essa alternativa contraria a afirmação de Horn ao propor um espaço que prioriza o desenvolvimento autônomo e as interações entre as crianças, em vez de subordiná-las ao controle e à centralidade do adulto.
Questão 23
“Organizar o cotidiano das crianças na Escola Infantil pressupõe pensar que o estabelecimento de uma
sequência básica de atividades diárias é, antes de mais nada, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo
de crianças, a partir, principalmente, de suas necessidades” (BARBOSA E HORN, 2001, p.67).
Neste trecho, as autoras salientam a necessidade de organizar o trabalho pedagógico de forma atenta e
desafiadora para a criança. Para isso é necessário levar em consideração alguns princípios que estão elencados
abaixo. Analise as afirmativas e classifique-as como verdadeira (V) ou falsa (F):
( ) Considerar o contexto sociocultural no qual a criança está inserida e a proposta pedagógica da instituição.
( ) Estar ciente que a organização do espaço e dos materiais é fundamental na educação infantil, mas não é
um fator decisivo na construção da autonomia das crianças.
( ) Possibilitar o envolvimento das crianças na organização do trabalho pedagógico sabendo que ele terá
dimensões diferentes por causa da idade dessas crianças.
( ) Atentar-se para as necessidades biológicas, psicológicas, sociais e históricas e às formas de organização
institucional.
( ) Compreender que o espaço é uma construção temporal que se modifica de acordo com as necessidades e
o uso destinado a ele.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- A)F – V – F – V – F
- B)F – F – V – F – V
- C)V – V – F – F – V
- D)V – F – V – V – V
A alternativa correta é D)
A organização do cotidiano na Educação Infantil é um processo complexo que exige uma análise cuidadosa das necessidades das crianças, do contexto sociocultural e da proposta pedagógica da instituição. Como destacam Barbosa e Horn (2001), essa organização deve ser pensada a partir de uma leitura atenta do grupo de crianças, considerando suas particularidades e demandas.
Analisando as afirmativas apresentadas, podemos identificar que a sequência correta é a alternativa D (V - F - V - V - V). A primeira afirmação é verdadeira, pois considerar o contexto sociocultural e a proposta pedagógica é essencial para um trabalho significativo. A segunda é falsa, já que a organização do espaço e dos materiais é sim um fator decisivo na construção da autonomia infantil.
A terceira afirmação é verdadeira, pois as crianças devem participar ativamente da organização do trabalho pedagógico, respeitando-se suas faixas etárias. A quarta também é verdadeira, visto que atender às necessidades biológicas, psicológicas e sociais das crianças é fundamental. Por fim, a quinta afirmação é igualmente verdadeira, pois o espaço educativo é dinâmico e deve se adaptar às necessidades do grupo.
Este exercício nos mostra como a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil deve ser pautada em princípios bem definidos, que considerem a criança como sujeito ativo no processo educativo e o espaço como elemento fundamental para o desenvolvimento infantil.
Questão 24
desenvolvidas com crianças na faixa de 4 anos, enfatiza
que o principal objetivo é o desenvolvimento do grupo
como um todo, do que deve resultar que as crianças se
descubram como membros. Segundo a autora, é através
da rotina no desenvolvimento das atividades diárias que
se desenvolve a
- A)linguagem sensorial.
- B)estrutura lógico-matemática.
- C)linguagem oral.
- D)estrutura espaço-temporal.
- E)linguagem sinestésica corporal.
A alternativa correta é D)
Madalena Freire, em sua análise sobre o desenvolvimento de crianças de 4 anos, destaca a importância da rotina e das atividades diárias como elementos fundamentais para a construção da identidade grupal. Segundo a autora, é por meio dessas experiências cotidianas que as crianças não apenas se reconhecem como parte de um coletivo, mas também desenvolvem habilidades essenciais para sua formação.
Entre as alternativas apresentadas, a que melhor se alinha ao pensamento de Freire é a D) estrutura espaço-temporal. Isso porque a rotina, com seus horários, sequências e espaços organizados, permite que a criança compreenda e internalize noções de tempo (antes, durante, depois) e espaço (aqui, ali, perto, longe), elementos cruciais para sua orientação no mundo e para a construção de uma base cognitiva sólida.
Embora outras linguagens e estruturas (como a oral, a sensorial ou a lógico-matemática) também sejam desenvolvidas nessa fase, a ênfase de Freire recai sobre a organização espaço-temporal como pilar para a inserção da criança no grupo e para sua autonomia progressiva. A rotina, portanto, não é mera repetição, mas uma ferramenta pedagógica que estrutura a experiência infantil e favorece seu desenvolvimento integral.
Questão 25
Sobre os espaços internos de uma creche, é correto afirmar
que:
- A)devem possuir espelhos amplos, nos quais as crianças possam ver todo o seu corpo.
- B)não há necessidade que haja um espaço para leitura e contação de história.
- C)os espaços internos não precisam ser acolhedores e convidativos.
- D)não precisam ser limpos com frequência, tampouco ventilados e arejados.
A alternativa correta é A)
Sobre os espaços internos de uma creche, é correto afirmar que:
- A) devem possuir espelhos amplos, nos quais as crianças possam ver todo o seu corpo.
A alternativa A está correta, pois espelhos amplos são importantes para o desenvolvimento da autoimagem e da identidade das crianças, permitindo que elas se reconheçam e explorem seus movimentos.
As outras alternativas estão incorretas:
- B) Um espaço para leitura e contação de histórias é essencial para estimular a linguagem e a imaginação.
- C) Os espaços internos devem ser acolhedores e convidativos para promover segurança e bem-estar.
- D) A limpeza frequente, ventilação e arejamento são fundamentais para manter um ambiente saudável.
Questão 26
Educação Infantil, marque APENAS A ALTERNATIVA
INCORRETA.
- A)São promotores de aventuras, descobertas, criatividade, desafios, aprendizagens.
- B)Visam apenas aprendizagens cognitivas.
- C)São promotores de interações criança-criança e criança-adulto.
- D)São ambientes nos quais as crianças podem criar e recriar, propor e explorar.
A alternativa correta é B)
A análise dos espaços e ambientes em uma instituição de Educação Infantil revela sua importância como elementos fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. Esses locais devem ser planejados para estimular não apenas o aprendizado cognitivo, mas também as interações sociais, a criatividade e a exploração do mundo.
A alternativa B) se destaca como incorreta porque limita a função desses espaços apenas às aprendizagens cognitivas, quando na verdade eles devem promover experiências muito mais amplas. As demais alternativas apresentam características essenciais desses ambientes:
- A) Correta: Espaços que incentivam aventuras, descobertas e criatividade
- C) Correta: Ambientes que favorecem interações sociais significativas
- D) Correta: Locais que permitem criação, recriação e exploração
Portanto, a alternativa B) é a única que não condiz com os princípios da Educação Infantil, que valoriza o desenvolvimento global da criança em seus múltiplos aspectos - físico, emocional, social e cognitivo.
Questão 27
possível afirmar que:
- A)o gerenciamento da estruturação dos espaços, dos tempos, materiais e mobiliário precisa estar de acordo com as diferentes crianças acolhidas, devendo também ser rico em condições interativas, além de reservar, também, espaços em que a privacidade possa ser garantida.
- B)a organização dos diferentes ambientes da instituição de Educação Infantil não é percebida como uma importante estratégia metodológica para as aprendizagens das crianças.
- C)o gerenciamento da estruturação dos espaços, dos tempos, materiais e mobiliário não precisa estar de acordo com as diferentes crianças acolhidas, tampouco precisa ser rico em condições interativas.
- D)a organização dos diferentes ambientes da instituição de Educação Infantil possui pouca importância para as aprendizagens das crianças.
A alternativa correta é A)
O texto apresentado aborda a importância da organização dos espaços e materiais em uma creche, destacando como essa estruturação influencia diretamente no desenvolvimento e nas aprendizagens das crianças. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra A, que afirma que o gerenciamento dos espaços, tempos, materiais e mobiliário deve ser adaptado às diferentes crianças atendidas, proporcionando um ambiente interativo e respeitando a necessidade de privacidade.
Essa afirmação está alinhada com os princípios da Educação Infantil, que valorizam um ambiente acolhedor, estimulante e adequado às necessidades individuais e coletivas das crianças. A organização do espaço não é apenas uma questão prática, mas uma estratégia pedagógica essencial, pois o ambiente físico pode incentivar a exploração, a autonomia e a interação entre as crianças e com os adultos.
As demais alternativas apresentam visões equivocadas sobre o tema. A letra B, por exemplo, nega a importância da organização dos ambientes como estratégia metodológica, o que contraria as diretrizes educacionais atuais. Já a letra C desconsidera a necessidade de adaptação aos diferentes perfis de crianças e a riqueza de interações, elementos fundamentais para um ambiente educativo de qualidade. Por fim, a letra D minimiza o papel da organização espacial no processo de aprendizagem, ignorando seu impacto no desenvolvimento infantil.
Portanto, a alternativa A é a única que reflete corretamente a importância de um ambiente bem estruturado, flexível e acolhedor, capaz de atender às demandas das crianças e promover suas aprendizagens de forma integral.
Questão 28
a opção correta.
- A)O espaço de desenvolvimento da criança na educação infantil não pode ser desafiador ou criativo.
- B)A organização dos espaços da escola de educação infantil independe dos processos de aprendizagem e das metodologias a serem utilizadas pelos educadores.
- C)A escola de educação infantil tem como principal função a interação social, por isso deve dispor apenas de espaços coletivos.
- D)A escola de educação infantil deve organizar espaços para que a criança tenha privacidade e espaços que viabilizem a interação social.
- E)A criança da educação infantil, em virtude da sua pouca idade, não pode, em nenhuma circunstância, ficar sozinha em ambientes da escola.
A alternativa correta é D)
A organização do espaço na educação infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança, influenciando diretamente sua aprendizagem, socialização e autonomia. Analisando as alternativas apresentadas, a opção correta é a letra D, que afirma: "A escola de educação infantil deve organizar espaços para que a criança tenha privacidade e espaços que viabilizem a interação social."
Essa resposta está correta porque reflete a necessidade de equilíbrio entre momentos de convívio coletivo e oportunidades para que a criança explore individualmente seu entorno. Espaços privativos permitem o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da introspecção, enquanto ambientes de interação social promovem a comunicação, a cooperação e o respeito ao outro.
As demais alternativas apresentam equívocos sobre o tema:
- A) Incorreta, pois espaços desafiadores e criativos são essenciais para estimular a curiosidade e o desenvolvimento cognitivo e motor da criança.
- B) Incorreta, já que a organização dos espaços deve estar alinhada às metodologias pedagógicas e aos objetivos de aprendizagem.
- C) Incorreta, porque, embora a interação social seja importante, a criança também necessita de ambientes que respeitem sua individualidade.
- E) Incorreta, pois momentos de solitude, quando supervisionados adequadamente, contribuem para a construção da independência e da autoestima.
Portanto, a alternativa D é a que melhor sintetiza a importância de um ambiente educacional planejado para atender às múltiplas necessidades da criança na primeira infância.
Questão 29
- A)A rotina na educação infantil tem a função de treinar a criança para as atividades que desenvolverá na vida adulta.
- B)A capacidade de criação da criança torna-se estagnada com a rotina, a qual deve ser sempre reinventada de modo a viabilizar o desenvolvimento criativo das crianças.
- C)A incorporação dos conceitos de espaço, tempo e organização independe das rotinas adotadas na educação infantil.
- D)A rotina é uma forma de racionalização ou de tecnologia constituída pelos seres humanos e pelas instituições para organizar e controlar a vida cotidiana.
- E)A organização do tempo e dos espaços da escola de educação infantil é uma atividade exclusiva dos adultos, já que somente eles são capazes de organizar rotinas.
A alternativa correta é D)
O tema da rotina na educação infantil é fundamental para compreender como a organização do cotidiano escolar influencia o desenvolvimento das crianças. Entre as alternativas apresentadas, a opção correta é a letra D, que define a rotina como uma forma de racionalização ou tecnologia criada pelos seres humanos e instituições para organizar e controlar a vida diária.
A rotina na educação infantil não deve ser entendida como um simples treinamento para a vida adulta (alternativa A), pois seu propósito vai além da preparação para futuras responsabilidades. Ela serve, principalmente, para oferecer segurança e previsibilidade às crianças, auxiliando na construção de autonomia e na assimilação de conceitos básicos como tempo, espaço e organização.
A alternativa B sugere que a rotina estagna a criatividade, o que não é verdade. Pelo contrário, uma rotina bem estruturada pode proporcionar um ambiente seguro onde a criança se sente livre para explorar e criar, sem que isso signifique a necessidade de constantes reinvenções.
Já a alternativa C afirma que os conceitos de espaço, tempo e organização independem da rotina, o que é incorreto. Esses conceitos são justamente trabalhados e internalizados pelas crianças por meio das atividades cotidianas e da repetição de ações dentro de um contexto organizado.
Por fim, a alternativa E está equivocada ao afirmar que a organização do tempo e do espaço é exclusiva dos adultos. Embora os educadores tenham um papel central na estruturação da rotina, as crianças também participam desse processo, desenvolvendo noções de responsabilidade e colaboração.
Portanto, a resposta correta é a alternativa D, que reconhece a rotina como uma ferramenta de organização social, essencial para a construção de um ambiente educativo estruturado e acolhedor na educação infantil.
Questão 30
Analise o texto:
Frequentemente, os ambientes destinados à educação infantil têm sido planejados de maneira precária e
destinados a atender aos interesses dos adultos ou do grupo como um todo, descartando a diversidade e
a pluralidade infantil. A construção de uma nova proposta de organização do cotidiano que vem ao
encontro das necessidades das crianças pequenas exige que os (1) ________________ e os (2)
________________ sejam repensados a partir das suas especificidades, possibilitando a vivência digna da
infância de crianças menores de 6 anos.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
- A)(1) tempos / (2) lugares
- B)(1) momentos / (2) espaços
- C)(1) tempos / (2) espaços
- D)(1) momentos / (2) lugares
A alternativa correta é C)
O texto em análise aborda a importância de repensar os ambientes educacionais destinados à educação infantil, destacando a necessidade de priorizar as especificidades das crianças menores de seis anos. A discussão gira em torno da organização do cotidiano infantil, que frequentemente é negligenciada em prol de interesses adultos ou coletivos, ignorando a diversidade e pluralidade das crianças.
As lacunas numeradas (1) e (2) no texto referem-se a elementos fundamentais que devem ser reconsiderados para garantir uma vivência digna da infância. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra C), que preenche as lacunas com os termos "tempos" e "espaços". Essa escolha se justifica porque:
- Tempos: Refere-se à organização das rotinas e atividades, que devem respeitar o ritmo e as necessidades individuais das crianças, evitando padronizações rígidas.
- Espaços: Diz respeito ao ambiente físico, que deve ser planejado de forma a estimular a autonomia, a exploração e o desenvolvimento integral das crianças, considerando suas particularidades.
As outras alternativas apresentam combinações menos adequadas ao contexto. "Momentos" (opções B e D) pode ser um termo muito vago, enquanto "lugares" (opções A e D) não abrange a complexidade do conceito de ambiente educativo, que vai além de locais específicos. Portanto, a resposta correta é C) (1) tempos / (2) espaços, pois reflete a necessidade de uma abordagem mais abrangente e cuidadosa na estruturação do cotidiano infantil.