Questões Sobre A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil - Pedagogia - concurso
Questão 31
O ambiente físico pode ser organizado de diferentes formas. Uma delas é a organização em “áreas” ou
“centros de interesse”. Essas áreas podem ter diversas denominações, sendo sugeridas por Santos (2004)
as seguintes: Área Silenciosa ou de Leitura, Área de Blocos, Área de Brinquedo Dramático, Área de
Ciências, Área de Artes, Área de Brinquedo Manipulativo e Área Externa Coberta e Descoberta. De posse
dessas informações, relacione as colunas abaixo:
1 – Área Silenciosa ou de Leitura
2 – Área de Blocos
3 – Área de Brinquedo Dramático
4 – Área de Ciências
5 – Área de Brinquedo Manipulativo
( ) Compõe-se de mesas e cadeiras, comportando jogos de
encaixe, agrupamento e combinação. O objetivo é desenvolver a
coordenação motora, a percepção visual e o raciocínio.
( ) Compõe-se de um mobiliário básico de uma casa, porém em
miniatura, podendo-se disponibilizar outros acessórios e tem por
objetivo possibilitar a dramatização de diferentes papéis sociais.
( ) Compõe-se de armários, mesa e cadeiras. Deve estimular a
curiosidade e o espírito de observação da criança, a resolução
de problemas, ampliando o conhecimento físico, o lógico-matemático e o social.
( ) Compõe-se de armários e livros. É onde as crianças conversam,
cantam e interagem socialmente, são desenvolvidas atividades
mais calmas ou que requeiram relaxamento e tranquilidade da
criança para ouvir e contar histórias.
( ) Compõe-se de armários e um tapete, carpete ou outro tipo de
forro. Possui blocos de madeira ou espuma que podem ser
utilizados para construções diversas e favorece o conhecimento
lógico-matemático.
A sequência CORRETA é:
- A)5, 4, 3, 2, 1.
- B)5, 3, 4, 1, 2.
- C)4, 3, 5, 1, 2.
- D)3, 1, 5, 4, 2.
A alternativa correta é B)
A organização do ambiente físico em áreas ou centros de interesse é uma estratégia pedagógica que visa estimular diferentes habilidades e aprendizagens nas crianças. Conforme sugerido por Santos (2004), cada área possui características e objetivos específicos, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança.
A Área de Brinquedo Manipulativo (5) é composta por mesas e cadeiras, com jogos de encaixe, agrupamento e combinação, visando desenvolver a coordenação motora, a percepção visual e o raciocínio. Já a Área de Brinquedo Dramático (3) reproduz um mobiliário em miniatura, como casinhas, permitindo que as crianças dramatizem papéis sociais e explorem sua criatividade.
A Área de Ciências (4) conta com armários, mesa e cadeiras, estimulando a curiosidade, a observação e a resolução de problemas, ampliando conhecimentos físicos e lógico-matemáticos. Por outro lado, a Área Silenciosa ou de Leitura (1) é um espaço com armários e livros, destinado a atividades mais calmas, como ouvir histórias e interações sociais tranquilas.
Por fim, a Área de Blocos (2) possui um tapete ou carpete e blocos de madeira ou espuma, incentivando construções e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Portanto, a sequência correta que relaciona as áreas às suas descrições é 5, 3, 4, 1, 2, correspondente à alternativa B).
Questão 32
Considerando que o ambiente das instituições de
educação infantil deve favorecer o desenvolvimento
da criança, é correto afirmar que o ambiente
estruturado para a criança deveria promover:
1. a identidade pessoal.
2. evitar o contato social, mantendo-se a
privacidade.
3. desenvolvimento de competências.
4. oportunidades para o crescimento.
5. transmitir sensações de confiança e segurança.
Estão corretos apenas:
- A)1, 2, 3 e 4.
- B)1, 3, 4 e 5.
- C)1, 2, 3 e 5.
- D)2, 4 e 5.
- E)3, 4 e 5.
A alternativa correta é B)
Questão 33
O espaço na instituição de educação infantil deve:
I. ser versátil e permeável à sua ação.
lI. sujeito às modificações propostas pelas crianças
e pelos professores.
III. possuir ambientes para jogos, artes, faz-de-conta,
leitura, dentre outros.
Está correto o que se afirma em:
- A)III apenas
- B)II e III, apenas
- C)I e II apenas.
- D)I, apenas
- E)I, II e III.
A alternativa correta é E)
O espaço na instituição de educação infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, sendo um ambiente que deve ser cuidadosamente planejado para atender às suas necessidades. Conforme as afirmações apresentadas, é correto afirmar que o espaço deve ser versátil e permeável à ação das crianças (I), sujeito às modificações propostas tanto por elas quanto pelos professores (II), e possuir ambientes diversificados, como áreas para jogos, artes, faz-de-conta, leitura, entre outros (III).
A versatilidade do espaço (I) permite que ele se adapte às diferentes atividades pedagógicas e aos interesses das crianças, promovendo uma aprendizagem dinâmica. A possibilidade de modificação (II) reforça a ideia de que o ambiente não é estático, mas sim um local de construção coletiva, onde crianças e educadores podem intervir e transformá-lo conforme suas necessidades e criatividade. Já a presença de ambientes específicos (III) garante que as crianças tenham acesso a experiências variadas, essenciais para seu desenvolvimento integral.
Portanto, todas as afirmações (I, II e III) estão corretas, pois refletem princípios importantes para a organização do espaço na educação infantil. Um ambiente que reúna essas características contribui para uma educação mais inclusiva, lúdica e significativa, atendendo às demandas das crianças e dos educadores. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a E) I, II e III.
Questão 34
Ao narrar o processo de planejamento das ações a serem realizadas com pequenos grupos durante o estágio na creche e o
processo de reflexão a partir dos registros da ação, Cristina Dias Rosa e Elisandra Silva Lopes destacaram como aspectos de
dificuldade ou desafio para tomar decisões durante o trabalho, o grau de diretividade/mediação do professor e o controle do
tempo sobre as experiências propostas às crianças em cada experiência e constataram que
- A)a disposição dos ambientes na creche não propiciam possibilidades de exploração e interação entre as crianças e que, ampliar a variedade de materiais disponíveis para manipulação compensa os limites do ambiente.
- B)a disposição usual dos ambientes na creche não propiciam possibilidades de exploração e interação entre as crianças, reforçando a maior dependência dos adultos quando utilizam espaços abertos.
- C)além da necessidade de experimentar realizar a atividade mais vezes e aprender com elas, que o espaço, sua organização e o apoio de uma equipe de profissionais são imprescindíveis.
- D)a Cerimônia da Roda necessita ir além do espaço físico adequado e que o controle das crianças ou situações constrangia a abertura para o diálogo, indicando a necessidade de ouvir o outro e favorecer interações afetivas.
- E)a alteração na sequência da rotina afeta o bem-estar das crianças, provoca excitação exacerbada e exige atividades que propiciem relaxamento do grupo, além de implicar numa ação em cadeia que afeta o planejamento das ações dos demais professores.
A alternativa correta é C)
Ao analisar o processo de planejamento e reflexão durante o estágio em creches, Cristina Dias Rosa e Elisandra Silva Lopes identificaram desafios significativos relacionados à mediação do professor e ao controle do tempo nas atividades propostas às crianças. Entre as conclusões apresentadas, destaca-se a alternativa C) como a correta, que aponta para a importância não apenas da repetição e aprendizado contínuo com as atividades, mas também da organização do espaço e do apoio de uma equipe de profissionais.
Essa constatação reforça que o ambiente educacional não se limita aos materiais ou à disposição física, mas envolve uma estrutura colaborativa e bem planejada. A alternativa C) ressalta que a qualidade das experiências oferecidas às crianças depende de múltiplos fatores interligados: a prática reflexiva do educador, a organização intencional dos espaços e o trabalho em equipe. Esses elementos são fundamentais para promover interações significativas e um desenvolvimento infantil mais autônomo e rico.
As outras alternativas, embora apresentem questões relevantes sobre o ambiente e as dinâmicas da creche, não abrangem de forma tão completa a complexidade do desafio enfrentado pelos educadores. A resposta correta, portanto, evidencia que a melhoria na prática pedagógica exige não apenas ajustes pontuais, mas uma visão integrada do espaço, do tempo e da colaboração entre os profissionais envolvidos.
Questão 35
estruturas cognitivas e subjetivas das crianças quando
- A)está de acordo com a fase do desenvolvimento infantil e permite a estruturação de relações topológicas, a percepção do espaço, as relações projetivas e a simultaneidade das noções de tempo, espaço, objeto e causalidade nos recursos arquitetônicos presentes.
- B)apresenta as condições higiênicas e de salubridade necessárias à saúde e se organiza de modo estável para abrigar rotinas que garantam a previsibilidade e a segurança necessárias ao desenvolvimento da criança, garantindo a privacidade necessária às pequenas descobertas e ao acolhimento social.
- C)não interfere na possibilidade de organização dos ambientes necessários aos cuidados, à recreação, ao descanso e às experiências de aprendizagem previstas no plano de ação da escola, especialmente quando se leva em conta o tempo de permanência diária de crianças pequenas na escola.
- D)propicia a criação de ambientes ricos e desafiantes, a organização de ambientes variados e a variação de um mesmo ambiente, possibilitando diversificar as rotinas e a oferta de vivências e experiências diferenciadas que ampliem a capacidade de aprender, de expressar sentimentos e pensamentos.
- E)oferece recursos de uso flexível e prevê espaços, lugares e ambientes em quantidade adequada para o desenvolvimento do trabalho pedagógico e do desenvolvimento infantil, apresentando arquitetura integrada ao ambiente social e natural como um programa de educação comunitária mais amplo.
A alternativa correta é D)
Segundo Maria Carmen Barbosa, o espaço físico da escola na educação infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e subjetivo das crianças. A alternativa correta, D, destaca que um ambiente educativo eficaz deve ser rico, desafiador e diversificado, permitindo a exploração de diferentes vivências e experiências que estimulem a aprendizagem e a expressão emocional e intelectual.
A resposta correta enfatiza a importância de criar espaços que não apenas atendam às necessidades básicas, mas que também promovam a curiosidade e a criatividade. Ambientes variados e adaptáveis possibilitam que as crianças vivenciem rotinas dinâmicas, ampliando sua capacidade de interação com o mundo ao seu redor. Essa abordagem está alinhada com a perspectiva de que a educação infantil deve ser um processo ativo, no qual a criança constrói seu conhecimento por meio de experiências significativas.
As outras alternativas apresentam aspectos relevantes, como condições higiênicas (B), organização funcional dos espaços (C) e integração com o ambiente social (E), mas não abordam com a mesma profundidade a relação entre o espaço físico e o desenvolvimento integral da criança. A alternativa A, embora mencione elementos cognitivos, não explora a diversidade de experiências como a resposta D. Portanto, a opção D é a que melhor sintetiza a visão de Barbosa sobre como o espaço escolar pode favorecer o crescimento infantil de maneira holística.
Questão 36
O eixo temático de Dança e Movimentos Expressivos das
Orientações Pedagógicas delimitam o trabalho com o
espaço, sendo ele o plano onde a ação acontece. Dentro
do espaço, o fator nível refere-se à altura em que os
movimentos podem ser realizados e classificam-se em:
I. Alto.
II. Baixo.
III. Médio.
IV. Mínimo.
V. Relativo.
Estão corretos os itens:
- A)I, II e III apenas.
- B)I, IV e V apenas.
- C)IV e V apenas.
- D)II, IV e V apenas.
A alternativa correta é A)
O eixo temático de Dança e Movimentos Expressivos das Orientações Pedagógicas delimitam o trabalho com o espaço, sendo ele o plano onde a ação acontece. Dentro do espaço, o fator nível refere-se à altura em que os movimentos podem ser realizados e classificam-se em:
I. Alto.
II. Baixo.
III. Médio.
IV. Mínimo.
V. Relativo.
Estão corretos os itens:
- A) I, II e III apenas.
- B) I, IV e V apenas.
- C) IV e V apenas.
- D) II, IV e V apenas.
O gabarito correto é A).
Questão 37
O Professor dos anos iniciais, com base no perfil dos
seus alunos, nos objetivos curriculares e nas metas
da Secretaria de Estado de Educação (SEE) planeja e
desenvolve o processo de ensino. Nesse contexto, são
verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes opções:
( ) Promove a integração de conhecimentos através de
diversas oportunidades de leitura, escrita, escuta,
observação e representação
( ) Avalia com uma programação de atividades apropriadas
ao ritmo e interesse aos alunos
( ) Torna a aprendizagem significativa e acessível.
( ) Define metas e objetivos para seus planos de ensino em
dissonância com as metas e objetivos da Secretaria e
do Projeto Pedagógico da Escola.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo:
- A)V, V, F, F
- B)V, V, V, F
- C)V, F, V, F
- D)F, V, F, V
A alternativa correta é B)
O papel do professor dos anos iniciais é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, pois ele atua como mediador entre o currículo, as metas institucionais e as necessidades específicas de seus alunos. Com base no perfil da turma, nos objetivos curriculares e nas diretrizes da Secretaria de Estado de Educação (SEE), o docente planeja e executa estratégias pedagógicas que visam ao desenvolvimento integral dos estudantes.
A primeira afirmação, que destaca a promoção da integração de conhecimentos por meio de atividades diversificadas como leitura, escrita, escuta, observação e representação, é verdadeira (V). Essa abordagem multissensorial é essencial para estimular diferentes habilidades e facilitar a construção do conhecimento.
A segunda afirmação, que aborda a avaliação com atividades adaptadas ao ritmo e interesse dos alunos, também é verdadeira (V). A avaliação formativa, quando personalizada, permite identificar dificuldades e potencialidades, contribuindo para um ensino mais eficaz.
A terceira afirmação, que ressalta a importância de tornar a aprendizagem significativa e acessível, é igualmente verdadeira (V). O professor deve contextualizar os conteúdos, relacionando-os à realidade dos alunos, para que o aprendizado faça sentido e seja internalizado.
Por fim, a quarta afirmação, que sugere que o professor define metas em dissonância com as da Secretaria e do Projeto Pedagógico da Escola, é falsa (F). O alinhamento entre as metas do docente, da instituição e das políticas educacionais é crucial para garantir a coerência e a eficácia do processo educativo.
Portanto, a sequência correta é V, V, V, F, correspondente à alternativa B).
Questão 38
Considere o seguinte trecho:
“A faixa etária de 0 a 6 meses representa um período de intensa
transformação na criança. Aparecem os primeiros movimentos
do corpo, das mãos, dos olhos e surge a intencionalidade do
gesto da criança, com o seu deslocamento no espaço. (…) Para
prevenir esses acidentes, devemos levar em consideração
alguns cuidados com o ambiente e com as Atividades
pedagógicas, de recreação, alimentação e higiene desenvolvidas
na instituição de Educação Infantil” (BRASIL, 2006, p. 23).
Os itens a seguir apresentam corretamente alguns desses
cuidados, com EXCEÇÃO de qual?
- A)Não usar plásticos, cobertas pesadas, travesseiros ou brinquedos que podem levar à sufocação no berço.
- B)Verificar a temperatura da água do banho e da mamadeira antes de oferecer à criança.
- C)Não deixar as crianças sozinhas quando estão se alimentando, a menos que já saibam segurar a mamadeira.
- D)Oferecer à criança apenas objetos e brinquedos maiores e resistentes, que não possam ser engolidos.
A alternativa correta é C)
O trecho destacado aborda os cuidados essenciais para garantir a segurança e o desenvolvimento saudável de crianças na faixa etária de 0 a 6 meses em instituições de Educação Infantil. Esse período é marcado por transformações significativas, como o surgimento de movimentos intencionais e a exploração do espaço, o que exige atenção redobrada por parte dos cuidadores.
Entre as alternativas apresentadas, três delas estão corretas e alinhadas com as recomendações de segurança: evitar objetos que possam causar sufocação (A), verificar a temperatura de líquidos (B) e oferecer brinquedos grandes e resistentes (D). No entanto, a alternativa C apresenta uma exceção, pois sugere que crianças podem ficar sozinhas durante a alimentação se já souberem segurar a mamadeira, o que é incorreto. Mesmo que a criança demonstre certa autonomia, a supervisão constante é indispensável para prevenir acidentes como engasgos ou quedas.
Portanto, a resposta correta é C, já que a orientação contraria o princípio básico de vigilância contínua durante atividades críticas como a alimentação de bebês nessa fase tão vulnerável.
Questão 39
Educação Infantil, então, é importante torná-la um ambiente
mais agradável e saudável para as crianças. Por isso, os objetos
utilizados pelas crianças merecem cuidado especial, sendo
higienizados com frequência. Assinale a opção correta.
- A)Brinquedos e objetos de pano devem ser lavados periodicamente e os de pelúcia devem ser evitados, assim como tapetes e cortinas, pois podem causar alergias.
- B)Brinquedos devem ser evitados, pois o constante manuseio pelas crianças pode acarretar a transmissão de doenças entre as próprias crianças.
- C)As crianças devem trazer de casa seus próprios brinquedos já higienizados, já que a escola não pode se responsabilizar pela limpeza dos brinquedos.
- D)Ambientes fechados, sem ventilação, evitam a proliferação da poeira e de microrganismos, o que pode evitar a constante higienização dos brinquedos.
A alternativa correta é A)
A higienização adequada dos objetos utilizados por crianças em instituições de Educação Infantil é um aspecto fundamental para garantir um ambiente saudável e seguro. Como as crianças passam grande parte do dia nesses espaços, é essencial adotar medidas que minimizem riscos à saúde, especialmente aqueles relacionados a alergias e transmissão de doenças.
A alternativa correta, indicada como A, destaca a importância de lavar periodicamente brinquedos e objetos de pano, além de evitar itens como pelúcias, tapetes e cortinas devido ao potencial de causar alergias. Essa abordagem demonstra compreensão dos cuidados necessários, equilibrando a necessidade de higiene com a criação de um ambiente acolhedor.
As demais opções apresentam equívocos significativos. Evitar brinquedos por completo (B) priva as crianças de ferramentas importantes para o desenvolvimento. Transferir a responsabilidade da higienização para os pais (C) é impraticável e contradiz o papel da instituição. Já a sugestão de ambientes fechados (D) ignora a necessidade de ventilação adequada para prevenir problemas respiratórios.
Portanto, a opção A representa a melhor prática, orientando sobre cuidados específicos com diferentes materiais enquanto mantém o espaço educativo funcional e seguro para as crianças.
Questão 40
Considere a seguinte afirmação:
A estruturação do espaço, a forma como os materiais estão
organizados, a qualidade e adequação dos mesmos são
elementos essenciais de um projeto educativo. Espaço físico,
materiais, brinquedos, instrumentos sonoros e mobiliários não
devem ser vistos como elementos passivos, mas como
componentes ativos do processo educacional que refletem a
concepção de educação assumida pela instituição (BRASIL,
1998, p. 68).
Assinale a alternativa correta sobre os materiais e sua
organização na Educação Infantil.
- A)Sem o material adequado, as práticas educativas serão comprometidas pela falta de materiais específicos para cada atividade planejada pelos professores.
- B)Cada material tem uma função única e previamente determinada na estruturação dos espaços, de acordo com o projeto pedagógico da escola de Educação Infantil.
- C)Devem ser priorizados os materiais de cunho pedagógico, como jogos com letras e números, memória, quebra-cabeças e materiais de atividades psicomotoras.
- D)A melhoria da ação educativa não depende exclusivamente da existência destes objetos, mas está condicionada ao uso que fazem deles os professores junto às crianças.
A alternativa correta é D)
A afirmação apresentada destaca a importância do espaço físico, dos materiais e da sua organização como elementos ativos no processo educacional, refletindo a concepção pedagógica da instituição. Diante disso, a alternativa correta sobre os materiais e sua organização na Educação Infantil é a letra D, que afirma: "A melhoria da ação educativa não depende exclusivamente da existência destes objetos, mas está condicionada ao uso que fazem deles os professores junto às crianças."
Essa resposta está alinhada com a ideia de que os materiais e espaços não são meramente passivos, mas sim ferramentas que ganham significado a partir da mediação do educador e da interação das crianças. A qualidade educativa não reside apenas na posse de recursos específicos, mas na forma como são utilizados para promover experiências significativas e alinhadas com os objetivos pedagógicos.
As demais alternativas apresentam visões limitadas ou equivocadas: a letra A reduz a questão à falta de materiais, a letra B ignora a flexibilidade e múltiplas possibilidades dos recursos educativos, e a letra C prioriza apenas materiais com fins diretamente pedagógicos, desconsiderando a importância de outros elementos que também contribuem para o desenvolvimento integral da criança.