Questões Sobre A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil - Pedagogia - concurso
Questão 61
Associe as colunas e depois assinale a sequência correta nas alternativas abaixo.
1. Gestão do tempo
2. Organização do espaço
3. Seleção de recursos didáticos
4. Decisões sobre a avaliação
( ) é preciso considerar a possibilidade de os alunos assumirem a responsabilidade pela
disposição, ordem e limpeza da classe, bem como pela organização de murais para exposição
de trabalhos, jornais, programação cultural.
( ) os materiais de uso social são ótimos recursos de trabalho, pois os alunos aprendem sobre algo
que tem função social real, estabelecendo o vínculo necessário entre o que é aprendido na
escola e o conhecimento extraescolar.
( ) é também uma variável que interfere na construção da autonomia do aluno.
( ) é hoje tido pelos educadores como elemento integrador, entre a aprendizagem e o ensino, que
envolve múltiplos aspectos.
- A)2 – 3 – 1 – 4.
- B)1 – 2 – 3 – 4.
- C)3 – 2 – 1 – 4.
- D)4 – 1 – 2 – 3.
A alternativa correta é A)
O exercício proposto apresenta quatro conceitos fundamentais no contexto educacional, que devem ser associados às suas respectivas descrições. A análise cuidadosa de cada item permite identificar a sequência correta, que é a alternativa A) 2 – 3 – 1 – 4.
A primeira descrição refere-se à organização do espaço (item 2), pois aborda a participação dos alunos na disposição e manutenção do ambiente escolar, incluindo a organização de murais e materiais expostos. A segunda descrição trata da seleção de recursos didáticos (item 3), ao mencionar a importância dos materiais de uso social para conectar o aprendizado escolar com o conhecimento extraescolar. Já a terceira descrição está relacionada à gestão do tempo (item 1), uma vez que destaca sua influência na construção da autonomia dos alunos. Por fim, a quarta descrição corresponde às decisões sobre a avaliação (item 4), ao apresentá-la como um elemento integrador entre ensino e aprendizagem.
Portanto, a sequência correta é 2 – 3 – 1 – 4, conforme indicado na alternativa A.
Questão 62
ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às
crianças de zero a três anos, garantindo-lhes oportunidades
para
- A)experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para satisfação de suas necessidades essenciais, expressando desejos, sentimentos, vontades e desagrados.
- B)familiarizar-se, primeiramente, com a imagem do corpo do outro, como forma de conhecer as sensações que ele produz.
- C)proteger-se das outras crianças, dos professores e demais profissionais da instituição até que se sintam seguras no novo ambiente.
- D)escolarizar-se adquirindo conhecimento de linguagem escrita e demais conhecimentos necessários ao ingresso em níveis subsequentes.
A alternativa correta é A)
O ambiente de educação infantil, especialmente para crianças de zero a três anos, deve ser cuidadosamente planejado para promover o desenvolvimento integral dos pequenos. A alternativa correta, indicada como A, reforça a importância de um espaço que permita às crianças explorar seus recursos internos e externos para expressar suas necessidades, emoções e preferências.
Essa abordagem está alinhada com as diretrizes contemporâneas da educação infantil, que valorizam a criança como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Ao contrário da opção B, que sugere uma priorização da imagem corporal alheia, ou da C, que propõe um isolamento protetivo, a alternativa A reconhece a autonomia progressiva da criança em um ambiente seguro.
A opção D, por sua vez, representa uma visão inadequada para essa faixa etária, ao antecipar objetivos de escolarização formal. A primeira infância requer, antes de tudo, experiências significativas que desenvolvam a confiança, a curiosidade e a comunicação - elementos essenciais que a alternativa A contempla com propriedade.
Portanto, a resposta correta evidencia a compreensão de que o acolhimento na educação infantil deve priorizar a construção da identidade e a expressão individual, fundamentais para o desenvolvimento saudável nessa fase crucial da vida.
Questão 63
A organização dos espaços e dos materiais se constitui em
um instrumento fundamental para a prática educativa com
crianças pequenas. Isso implica:
- A)que se deve planejar a forma mais adequada de organizar o espaço, o mobiliário e os materiais específicos de acordo com os projetos em curso, considerando que a aprendizagem transcende o espaço da sala.
- B)que o objetivo é padronizar os espaços das salas, conferindo as características, os móveis e as disposições espaciais que imponham desde cedo a perspectiva de disciplina e preparação para o ensino de conteúdos
- C)que não há um direcionamento específico sobre os espaços para a Educação Infantil, qualquer imóvel, pode ser adaptado para fins educacionais, desde que se atente para a utilização de móveis pequenos em tons pastéis.
- D)que a organização do layout de uma sala de Educação Infantil deve permitir que as crianças possam ver-se mutuamente, mas sem contato visual para que não haja dispersão e desatenção entre as crianças.
A alternativa correta é A)
A organização dos espaços e materiais na Educação Infantil é um aspecto essencial para o desenvolvimento das crianças e o sucesso da prática pedagógica. A alternativa correta, conforme indicado no gabarito, é a letra A, que destaca a necessidade de planejar a disposição do espaço, mobiliário e materiais de acordo com os projetos em curso, reconhecendo que a aprendizagem não se limita apenas ao ambiente da sala de aula.
Essa abordagem valoriza a intencionalidade educativa, onde o espaço é pensado como um elemento ativo no processo de ensino e aprendizagem. A organização deve ser flexível, permitindo adaptações conforme as necessidades das crianças e os objetivos pedagógicos. Além disso, a aprendizagem transcende os limites físicos da sala, integrando-se a outros ambientes da escola e até mesmo ao espaço externo, como pátios e áreas verdes, que também contribuem para o desenvolvimento integral da criança.
As demais alternativas apresentam equívocos significativos. A opção B sugere uma padronização rígida, focada em disciplina e preparação para conteúdos, o que contraria os princípios da Educação Infantil, que prioriza o brincar, a interação e a construção autônoma do conhecimento. A alternativa C minimiza a importância de um espaço adequado, defendendo que qualquer imóvel pode ser adaptado sem critérios pedagógicos claros, o que pode comprometer a qualidade do ambiente educativo. Por fim, a opção D propõe um layout que isola as crianças, impedindo a interação visual e social, elemento fundamental para o desenvolvimento socioafetivo e cognitivo nessa fase.
Portanto, a resposta correta reforça a ideia de que a organização do espaço deve ser intencional, dinâmica e alinhada às necessidades das crianças, promovendo um ambiente acolhedor, estimulante e propício para múltiplas aprendizagens.
Questão 64
Considere o texto abaixo:
[…] as atividades mais ligadas aos aspectos corporais e
biológicos da educação – como a higiene, a alimentação,
o descanso e outras – são tarefas de cuidado, enquanto
as tarefas que “mexem com a cabeça” – como pintar,
desenhar, fazer experiências em ciências ou elaborar um
texto coletivo – são tarefas educativas. (BRASIL, 2006).
Assinale a alternativa correta sobre a divisão de tarefas na
Educação Infantil.
- A)São necessárias, pois facilitam o planejamento de atividades educativas e de cuidado, direcionando o trabalho do professor e do auxiliar.
- B)Colocações como essas fortalecem a imagem da separação e não da integração corpo/mente, educar/cuidar.
- C)Favorece a distinção de trabalhos cognitivos, no âmbito da educação, de atividades manuais, referentes aos cuidados.
- D)Esclarece que os profissionais responsáveis por alguns cuidados específicos – como dar o banho, trocar fraldas, alimentar – não estão aptos a educar.
A alternativa correta é B)
O trecho apresentado aborda uma divisão tradicional entre tarefas de cuidado e tarefas educativas na Educação Infantil, sugerindo uma separação entre aspectos corporais e atividades cognitivas. Essa perspectiva, no entanto, reforça uma dicotomia entre corpo e mente, educar e cuidar, que não reflete a complexidade e a integração necessárias no desenvolvimento infantil.
A alternativa correta é a B), pois destaca como essa classificação fortalece a ideia de separação em vez de promover a integração entre cuidar e educar. Na Educação Infantil, o cuidado não deve ser visto como uma atividade meramente física ou biológica, mas como parte fundamental do processo educativo, já que as crianças aprendem e se desenvolvem de forma holística. Separar essas dimensões pode limitar a compreensão do educador sobre seu papel e desvalorizar ações essenciais para o crescimento integral da criança.
Portanto, a visão que divide rigidamente as tarefas em "cuidado" e "educação" não contribui para uma prática pedagógica integrada, na qual todas as interações e experiências são oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento.
Questão 65
escola é um lugar privilegiado de viver a infância e
que a………………………. , por constituir o
ser humano, é condição para a criança se tornar um
sujeito de direitos.
lacuna do texto.
- A)saúde
- B)civilidade
- C)disciplina
- D)participação
- E)submissão
A alternativa correta é D)
O texto em análise aborda o papel fundamental da escola como um espaço privilegiado para a vivência da infância, destacando que um determinado elemento é essencial para que a criança se torne um sujeito de direitos. A lacuna presente no trecho exige uma palavra que reflita um princípio capaz de constituir o ser humano em sua plenitude, garantindo sua autonomia e inserção social.
Entre as alternativas apresentadas, a participação (opção D) é a que melhor completa o sentido do texto. Isso porque a participação está diretamente relacionada ao exercício da cidadania e ao reconhecimento da criança como um indivíduo ativo, capaz de intervir em seu próprio desenvolvimento e na construção de seus direitos. Enquanto saúde, civilidade e disciplina são aspectos importantes, não englobam a ideia de formação integral do sujeito como a participação faz. Já a submissão, por sua vez, contradiz o conceito de autonomia e empoderamento proposto pelo texto.
Portanto, a alternativa correta é D) participação, pois reforça a ideia de que a escola, ao promover a inclusão e o envolvimento ativo das crianças, contribui para sua formação como cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
Questão 66
permanente para o aprendizado: “[…] adquirir um habitus significa criar uma situação irreversível […] Para isso, porém,
é preciso ter insistência e persistência […] O automatismo é condição da liberdade e não é possível ser criativo sem o
domínio de determinados mecanismos”. (Saviani, 2005, p. 19.)
Cascavel, acerca da rotina na educação Infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A)A rotina é um referencial para a criança, pois possibilita a ela construir a noção de tempo, sendo pré-requisito para organizar-se nas diversas atividades de ensino desenvolvidas na instituição.
- B)A forma como a rotina é estruturada e a fidelidade no cumprimento dos horários, o conteúdo, a duração e a organização do espaço possibilitam à criança a sensação de segurança em relação aos acontecimentos diários.
- C)A rotina deve ser estruturada pelo adulto oferecendo à criança a segurança necessária para que se aproprie da dinâmica da escola e das regras de conduta que são fundamentais para que se tornem adultos seguros e capazes de lidar com suas frustrações.
- D)A rotina é fundamental para que a criança possa ter condições de vivência na coletividade, adquirindo, assim, decisão, domínio de si mesma e disciplina, qualidade valiosa da personalidade. Isto só se efetivará a partir da intencionalidade do professor que garante, assim, a mediação planejada
- E)A rotina deve ser organizada e direcionada pelo professor, assim como os objetivos que a criança deve alcançar dentro dessa rotina para o seu pleno desenvolvimento nos aspectos cognitivos, emocionais, afetivos e sociais; a participação da criança nessa faixa etária possibilita condição de estresse e insegurança.
A alternativa correta é E)
De acordo com o fragmento de Saviani, a aprendizagem está intrinsecamente ligada à formação de um habitus, ou seja, uma disposição permanente que se constrói por meio da persistência e do domínio de certos mecanismos. Essa ideia pode ser aplicada à rotina na educação infantil, pois ela serve como um elemento estruturante que proporciona segurança, organização e desenvolvimento integral para a criança.
Analisando as afirmativas em relação ao currículo da educação infantil de Cascavel, a alternativa E) é a incorreta, pois afirma que a participação da criança na organização da rotina pode gerar estresse e insegurança. Essa visão contradiz os princípios de uma educação infantil democrática e participativa, em que a criança deve ser ativa no processo de construção de sua rotina, desenvolvendo autonomia e senso de pertencimento.
As demais alternativas estão corretas: a rotina funciona como um referencial temporal (A), promove segurança (B), deve ser estruturada com mediação do adulto (C) e contribui para a vivência coletiva e formação de disciplina (D). No entanto, a alternativa E) falha ao negar a importância da participação infantil, algo essencial para o desenvolvimento emocional e social nessa fase.
Portanto, o gabarito correto é E), já que a rotina na educação infantil deve ser flexível e contar com a participação ativa das crianças, e não apenas imposta pelo professor, como sugere a alternativa.
Questão 67
um local seguro, evitando acidentes. Os acidentes envolvendo crianças representam números elevados nas
estatísticas de mortalidade infantil. De acordo com o exposto, relacione adequadamente as faixas etárias às
afirmativas a seguir.
acidentes esportivos e automobilísticos e queimaduras.
enforcamentos em berços, quedas, ingestão e aspiração de pequenos objetos.
ingestão de corpos estranhos, afogamentos, queimaduras com fósforo, panelas e líquidos quentes sobre o fogão.
- A)3, 1, 2.
- B)1, 2, 3.
- C)2, 1, 3.
- D)1, 3, 2.
- E)3, 2, 1.
A alternativa correta é A)
O espaço físico da instituição educacional desempenha um papel fundamental não apenas no desenvolvimento cognitivo e social da criança, mas também na garantia de sua segurança. A prevenção de acidentes deve ser uma prioridade, especialmente considerando os altos índices de mortalidade infantil relacionados a esses eventos. Cada faixa etária apresenta riscos específicos, exigindo medidas de proteção adequadas.
Crianças de 0 a 6 meses estão em uma fase de total dependência, onde os principais acidentes envolvem sufocação (como enforcamento em berços), quedas e intoxicações medicamentosas. Nessa etapa, a supervisão constante e a adaptação do ambiente são essenciais para evitar tragédias.
Entre 6 meses e 2 anos, quando começam a explorar o mundo com maior mobilidade, os riscos se ampliam para intoxicações, quedas, choques elétricos e queimaduras com objetos quentes. A curiosidade natural dessa fase exige barreiras físicas e a eliminação de perigos potenciais.
Já na faixa de 2 a 6 anos, a criança adquire maior autonomia, mas ainda sem plena noção de perigo. Traumatismos dentários, acidentes esportivos e afogamentos tornam-se frequentes, exigindo espaços projetados para atividades seguras e orientação constante sobre riscos.
Portanto, a sequência correta que relaciona as faixas etárias aos tipos de acidentes mencionados é 3, 1, 2, correspondente à alternativa A). Essa classificação reforça a necessidade de adaptar os ambientes educacionais conforme o estágio de desenvolvimento infantil, priorizando sempre a segurança preventiva.
Questão 68
Educação Infantil sinalizam que os espaços
onde se processa essa educação são vitais para
o desenvolvimento das potencialidades
cognitivas, afetivas e capacidades lúdicas das
crianças de zero a seis anos. De acordo com
enunciado, marque a opção que se refere ao
espaço adequado.
- A)(...) Deve dispor de equipamentos eletrônicos, jogos que estimulem a competitividade e recursos pedagógicos apropriados às crianças.
- B)( ) Deve contar com um mobiliário e com materiais adequados às necessidades pessoais e pedagógicas das crianças, tais como brinquedos, livros, jogos e outros recursos, os quais devem estar em local de fácil acesso.
- C)(..) Deve contar com carteiras individualizadas, livros didáticos e materiais pedagógicos adaptado às necessidades das crianças.
- D)(...) Deve possuir, sobretudo, material pedagógico para que a criança se alfabetize formalmente desde os primeiros anos de Educação Infantil.
- E)(...) Deve contar com materiais pedagógicos apropriados para o ensino e um mobiliário atraente em ambiente fechado, para evitar que a criança saia da sala facilmente.
A alternativa correta é B)
O espaço adequado para a Educação Infantil, conforme os fundamentos teórico-metodológicos, deve ser pensado de forma a promover o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo suas dimensões cognitivas, afetivas e lúdicas. Entre as opções apresentadas, a alternativa B) é a que melhor reflete esse propósito, ao destacar a importância de um ambiente equipado com mobiliário e materiais adequados, acessíveis e diversificados, como brinquedos, livros e jogos.
A escolha do gabarito B) se justifica porque ela prioriza a adaptação do espaço às necessidades pessoais e pedagógicas das crianças, incentivando a autonomia e a exploração. Enquanto outras opções focam em aspectos restritivos, como competitividade (A), individualização excessiva (C), alfabetização precoce (D) ou confinamento (E), a alternativa correta valoriza um ambiente acolhedor e estimulante, essencial para a primeira infância.
Portanto, a resposta B) está alinhada com os princípios de uma Educação Infantil que respeita a criança como sujeito ativo em seu processo de aprendizagem, garantindo um espaço que favoreça sua curiosidade, interação e desenvolvimento pleno.
Questão 69
A infância necessita de espaços onde as crianças possam
movimentar-se, interagir, viver e conviver, desenvolvendo-se
integralmente.
Assim, a Educação Infantil tem características muito
particulares no que se refere à organização dos espaços nos
quais se concretiza.
Neste sentido, a alternativa correta é:
- A)Arranjos físicos constantes e definidos favorecem a interação das crianças entre si e destas com o professor.
- B)O tamanho do espaço físico tem pouco impacto no trabalho pedagógico, já que estamos tratando de crianças pequenas.
- C)Para garantir a qualidade do trabalho é fundamental privilegiar a disposição e a quantidade de recursos alocados para o espaço físico.
- D)Espaços multifuncionais possibilitam que um mesmo ambiente assuma diferentes funções, permitindo sua constante reconstrução.
- E)A organização do espaço deve ser direcionada para atividades coletivas, pois não são previstas atividades individualizadas nessa etapa da Educação Básica.
A alternativa correta é D)
A infância é um período crucial para o desenvolvimento integral das crianças, e os espaços onde elas interagem e se movimentam desempenham um papel fundamental nesse processo. Na Educação Infantil, a organização desses ambientes deve ser cuidadosamente pensada para atender às necessidades das crianças, promovendo sua autonomia, criatividade e socialização.
Entre as alternativas apresentadas, a opção D) é a correta, pois destaca a importância de espaços multifuncionais. Esses ambientes são flexíveis e adaptáveis, permitindo que assumam diferentes funções conforme as necessidades pedagógicas e os interesses das crianças. Essa abordagem favorece a exploração, a descoberta e a reconstrução constante do espaço, elementos essenciais para uma aprendizagem significativa.
As demais alternativas apresentam equívocos: a rigidez de arranjos físicos (A) limita a liberdade infantil; a desconsideração do tamanho do espaço (B) ignora a importância de ambientes amplos e seguros; a priorização exclusiva de recursos materiais (C) pode negligenciar a qualidade das interações; e a exclusão de atividades individualizadas (E) desrespeita as singularidades de cada criança.
Portanto, a organização do espaço na Educação Infantil deve ser dinâmica, incentivando a diversidade de experiências e respeitando o protagonismo infantil, como bem expressa a alternativa D).
Questão 70
O cotidiano de uma escola de Educação Infantil tem de prever
uma rotina de atividades que precisa ser organizada de forma
a respeitar as diferentes necessidades da criança.
Nessa organização, deve ser considerado de fundamental
importância para assegurar a qualidade do trabalho
desenvolvido:
- A)os tempos destinados ao repouso e alimentação
- B)o estabelecimento de um ritmo comum ao grupo, evitando atender a demandas individuais
- C)as especificidades etárias, promovendo interações apenas entre crianças da mesma faixa etária
- D)o tempo longo de espera durante as atividades relacionadas à higiene, quando o professor atende a uma única criança por vez
- E)a organização de ambientes que ressignifiquem os modos de ser e de viver das famílias, redefinindo assim uma nova identidade
A alternativa correta é A)
O cotidiano de uma escola de Educação Infantil é marcado por uma rotina cuidadosamente planejada, que deve priorizar o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças. A organização desse ambiente educacional exige atenção especial às necessidades básicas dos pequenos, como o repouso e a alimentação, elementos fundamentais para garantir sua saúde física e emocional.
Entre as alternativas apresentadas, a opção A destaca-se como a correta, pois reconhece a importância de estruturar os tempos dedicados ao descanso e à nutrição das crianças. Esses momentos não são meras pausas na rotina, mas sim partes essenciais do processo educativo, que contribuem para a regulação emocional, o desenvolvimento cognitivo e a construção de hábitos saudáveis.
As demais alternativas apresentam equívocos sobre a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil. A opção B ignora a importância de atender às demandas individuais, enquanto a C limita as possibilidades de interação entre crianças de idades diferentes. A alternativa D propõe uma prática inadequada durante os cuidados de higiene, e a E sugere uma intervenção desrespeitosa com as identidades familiares.
Portanto, a resposta correta reforça que a qualidade do trabalho na Educação Infantil depende, em grande medida, da valorização dos cuidados básicos com as crianças, como o repouso e a alimentação, que devem ser considerados como momentos pedagógicos tão importantes quanto as demais atividades desenvolvidas.